Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

 Página Principal

I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A
1 6  /  M A I O  /  2 0 0 9

POLÍTICA OU POLÍTICO

            Nos tempos atuais, muitos buscam uma política totalmente participativa, mas não é isso que vemos no quadro político nacional. Devemos ter plena consciência de que, mesmo não gostando, fazemos e somos extremamente políticos.

            Incidentalmente, neste momento e contexto político-histórico do país, a política parece contrariar seus próprios ideais. Como diz Mikhail Aleksandrovitch, filósofo anarquista russo: "Assim, sob qualquer ângulo, chega-se ao mesmo resultado abominável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, compor-se-á de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e de igual maneira se colocarão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e de igual maneira suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana".

            Sob esta visão, percebemos que a política está se tornando desfrutável, pois sua apropriação pelo capitalismo acaba com a sociedade e com os indivíduos. Ela está deixando de ser política para se transformar na mais insana politicagem.

            A politicagem, por sua vez, mina a capacidade que a política sempre teve de corrigir as desigualdades sociais e de poder criadas pelo capitalismo. E na ausência da política, resta uma sociedade inerte, sem capacidade de intervenção.

            O que mais me incomoda, talvez, seja o fato de que a crise política pela qual passamos não afetou em muito a economia do país. Mas se é assim para que serve a política?

            Ao contrário do que se pensa, é na política que acontecem as lutas por igualdades. É ela que discute as decisões relevantes para o país e para os indivíduos que nele residem.

            Nosso maior erro é pensar política como partidária, ou seja, na qual o outro te representa. Sabemos que, chegando ao poder, as classes sociais são o que menos importa . Assim, o conflito e as propostas alternativas se enfraquecem, e a política se torna um falso poder público. Uma falsa democracia.

            Cada pessoa é política, mesmo não exercendo-a. Temos que ter em mente que política não se limita ao Senado ou à Câmara dos Deputados. Política é, sobretudo, alfabetizar-se para torna-se crítico, social e humano.

(*) Matéria originalmente publicada no blog Jovem Repórter.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

Leia mais sobre política ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI

Hospedagem