Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A -
01 / MARÇO / 2007

GOVERNO USA TRUNFOS PARA FORTALECER JOBIM
Por Carlos Fehlberg (*)

Com aproximação da decisão peemedebista, Planalto opta e trabalha pelo ex-presidente do STF
Enquanto isso as nomeações estão paradas, as estatais idem... é o PMDB "mandando" no Brasil e Lula não enxergando isso!

             O governo prefere Nelson Jobim a Michel Temer na presidência do PMDB. Lula muito se empenhou por atrair o Partido, chegando a ficar temporariamente eqüidistante das correntes internas, pois desejava um "PMDB por inteiro". Eis que às vésperas da convenção, que indicará o dirigente peemedebista, começam a surgir claras ações palacianas em favor de um dos candidatos. Uma delas é atribuída ao ministro Tarso Genro. Segundo uma versão ele teria acenado com a hipótese de Temer ser nomeado para um ministério, abrindo caminho a Jobim, que teria recusado. Temer explicou que sua desistência da candidatura prejudicaria a imagem do partido e o deixaria mal perante a bancada, que deseja vê-lo candidato.

            Outra ação que mostra a ofensiva governista foi liderada pelo ministro Hélio Costa, que esteve na Câmara e se reuniu com deputados do PMDB de Minas Gerais para pedir apoio a Nélson Jobim. Na reunião, Costa foi informado que todos os 10 deputados da bancada votam em Temer.

            Nos meios peemedebistas estaria ficando claro a preferência do governo por Jobim. A demora na definição do ministério poderia estar ligada a essa equação, pois Lula dá muita importância à integração total do PMDB no governo, mas com o presidente que prefere.

            Empenhou-se muito nesse sentido e estaria, agora, acompanhando a decisão sobre quem vai comandar esse partido que ele tanto corteja para garantir a maioria parlamentar. Se Nélson Jobim do qual muito se aproximou mesmo estando ele no STF para onde foi nomeado por Fernando Henrique ou Michel Temer também muito ligado ao ex-presidente, mas que vem dando demonstrações de alinhamento ao atual, participando da coalizão partidária?

            Outra versão envolve a disputa entre grupos no PMDB, um deles liderado pelos senadores Renan Calheiros e José Sarney ligado a Jobim e sem diálogo com Temer. E que tem ligações muito fortes com o Planalto. A chapa com os nomes dos candidatos a integrar o Diretório Nacional do PMDB terá que ser publicada no "Diário Oficial da União" até amanhã.

(*) Carlos Fehlberg é colunista do site "Política Para Políticos" no qual essa matéria foi inserida originalmente.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS COLUNAS SOBRE POLÍTICA
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI