Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

J O G O S     O L Í M P I C O S     2 0 0 8
C  H  I  N  A

16.08.2008 - César Cielo conquista primeiro ouro da natação brasileira em olimpíadas

            César Cielo conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos de Pequim neste sábado. Vencedor da prova dos 50 m livre disputada no Cubo d'Água, com o tempo de 21s30, o nadador ouviu, do lugar mais alto do pódio, o hino nacional brasileiro ser tocado de forma inédita nesta Olimpíada.

            Assim, César Cielo faz história. Ele é o primeiro atleta brasileiro a conquistar uma medalha de ouro olímpica na natação. O feito inédito veio com o novo recorde olímpico, marca que já pertencia ao nadador de Santa Bárbara d'Oeste, no interior paulista.

            Essa é a segunda medalha de César Cielo nos Jogos Olímpicos de Pequim. Logo depois de chegar na terceira colocação na prova dos 100 m livre ao lado do norte-americano Jason Lezak, o brasileiro havia prometido mais uma medalha na prova dos 50 m livre, sua especialidade.

            Para conquistar a medalha de ouro, César Cielo bateu concorrentes de peso. Com o tempo de 21s45, o nadador francês Amaury Leveaux ficou com a medalha de prata. Alain Bernard, também francês, ficou com o bronze ao cravar 21s49.

            César Cielo bateu o recorde olímpico em Pequim três vezes, uma nas eliminatórias, uma na semifinal e outra na final. Uma das marcas durou apenas cinco minutos, já que foi tomada por Amaury Leveaux, compatriota de Alain Bernard, ouro nos 100 m livre.

            O brasileiro ainda competiu ao lado do recordista mundial da distância, o australiano Eamon Sullivan. Ele terminou apenas na sexta colocação, com o tempo de 21s65, longe de sua melhor marca de 21s28. Cielo chegou a dizer que pensava em quebrar o recorde mundial, e ficou a três centésimos de fazê-lo.

Confira todas as medalhas do Brasil na natação:

1952 - Helsinque
Tetsuo Okamoto - bronze nos 1.500 m livre

1960 - Roma
Manuel dos Santos Jr. - bronze nos 100 m livre

1980 - Moscou
Cyro Delgado, Djan Madruga, Jorge Fernandes e Marcus Mattioli - bronze no revezamento 4x200 m livre

1984 - Los Angeles
Ricardo Prado - prata nos 400 m medley

1992 - Barcelona
Gustavo Borges - prata nos 100 m livre

1996 - Atlanta
Gustavo Borges - prata nos 200 m livre e bronze nos 100 m livre
Fernando Scherer - bronze nos 50 m livre

2000 - Sydney
Carlos Jayme, Edvaldo Valério, Fernando Scherer e Gustavo Borges - bronze no revezamento 4x100 m livre

2008 - Pequim
César Cielo - ouro nos 50 m livre e bronze nos 100 m livre

            Cielo desembarcou em Pequim como recordista sul-americano dos 50 e 100 m livres, além de ter conquistado três medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no ano passado. Na capital chinesa, o nadador paulista, que estuda e treina nos Estados Unidos, disputou a primeira Olimpíada e protagonizou feitos surpreendentes.

            Ele conquistou o bronze nos 100 m livre na última quarta-feira, ficando atrás somente do francês Alain Bernard e do australiano Eamon Sullivan, mesmo depois de ter largado na raia oito, já que havia feito o último índice na semifinal da prova. Após o êxito, o atleta, ainda cansado, disse que brigaria pelo "cinqüentinha" - modo carinhoso com que trata sua especialidade, os 50 m livre.

            Nas eliminatórias, ele bateu o recorde olímpico, com o tempo de 21s47 em sua bateria - a marca durava desde 1992, quando o russo Alexander Popov registrou 21s91, em Barcelona. Cinco minutos depois, o francês Amaury Leveaux conseguiu 21s46. "Vou dar o troco", prometeu o brasileiro. A promessa foi cumprida, e de modo espetacular: ele baixou a marca para 21s38, passando para a decisão com o índice mais rápido da história dos Jogos.

            Nesta sexta, Cielo manteve sua evolução impressionante e conquistou a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim. Desta vez com o tempo de 21s30, novo recorde olímpico, o nadador bateu adversários como os franceses Alain Bernard e Amaury Leveaux, além do recordista mundial australiano Eamon Sullivan. Do alto do pódio, ele se emocionou e chorou durante a execução do hino nacional do Brasil.

            Com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, César Cielo supera seus dois mentores, que nunca conseguiram conquistar o ouro olímpico. Dono de duas medalhas de prata e duas de bronze, Gustavo Borges treinou o nadador paulista empresariado por Fernando Scherer, dono de duas medalhas de bronze.

            Após a emocionante vitória de César Cielo nos 50 m livre, que garantiu a primeira medalha de ouro do Brasil em Pequim, o ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, um dos principais nomes da natação brasileira, reconheceu neste sábado, que o novo ídolo do esporte nacional é o maior nadador da história do País.

            "Ele (Cielo) é o melhor nadador da história do Brasil, não tenho a menor dúvida disso. Ele é medalhista de ouro olímpico, o primeiro da história da natação do País. Além disso, ele ganhou bronze nos 100 m, a participação dele em Pequim foi incontestável", disse um emocionado Fernando Scherer.

            "O que Cielo fez hoje foi o melhor resultado da história da natação brasileira, mas não estou tirando o brilho das outras conquistas do Brasil, como meus bronzes, as medalhas do Gustavo Borges e tantas outras marcas conseguidas ao longo dos anos", comentou Scherer que ganhou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, na mesma prova que Cielo ganhou ouro, e em Sydney 2000, no revezamento 4x100 m livre.

FONTE: EDIÇÃO: "PORTAL BRASIL" (Diversas fontes)

VOLTAR AO MENU DAS OLIMPÍADAS 2008


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI