Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

P E N S A M  E N T O S    &   C I A.
0 1  /  J A N E I R O  /  2 0 1 1

R E C O M E Ç O S
"By Lela"

"...Eis que tudo se fez novo." 2 Coríntios 5:17 

Recomeço, renovação, reinício, recriação, truques de calendário, ressurreição. Algo que finda para que haja o novo começo: o recomeço. E com ele, novas esperanças, novidades, boas novas. E o que é a vida senão eternos recomeços? Em quaisquer setores da existência estamos sempre recomeçando: a semana, o mês, o semestre, o ano, o namoro, o trabalho de cada dia, o adormecer, o casamento, as histórias...

Há alguma sabedoria a ser aplicada em cada recomeço, até mesmo quando ele não se mostra assim. Seja um ano que finda e outro que inicia; um primeiro mandato político que nada mais é que o reinicio após a conclusão do anterior e assim sucessivamente. A Bíblia nos dá um belo exemplo de sabedoria na vida de uma mulher que, havendo perdendo tudo, precisou  recomeçar e o fez com saber: Rute e Noemi sua sogra, haviam perdidos seus maridos e, após saírem de Moabe onde habitavam para a terra dos Judeus, se depararam com uma situação espinhosa: viúvas, estrangeiras e pobres. Era impositivo o recomeço das duas e só Rute poderia trabalhar, visto que Noemi já era idosa. Rute, convicta, armou-se de 3 atitudes: ânimo, humildade e iniciativa:

            Rute disse a Noemi: - Deixe que vá até as plantações para catar espigas que ficam caídas no chão, talvez algum trabalhador me deixe ir catando atrás dele, catando as espigas que forem caindo. Rute Cap. 2, V. 2.

Ao pedir autorização à sua sogra, Rute demonstrou submissão e respeito; quando decidiu apanhar as espigas: iniciativa e dedicação; e trabalhar no campo – ânimo e humildade. Nem sempre estamos prontos para agirmos assim.

Sabedoria e inteligência não é a mesma coisa que alto grau de instrução, intelectualidade ou conhecimento acadêmico, dos quais muitos se vangloriam e não meditam sobre outros pontos tão interessantes e recomendáveis. Um recomeço pode ser bem sucedido quando atentamos para detalhes que às vezes não percebemos. Recomeçar sozinhos é bem mais difícil do que quando temos a ajuda de outras pessoas e reconhecer isto demonstra humildade e é um primeiro passo para a concretização do que se deseja alcançar. Existem vários outros preceitos como a prudência, o não ressentimento ou mágoas; saber ouvir as boas palavras de experiência, pois ninguém é detentor da verdade absoluta; estar atento para que não se deixe  enganar; estar consciente da responsabilidade; ter persistência, ousadia, coragem para as lutas que são inevitáveis, só assim haverá excelência no fazer, no construir, edificar.

Certamente existem muitos outros itens importantes e necessários que podem contribuir para um desfecho positivo no tempo em que decidimos recomeçar ou mesmo nos dispomos a desenvolver um trabalho sério e relevante, seja para nós mesmos ou para a coletividade e, a exemplo disto, aproveito o ensejo para destacar o recomeço de mais um novo ano e um marco na política no Brasil: uma mulher que, dentre tantas outras e tantos homens também, batalhou, em sua juventude por um País digno e justo. Uma longa história contada com orgulho por uns, e explorada de forma mesquinha por outros. E cá estamos como testemunhas da história, e também personagens, recomeçando os nossos sonhos, aspirações, em busca do alvo que nada mais é que o melhor sempre e, neste caso, um mundo melhor, um País melhor para todos, principalmente para os “mais frágeis,” com audácia, coragem como falou a nossa agora “Presidenta” ao citar Guimarães Rosa: “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.” Lindo isto! Orgulho-me de ver uma mulher no comando do meu Brasil, sendo esta uma mulher que, de audácia e coragem entende muito e que confio que ela se arme de toda sabedoria necessária para o grande desafio que tem no tempo que se inicia agora.

Espero, torço e desejo veementemente que este recomeço neste 2011 que já chegou, trazendo em seus primeiros momentos, Dilma Roussef,  nossa primeira mulher Presidente, o início de grandes feitos para este Brasil por quem desempenhou ela, o papel que, de alguma forma lhe coube, como se fora um preâmbulo para o encargo maior que tem agora a cumprir. Que Deus a dirija neste recomeço.

PUBLICAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELA AUTORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
® E À SUA AUTORA

LEIA MAIS "PENSAMENTOS & CIA"  ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI