Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
0 1 / M A R Ç O / 2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Turismo Ecológico
Lazer e conscientização ambiental
 

Estamos respirando gás carbônico, e as grandes cidades cada vez mais poluídas, sem quaisquer possibilidades de vivenciar o prazer de estar em contato direto com a natureza. O dia a dia acaba nos consumindo, o uso da internet e o trabalho são empecilhos para uma atividade física e desfrutar ao mesmo tempo da natureza.  Dia primeiro de março é o dia do Turismo Ecológico, daí a idéia de compartilhar esta atividade turística que vem crescendo cada vez mais no Brasil.

É notório que o brasileiro está buscando mais qualidade de vida e uma maior conscientização a fim de contribuir para a preservação dos recursos naturais, recursos esses que são de grandes atrações. É através do turismo ecológico que a educação ambiental pode ser mais bem divulgada e realizada. As atividades deste setor estão diretamente ligadas ao meio ambiente, pois visa os passeios ao ambiente natural a pé ou através de trilhas proporcionando uma aproximação do homem com a natureza de forma tal que não agrida o meio ambiente.

Nos dias de hoje, o tema mais usado é sustentabilidade. A Ilha do Mel, no Paraná, é uma das mais procuradas, com diversas atrações ecológicas, e, dentre elas o turismo ecológico, o esportivo e histórico são as principais. Foi tombada, a Ilha do Mel, como patrimônio histórico do estado em 1982. Por esta razão as regras de preservação são extremamente rigorosas e observadas pelos 1,5 mil habitantes. De acordo com a administradora da Ilha do Mel (pertencente ao município de Paranaguá), Suzi Albino, as construções mais antigas e que ainda estão preservadas são a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída no século XVIII, e o Farol das Conchas, que data de 1872. Os morros da Ilha do Mel são usados para trilhas ecológicas e pousadas - campings existem de todos os preços. Fonte dos Jesuítas, privilegiado pela Mata Atlântica, em Embu das Artes é uma das mais antigas do Brasil, de vegetação nativa e grandes rochas; os turistas desfrutam de uma vista com riacho e cachoeira para aqueles que optam por percurso na trilha, enfim, é um visual paradisíaco. Também recebe escolas e incentiva os projetos de conscientização ambiental, o que é de suma importância para as crianças e adolescentes. São momentos de lazer e pura descontração, oferecendo aos turistas a oportunidade de contemplar o que a fauna e flora têm de fascinante sempre agindo com sustentabilidade.

O turismo ecológico tem por objetivo harmonizar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. As acomodações e serviços são simples, o que torna a atividade turística mais barata e acessível a todos. O turismo ecológico tem a participação ativa dos interessados, como caminhadas, ao contrário do turismo tradicional. A proposta do turismo ecológico sustentável parte da colaboração de empreendedores através da preservação do meio ambiente e a restauração dos patrimônios naturais e históricos existentes, como por exemplo, Paraty, com seus antigos casarões. O turismo cresce a cada dia e vem tomando novas modalidades a fim de oferecer ao turista uma grande fonte de riquezas naturais, o contato direto com a natureza e a prática de esportes junto à mata virgem, uma vez que ele se vê impossibilitado de usufruir de tudo isso no seu dia a dia.

Vamos cultivar e incentivar cada vez mais essa prática com o objetivo de proporcionar um turismo mais saudável e encantador que somente o nosso Brasil é capaz de oferecer. Vamos nos permitir respirar puro oxigênio, vamos nos permitir a prática de exercícios e esportes por uma vida melhor. E que possamos no dia primeiro de março vivenciar as mais exóticas experiências valorizando e tendo como prioridade não só a nossa saúde física e mental como também o respeito à conscientização ambiental, de forma que a natureza não se revolte contra nós. Reciclar é a palavra chav, ecologicamente correta para o bem do Planeta.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI