Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A -
1 6  /  S E T E M B R O  /  2 0 0 8

FERNANDO TOSCANO, EDITOR DO PORTAL BRASIL

TUDO INDICA QUE PSDB DEVE FAZER O PRÓXIMO PRESIDENTE
Por Fernando Toscano (*)

            Pesquisa CNT/Sensus divulgada recentemente mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o deputado Ciro Gomes (PSB) são os preferidos dos entrevistados para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em todos os cenários da pesquisa em que os dois são citados eles ficam em primeiro e segundo lugares, respectivamente.

            O levantamento mostra ainda que espontaneamente os entrevistados citam Lula como candidato ideal para 2010. 23,4% das pessoas ouvidas dizem que o presidente deveria continuar no cargo, mesmo diante a impossibilidade constitucional da escolha. Serra é lembrado por 6,7% dos eleitores.

            Num cenário em que os concorrentes de Gomes e Serra seriam a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o governador teria 38,1% dos votos e o deputado 17,4%. Heloísa ficaria com 9,9% e Dilma com 8,4%. Nesse caso, 26,2% não responderam ou anulariam o voto.

            Em outro cenário, Serra teria 38,5%, vencendo Gomes com 19,6%, Helena com 10,6% e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, com 2,7%. Neste caso, 28,6% anulariam o voto ou não responderam.

            Serra venceria também num cenário com a participação da candidata à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy. Neste caso, o tucano teria 37,9% dos votos, contra 18,9% de Gomes, 10,4% de Heloísa e 5,9% de Marta.

            Nos cenários em que Serra é substituído pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, os eleitores se dividem. Contra Gomes, Neves perderia a eleição. O deputado somaria 24,9% dos votos e ele 18,2%, seguidos por 13,4% de Heloísa e 8,6% para Dilma. Neste cenário, 34,9% dos eleitores anulariam seu voto ou preferiram não responder à pesquisa.

            Se Neves enfrentasse apenas Heloísa Helena e Dilma Rousseff teria chances de vitória. Ele conseguiria 22,4% dos votos, contra 21,2% da ex-senadora e 12,3% da ministra. Neste caso, 44% das pessoas disseram que anulariam o voto ou não responderam à pesquisa.

            Nos cenários de segundo turno, Serra venceria todos os opositores. Quando ele é substituído por Neves, o PSDB também leva vantagem. 

Dilma Rousseff e Heloísa Helena

            Dilma e Helena, consideradas pela pesquisa pré-candidatas às eleições de 2010, enfrentam momentos diferentes na avaliação dos entrevistados.

            A ex-senadora viu sua popularidade cair desde o último levantamento. Em abril, ela chegou a ter 17,5% das intenções de voto num cenário em que enfrenta Gomes e Serra. Esse percentual caiu para 13,4% no levantamento deste mês.

            No caso da ministra, se percebe um movimento inverso. Dilma cresceu cerca de 2 pontos percentuais em quase todos os cenários apresentados e em alguns deles ultrapassou pela primeira vez os dois dígitos de intenção de votos. É o caso do cenário em que ela enfrenta o governador de Minas Gerais e a ex-senadora, quando 12,3% dos entrevistados a escolhem.

            Na pesquisa realizada foram ouvidas 2.000 pessoas em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro é de três pontos percentuais.
FONTES: CNT/CENSUS/GLOBO.COM/PORTAL BRASIL

(*) Fernando Toscano é editor-chefe do Portal Brasil. Seu currículo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

Leia mais sobre política ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI