Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

C O P A       D O       M U N D O
Á F R I C A     D O     S U L
2   0   1   0

PÁGINA PRINCIPAL   /   TABELAS DOS JOGOS   /   CLASSIFICAÇÃO   /   CIDADES-SEDES   /   ESTÁDIOS
Site oficial da Copa do mundo de 2010:
http://pt.fifa.com/worldcup/index.html

ESTÁDIOS:

Cidade do Cabo (Estádio Green Point): O novíssimo Estádio Green Point, além de ser um dos mais bonitos da África do Sul, se situa em uma das áreas mais desejadas da Cidade do Cabo e palco de uma das semifinais da Copa do Mundo da FIFA. Construído parcialmente em um terreno antes utilizado como campo de golfe, a nova joia da Cidade do Cabo fica às margens do oceano, e as partidas disputadas lá tem como pano de fundo as montanhas da cidade. Com capacidade para 66.005 pessoas e revestido com proteção acústica, o estádio ficou pronto em dezembro de 2009. A Cidade do Cabo tem ainda um outro estádio de padrão internacional, o Newlands, que é mais usado para partidas de rúgbi. Após a Copa do Mundo da FIFA, o Green Point poderá servir às equipes de futebol da cidade, como o Ajax Cape Town e o Santos.

 

Durban (Estádio Moses Mabhida): O novíssimo Estádio Moses Mabhida, em Durban, palco de uma das semifinais da Copa do Mundo da FIFA 2010, tem capacidade para 69.957 espectadores sentados. O estádio exemplifica a inovação arquitetônica da África do Sul e é inspirado na bandeira nacional, com o seu grandioso arco representando a união de um país apaixonado pelo esporte. Os dois mastros do arco no lado sul do estádio se unem para formar uma única base no lado norte, simbolizando a nova unidade de uma nação anteriormente dividida. A arena foi especificamente projetada como uma arena multiuso e um anfiteatro completo com um teleférico que leva a uma plataforma de observação no topo do enorme arco de 350 metros de extensão, mais de 100 metros acima do gramado. De lá, os visitantes têm vistas panorâmicas espetaculares da costa e da cidade. A cobertura é ligada ao arco por cabos de aço com 95 mm de diâmetro. Cada assento é espaçoso e confortável, com uma ótima visão do gramado.

 

Johanesburgo (Estádio Ellis Park): O Estádio Ellis Park se localiza no centro de Johanesburgo e já foi palco de diversos eventos esportivos memoráveis, como a final da Copa das Confederações da FIFA 2009 entre Brasil e Estados Unidos. Porém, antes da competição vencida pelos brasileiros, uma significativa reforma promoveu melhorias e elevou a capacidade de 57 mil para 61.639 torcedores. Inicialmente construído em 1928 para receber partidas de rúgbi, o Ellis Park foi demolido e reerguido em 1982, ainda exclusivamente dedicado ao esporte da bola oval. O nome é uma homenagem a JD Ellis, vereador de Johanesburgo que aprovou o uso de um terreno equivalente a cinco campos de futebol para abrigar o estádio.A maior novidade da renovação para a Copa do Mundo da FIFA foi a construção de mais um setor na arquibancada norte, o que provocou um aumento de quase 9% no número de assentos. Com instalações de ponta para a imprensa, piscinas de hidromassagem, camarotes de luxo, melhor acesso para deficientes físicos e um excelente sistema audiovisual para manter o público informado, o estádio não fica devendo a nenhum outro da África do Sul.

 

Johanesburgo (Estádio Soccer City): Um dos mais artísticos e impressionantes estádios de futebol do continente africano, o recém-reconstruído Soccer City, foi escolhido para receber o jogo de abertura e a grande final da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010. O desenho foi inspirado no calabash, o tradicional vaso artesanal africano, e o apelo estético é ainda mais impactante com a iluminação noturna. Localizado no sudoeste de Johanesburgo, o Soccer City fica a apenas uma pequena distância de Soweto, distrito onde estão alguns dos torcedores mais fanáticos do país e no qual vivem cerca de 40% da população de Johanesburgo. Essa proximidade certamente vai fazer do estádio o centro das atividades durante a competição. O estádio possui 88.460 lugares sentados e 184 camarotes.

 

Mangaung/Bloemfontein (Estádio Free State): Lar de uma das torcidas mais fanáticas do país, o Estádio Free State foi modernizado para a Copa das Confederações da FIFA 2009 onde sediou a memorável semifinal entre Espanha e Estados Unidos, quando os americanos protagonizaram uma das maiores surpresas do torneio e mandaram para casa os campeões europeus diante do estádio lotado. O Free State já foi palco de importantes jogos de futebol e rúgbi e teve a capacidade ampliada de 38 mil para 45.058 espectadores durante as reformas. Os habitantes de Bloemfontein são conhecidos pela paixão por esportes e, embora o rúgbi tenha reinado por décadas como o favorito da cidade, a explosão da popularidade do futebol está modificando o cenário.

 

Port Elizabeth (Estádio Nelson Mandela Bay): Localizado às margens do Lago North End, o Estádio Nelson Mandela Bay é o primeiro dedicado ao futebol na cidade e nos arredores. Construído para a Copa do Mundo da FIFA 2010, ele ficou pronto um ano antes. Na Copa, o estádio foi escolhido para sede da disputa pelo terceiro lugar, uma partida das quartas-de-final e mais outros seis jogos. Entre os atrativos, estão o singular desenho da cobertura e a vista espetacular para o Lago North End. O campo recebeu grama natural e na área em torno dele artificial. Antes da construção desta arena multiuso, todas as partidas internacionais de futebol eram disputadas no Estádio EPRU, usado principalmente para o rúgbi. Agora a cidade tem um estádio inteiramente novo.

 

Nelspruit (Estádio Mbombela): O Estádio Mbombela é um dos cinco construídos especialmente para a Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 e toma o nome emprestado da municipalidade local, que compreende a cidade de Nelspruit. Mbombela é uma palavra do idioma suázi, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul, e significa literalmente "muita gente reunida em um pequeno espaço". Com capacidade para 43.589 pessoas, o complexo está localizado em Nelspruit, capital da província de Mpumalanga, a 7km do centro da cidade e a 12km do aeroporto. A proximidade de reservas naturais dá ainda aos visitantes a oportunidade de verem um pouco de vida selvagem durante os dias de folga. Se antes Nelspruit não possuía um estádio de ponta para receber partidas internacionais, o Mbombela vem para preencher essa lacuna e deixar um legado futebolístico a toda a população de Mpumalanga.

 

Polokwane (Estádio Peter Mokaba): Nomeado em homenagem ao ilustre militante da luta pela emancipação da África do Sul contra o regime do apartheid, o Estádio Peter Mokaba guarda uma grande importância histórica para o país. Peter Mokaba nasceu e foi criado em Polokwane e ficou conhecido pela combatividade e pela liderança inspiradora. O desenho da enorme estrutura de concreto foi inspirado no Baobá, a árvore símbolo da região, com quatro "troncos" gigantes em cada canto do estádio sustentando a cobertura e acomodando rampas de circulação vertical e núcleos de serviços. O novo local de competição foi construído próximo ao antigo estádio de mesmo nome, em Polokwane, e a 5km do centro da cidade, com capacidade para 45.264 pessoas.

 

Rustemburgo (Estádio Royal Bafokeng): O Palácio dos Esportes Royal Bafokeng fica localizado a 12 km do centro de Rustemburgo e tem capacidade para 44.530 espectadores. O seu nome é originário do povo bafokeng, que vive na região. Em 1999, os bafokeng saíram vitoriosos de uma batalha judicial em que conquistaram direitos sobre 20% da platina obtida nas minas localizadas na terra onde fizeram a sua história. Assim, eles são co-proprietários da mineração de platina na região. A seleção da África do Sul disputou no Estádio Royal Bafokeng uma partida das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA contra Burkina Fasso em 2001 e venceu por 2 a 1. Desde então, a arena já recebeu diversos jogos da primeira divisão sul-africana apesar de Rustemburgo não ter o seu próprio time.

 

Pretória (Estádio Loftus Versfeld): O Estádio Loftus Versfeld, localizado em Tshwane/Pretória, é um dos mais antigos da África do Sul, tendo sido utilizado para sediar grandes eventos esportivos desde 1903. Sua primeira estrutura de concreto foi construída pela Câmara Municipal de Pretória e podia receber apenas 2 mil pessoas, mas, desde 1948, o estádio vem passando por sucessivas melhorias. Além do futebol, a bola oval também tem vez no estádio, lar dos Blue Bulls, um dos principais times de rúgbi do país. Com capacidade atual para 49.365 pessoas e situado bem no coração de Tshwane/Pretória, o Loftus Versfeld já recebeu várias competições importantes, como o Mundial de rúgbi em 1995 e a Copa das Nações Africanas em 1996. Atualmente, o estádio é também a casa dos times de futebol Mamelodi Sundowns e SuperSport United. A seleção sul-africana tem uma boa lembrança do Loftus Versfeld. Foi nele que, em 1999, o selecionado derrotou a Suécia por 1 a 0, comemorando a primeira vitória da sua história contra uma seleção europeia.


FONTE DE PESQUISAS E IMAGENS: FIFA, WIKIPEDIA, PORTAL BRASIL, AFRICABUNTU, UOL, TERRA e CBF. - TEXTO ADAPTADO PELO PORTAL BRASIL - TODOS OS DIREITOS SOBRE IMAGENS RESERVADOS AOS SEUS PROPRIETÁRIOS.
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI