Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

 Página Principal

I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A
0 1  /  S E T E M B R O  /  2 0 1 1

FERNANDO TOSCANOPesquisa mostra forte influência de líderes na escolha de candidatos
Por Sérgio Ruck Bueno (*)

Uma pesquisa apresentada hoje pela professora Maria do Socorro Braga, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mostra a predominância das cúpulas de três dos maiores partidos do país (DEM, PMDB e PSDB) na definição dos candidatos na eleição de 2010. No caso do PT, também incluído no estudo, a maior parte das escolhas foi feita por intermédio de votos de delegados da sigla.

Contrária à implantação da votação em lista fechada no Brasil por entender que o sistema fortalece os caciques partidários, a professora apresentou a pesquisa no seminário “As Eleitas, Os Eleitos”, promovido pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O levantamento foi feito com 120 candidatos a deputado federal em seis Estados de agosto a novembro de 2010, com apoio de universidades locais.

De acordo com o estudo, na média, 35,4% dos candidatos foram escolhidos por indicação direta de líderes únicos ou lideranças regionais dos quatro partidos. No DEM o índice chegou a 53,6%, seguido pelo PMDB (46,4%), PSDB (39,2%) e PT (apenas 3,4%). Incluindo as indicações das comissões executivas, os percentuais sobem para 67,9%, 67,8%, 46,3% e 6,8%, respectivamente.

No PT, a maior parte dos candidatos (65,5%) foi definida em votação de delegados eleitos, com forte influência das correntes internas. De acordo com o pesquisador Bruno Bolognesi, que trabalha com Maria do Socorro, isso os torna mais “leais” à organização partidária, enquanto seus pares no DEM apresentam lealdade maior aos respectivos líderes.


(*) Sérgio Ruck Bueno, jornalista em Porto Alegre, escreveu esta matéria, originalmente, ao Valor Online

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Leia mais sobre política ==> CLIQUE AQUI
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI