Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
1 6  /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 3
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

 

Viagem sem fronteiras
Por Márcia Castro (*)

FOTO/CRÉDITO: www.serieterapia.com (Informação e autorização: Márcia Castro)Certa vez li uma frase na rede social – facebook em que dizia: “A vida é curta, então curta a vida”. Naturalmente que é o que todos nós almejamos - curtir a vida da melhor forma possível e a mais desejada por todas as faixas etárias é viajar. Não há quem não goste. Seja qual for o destino o verbo viajar está presente na vida de todos nós.

Já reparou que quem ganha um jogo na loteria esportiva, a primeira opção do ganhador está em viajar? Isso porque o ato de viajar significa lazer espiritual/físico e acréscimo da sabedoria indo ao encontro com outras culturas. Também significa sair da rotina, do dia a dia tão corrido...

Mencionei na matéria anterior que o ano começa depois do carnaval, então quem estiver planejando sua próxima viagem depois de tantos feriados e datas festivas, inclusive o carnaval em que gastamos nossas energias, então a hora é esta, aproveitando o restante das férias escolares. Mesmo que seja por um curto período de tempo apenas para repor o vigor e a vitalidade para voltar ao mundo “real”. Não é nada fácil, não. Retomar as atividades diárias dá um grande esgotamento, com muitas obrigações a seguir, enfrentar o caos do trânsito, e as multitarefas que tanto o homem, quanto a mulher enfrentam.

Viajar é um refúgio da realidade que vivenciamos na vida diária ou até de problemas pessoais. Fato é que todos, sem exceção, adoram tal atividade. É aquela sensação de liberdade e uma euforia indescritível quando estamos prestes a embarcar. Não importa o meio de transporte, seja avião, ônibus, mochileiros, carro ou simplesmente, acampando, junto à natureza.

Em contrapartida, viajar também pode trazer dores de cabeça. Aeroportos cheios, filas imensas para a compra de uma água ou refrigerante, trânsito nas estradas, ou seja, o viajante acaba enfrentando tudo aquilo que tanto desejou fugir. Mas há quem goste e não se importa; vê por uma ótica diferente, imaginando chegar ao destino e desbravar tudo que planejou.

CRÉDITO/FOTO: www.mundodastribos.com (Informação e autorização: Márcia Castro)Recentemente reli um livro depois de quase quinze anos ou mais. Acho ótimo reler porque temos a oportunidade de obter outra interpretação. O que achamos na primeira leitura, nos é completamente diferente na segunda vez. É outra visão, afinal, nós amadurecemos dia a dia num constante aprendizado. Li em algum lugar que “A vida é como um livro, e quem não viaja não passa da primeira página.”

Viajar consiste na liberdade plena em todos os sentidos. Metaforicamente falando posso dizer que viajei bastante, estive na Europa, Ásia, África e o grande prazer de “ver” a Grande Muralha, na China. “Viajei” através de um pacote (barato e cultural) do livro que reli durante o carnaval. “Ânsia de viver”- romance da autora Danielle Steel. O livro relata viagens de um escritor por quase todo o mundo, levando o leitor a degustar os pontos turísticos e “viajar” por locais exóticos.

Viajamos das mais diversas formas. Não importa se é uma viagem presencial o que realmente vale é o que aprendemos através de outras experiências e pela imaginação de cada um de nós.

Música e perfume também nos leva a uma viagem, sempre temos algo que nos lembre de quando ouvimos uma música ou sentimos o aroma de um passado feliz. Viajar é possível. Basta saber a melhor maneira que lhe convém. Caso opte por uma viagem presencial aproveite cada monumento e cada patrimônio histórico, porque temos muitas riquezas naturais e culturais que nos levam sempre a um aprendizado inesquecível.

Fiquei tão curiosa a respeito da descrição da Grande muralha, que de repente lá estava diante da internet tal a minha curiosidade. Portanto, faço aqui uma promessa de quando visitar o local, eu mesma deixarei aqui as minhas impressões que tanto fui incentivada durante a leitura.

(*) Márcia Castro é carioca, professora e bacharel em Turismo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI