1. A principal linha do TAV brasileiro é a Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas, que integraria por transporte terrestre as duas maiores metrópoles brasileiras e a maior cidade do interior do país.

2. A linha Brasília-Anápolis-Goiânia ganhou a denominação de "Expresso Pequi" e pode ser transformado numa linha de média velocidade. Noticiado em setembro de 2009, o projeto previa uma linha de cerca de 210 km, com trens a uma velocidade variante de 180 km/h a 200 km/h. O percurso vai de Brasília a Goiânia com uma parada em Alexânia e outra em  Anápolis. Seu objetivo é desenvolver a área entre as duas capitais e criar empregos às margens da ferrovia, além da integração das duas áreas metropolitanas, unindo uma região de cerca de 7 milhões de habitantes. Será usado tanto como cargueiro como no transporte de passageiros, o trajeto será feito em aproximadamente 1 hora e 30 minutos. O custo será em torno de 1 bilhão de reais. Em junho de 2012, foram iniciados os estudos que apontarão a viabilidade de uma futura linha no mesmo trajeto, a qual, no entanto, seria de média velocidade, atingindo uma velocidade máxima de 150km/h e reduzindo a duração do percurso entre as duas capitais em cerca de uma hora, quando comparado ao trajeto rodoviário.

Interior dos novos vagões da Vale para o trecho Belo Horizonte-Cariacica (Grande Vitória) - Foto/Crédito: Divulgação, Vale3. Em notícia veiculada em 13 de maio de 2008, consta no Plano Nacional de Viação a construção de uma Linha de Alta Velocidade entre as cidades de Belo Horizonte e Curitiba, passando por Divinópolis, Varginha e Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais; Campinas, São Paulo, Sorocaba, Itapetininga e Apiaí, no estado de São Paulo; e Curitiba, no estado do Paraná. Esta linha teria 1.150 quilômetros de extensão, aproximadamente o dobro da linha entre o Rio de Janeiro e Campinas, que passará por São Paulo, e ligaria mais de 50% de toda a produção econômica brasileira e aproximadamente metade de toda a população do País. Esta linha tem previsão de início após o término da linha entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

4. Há um estudo do Governo Federal para uma quarta linha que ligará Campinas a Uberlândia, polo das atacadistas localizada no triângulo mineiro, e em posição estratégica, entre Brasília, Belo Horizonte e Goiânia, podendo fazer conexão com outras linhas ferroviárias, rodoviárias e aéreas.

No estado de São Paulo há o projeto "Expresso Bandeirantes" que acabou "congelado", por decisão do então governador José Serra (PSDB), em Janeiro de 2007. Sem prazo definido, o lançamento do convite para empresas apresentarem propostas com os projetos básicos de engenharia e de modelagem financeira para o Expresso Bandeirantes teve seu cronograma adiado por diversas vezes e agora o governo paulista sinaliza com a vontade de fazer a licitação em 2014.