Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A -
1 6  /  J U L H O  /  2 0 0 8

FERNANDO TOSCANO, EDITOR DO PORTAL BRASILOPERAÇÃO SATIAGRAHA VIRA CASO DE DECISÃO POLÍTICA
Por Fernando Toscano (*)

            Esse Brasil é mesmo uma vergonha! Quando a Polícia Federal faz um excelente trabalho e um juiz competente, sem vínculos políticos nem interesses que não a justiça, manda prender gente poderosa como o banqueiro Daniel Dantas (ex-proprietário da Brasil Telecom e dono do banco Opportunity), vêm ministros politiqueiros e pressões políticas para que rumos inicialmente traçados sejam alterados, senão vejamos: 1) Por que o delegado responsável pela "Operação Satiagraha" foi afastado das investigações? Esse papo de curso de reciclagem não engana ninguém; 2) Como é possível que um ministro (no caso, o presidente do STF, Gilmar Mendes) consegue ler mais de 170 laudas em poucas horas e solta o banqueiro por duas vezes em menos de 24 horas? Esse ministro já demonstrou e falou, inclusive em rede nacional de televisão, que está "em guerra" com a forma de atuação da Polícia Federal.

            O pior, no meu entendimento, foi que o próprio Daniel Dantas disse numa ligação gravada de que ele tem domínio sobre os ministros do STJ e STF - e foi exatamente isso que ouvimos na TV vimos na prática. O fato do ministro Gilmar Mendes marcar de se encontrar com Lula hoje para tratar de assuntos correlatos aos acontecimentos e também do ministro da Justiça, Tarso Genro, dizer que as investigações estão praticamente concluídas (desmentido pelos procuradores federais responsáveis pelo acompanhamento do caso e por eventual denúncia à justiça federal) é sinal muito claro que tudo isso passou a ser uma decisão política. E por que o ex-deputado federal Greenhald e advogado do banqueiro foi reclamar com Gilberto Carvalho (chefe de gabinete do Lula)? - o pior foi que o sr. Gilberto Carvalho parece que tomou mesmo providências "falei com a ABIN e falarei amanhã com o diretor-geral da Polícia Federal, Luís Fernando Correa" (todos ouvimos isso em rede nacional de televisão). Enquanto isso um pobre produtor agrícola de quase 80 anos de idade está preso porque atravessou com seu gado numa rodovia e colocou em risco motoristas (detalhe: ele faz isso há 50 anos - antes da rodovia existir de fato). Esse país nunca vai ser grande com tanta gente pequena e com tantos interesses escusos!!!

Últimas notícias sobre o assunto:
Notícia 1:
"
O delegado Protógenes Queiroz, responsável pelas investigações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, decidiu se afastar do cargo, segundo confirmou a PF. Oficialmente ele deixa o posto para se dedicar a um curso presencial de reciclagem, mas já informou a seus superiores que, mesmo após o término do curso, não pretende retomar seu papel na Satiagraha.

            De acordo com a Polícia Federal, Protógenes já estava inscrito no Curso Superior de Polícia desde o mês passado, e seu pedido de afastamento, formalizado ontem à sua equipe e à direção da PF, não tem nenhum tipo de relação com eventuais pressões que o policial poderia estar sofrendo.

            Nesta noite, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem debater a criação de uma nova lei contra abusos de autoridade. Mendes tem sido alvo de críticas desde que mandou soltar por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, controlador do grupo Opportunity, preso pela PF na operação que investigava desvio de recursos públicos. O magistrado defende regras mais claras para a atuação de policiais federais e para a utilização de instrumentos de investigação, como grampos telefônicos.

            Na ausência de Protógenes Queiroz, dois outros delegados, Carlos Eduardo Pellegrini Magro e Karina Murakami Souza, que já faziam parte das apurações da Operação Satiagraha, darão continuidade aos trabalhos. O curso a que se submeterá o policial abrange uma parte de ensino à distância, já concluída por ele, e um módulo presencial, com duração de 30 dias, de 21 de julho a 22 de agosto.

            "O delegado, a partir da próxima semana, começa o Curso Superior de Polícia, uma espécie de curso de reciclagem. Ele estava inscrito desde junho", informou a Polícia Federal, que rechaçou a hipótese de o afastamento de Protógenes poder comprometer as investigações. "Os delegados terem que abrir mão das investigações é comum. Normalmente não compromete (as investigações). Esperamos que nessa também não comprometa", explicou a PF.

Notícia 2: "O presidente da CPI das Escutas Clandestinas, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), lamentou o afastamento do delegado Protógenes Queiroz das investigações da Operação Satiagraha da Polícia Federal. O nome do delegado está entre os requerimentos de convocação que podem ser aprovados hoje pela comissão, já que o caso deve se tornar foco de investigação da CPI.

            A operação da PF prendeu 24 pessoas, entre elas o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Todos são acusados de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e corrupção.

            Itagiba afirmou que a saída de Queiroz da linha de frente do caso prejudica as investigações do inquérito. "É um grave prejuízo para as investigações a saída do delegado Protógenes", analisou.

            O delegado da PF pediu afastamento do inquérito com a alegação oficial de que estaria matriculado em um curso superior de polícia desde março. Na segunda-feira, teve início a fase presencial em Brasília e, por isso, ele teria de se ausentar do posto por 30 dias.

            A CPI pretende votar hoje uma série de requerimentos relacionados ao caso, entre eles o de convocação do banqueiro Daniel Dantas.

Notícia 3: "Os procuradores da República em São Paulo Rodrigo de Grandis e Anamara Osório Silva lamentaram a saída da equipe do delegado Protógenes Queiroz do inquérito que investiga os fatos apurados na Operação Satiagraha da Polícia Federal. Em ofício enviado ao diretor-geral da Polícia Federal, Luís Fernando Correa, os procuradores pedem que os delegados voltem a conduzir o inquérito.

            O delegado da PF pediu afastamento do inquérito com a alegação oficial de que estaria matriculado em um curso superior de polícia desde março. Na segunda-feira, teve início a fase presencial em Brasília e, por isso, ele teria de se ausentar do posto por 30 dias.

            A operação prendeu 24 pessoas, entre elas o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Todos são acusados de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e corrupção. "Na qualidade de autoridades ministeriais responsáveis pelo eficiente andamento e final conclusão das investigações em torno da Operação Satiagraha, entendem os signatários que o afastamento dos senhores delegados compromete, inquestionavelmente, a eficiência administrativa nas investigações", afirmam os procuradores no ofício enviado à Correa. "O delegado e sua equipe fizeram um trabalho excelente e deveriam permanecer a frente das investigações", diz o procurador. Segundo o ofício, a saída da equipe do caso seria prejudicial, uma vez que os delegados e os procuradores da República estão na fase de análise de documentos. "Apesar disso, acredito que a Polícia Federal irá designar um delegado à altura e proporcionará as condições necessárias para a execução do trabalho", afirma de Grandis.

            O procurador discorda das afirmações do ministro da Justiça Tarso Genro, que afirmou recentemente que 99% das investigações estão concluídas. "Como destinatário do inquérito policial posso afirmar que as investigações estão apenas no início", disse.

            Como titulares da ação penal, cabe aos procuradores da República definir o momento que uma investigação, ou parte dela, termina, uma vez que são eles, nos casos investigados pela Polícia Federal, que oferecem a denúncia à Justiça Federal. A denúncia é a conclusão da investigação".

            Como diria com muita sabedoria, Boris Casoy: "ISSO É UMA VERGONHA!!!".
FONTES:
UOL, Terra, Correio Braziliense e Portal Brasil.

(*) Fernando Toscano é editor-chefe do Portal Brasil. Seu currículo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

Leia mais sobre política ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI