Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

P E N S A M  E N T O S    &   C I A.
1 6  /  M A I O  /  2 0 0 9

D I A     D O     F I L H O
"By Lela"

Meio da tarde de uma quinta-feira que antecede o dia das Mães, sou arrancada da minha total atenção ao trabalho com um telefonema de minha irmã caçula que com voz aparentando apreensão pede-me que esteja em sua casa às 19:30. Fiquei super assustada e insisti para que me desse uma pista do que seria, que de pronto respondeu que nada iria adiantar por ser um assunto que não poderia ser tratado por telefone. 

Às 19h em ponto larguei tudo – que não era pouco – para sair  tresloucada trânsito afora, correndo o quanto podia, preocupadíssima com o que pudesse estar acontecendo, tentando desesperadamente chegar à casa às 19:30, o que não aconteceu... 

 Quando, enfim, consigo apertar o botão da campainha, ela abre a porta agitando um pedaço de papel nas duas mãos, a casa cheia de pessoas amigas do casal a quem ela havia feito o mesmo chamado – Que papel é este?  – perguntei. Era o resultado positivo do exame de gravidez. Ela feliz e exultante. Com pouco mais de 30 anos, no segundo casamento, bem sucedida profissionalmente, um filho é a coroação dos seus sonhos de mulher. Celebramos com vinhos, petiscos, projetos para o bebê e muitas brincadeiras este momento tão feliz de sua vida. Ufa! ainda bem. Não dava nem para ralhar com ela pelo susto.

 Filhos, morro de saudades de quando os meus eram pequenos,  chego a sonhar com eles crianças e até deixo derramar alguma lágrima. Sinto um desejo imenso de voltar ao passado, tê-los pequeninos, só meus. Com a experência de hoje, os criaria de um jeito bem diferente. Não tenho do que me queixar: são jovens, bonitos,  bem-educados e, acredito que sejam felizes também. Mas é uma questão minha: quero minhas crianças de volta! Quem dera! 

Temos filhos quando somos jovens, cheios de vigor físico, mas ainda imaturos, o que nos faz cometer erros, muito embora, experiência com filhos, só os tendo para adquiri-la, entretanto queria tanto saber de coisas que hoje sei quando eles estavam nascendo, crescendo. Daria mais amor, atenção, beijos, chamegos e carinhos; teria mais paciência, brincaria mais com eles, leria mais estórias, daria menos palmadas, ou melhor, acho que nem daria; diria mais vezes no ouvido deles quando estivessem dormindo e acordados também, que os amo muito; ficaria mais tempo com eles aconchegados, levaria mais tempo amamentando, e pediria mais vezes a Deus que os conservasse mais tempo pequeninos e perto de mim. 

Sei que filhos são feitos para a vida e até preparei os meus de forma tão independente que logo cedo voaram para o mundo. Quando são pequenos e dão aquele trabalho enorme, próprio das crianças, a gente torce para que cresçam logo, entretanto quando crescem e cuidam da vida, bate uma nostalgia, uma saudade, uma sensação de vazio. Quão gratificante é ter em nossas mãos um bebê pequeno, cheiroso, indefeso, inocente, lindo como toda criança é, mas a responsabilidade de formar uma vida é infinitamente assustadora e deliciosamente desafiante. Vê-los crescer, aprender coisas novas. Que alegria! 

Desejo aos novos papais que celebraram alegremente a chegada em breve de um novo ser, que sejam vitoriosos nesta empreitada. Que esta criança seja muito feliz porque será muito amada. Amor nunca é demais. É certo que a inexperiência atordoa, dá insegurança, medo, mas que possam desfrutar da melhor forma da presença de mais uma vida que se faz, pedindo sabedoria a Deus para conviver com este pequeno ser de forma harmônica, bonita, feliz e bem sucedida. 

Dia das mães? Qual o quê! Todos, todos os dias para nós mamães,  sempre serão  DIA DOS FILHOS! 

PUBLICAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELA AUTORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
®

LEIA MAIS "PENSAMENTOS & CIA"  ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI