Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

C O M P O R T A M E N T O
1 6  /  A G O S T O  /  2 0 1 4

 

TOM COELHOVergonha da democracia
Por Tom Coelho (*)

“Eu fiz essa abertura aí, pensei que fosse dar numa democracia
e deu num troço que eu não sei bem o que é.”
 (João Baptista de Oliveira Figueiredo)
 

O programa eleitoral gratuito no rádio e, em especial, na TV, coloca-nos diante de reflexões preocupantes acerca de nosso processo democrático.
 
Vamos começar pelo número de partidos. São 32 legendas, a grande maioria sem qualquer expressão, nitidamente criadas ou para usufruir do Fundo Partidário (dotações orçamentárias da União para assistência financeira aos partidos) ou para enaltecer interesses de algumas “personalidades” (que normalmente figuram como presidentes dos respectivos partidos). Não há como deixar de exemplificar esta tese a partir de um Levy Fidelix, que passou a vida inteira disputando pleitos diversos sem jamais ser eleito – atualmente é coadjuvante em sua 13ª candidatura.
 
Mas o pior está em relação aos candidatos. Principiando pelo discurso pasteurizado em defesa da “educação, saúde, transporte e segurança pública”, tentando demonstrar autenticidade em temas que são simplesmente direitos sociais constitucionais. “Quero ser a sua voz no Congresso”, proclamam alguns. Às favas com esta retórica medíocre!
 
Candidatos despreparados, semianalfabetos, fichas-suja. Gente que deseja fazer da política uma profissão, quando deveria ser uma missão em prol da sociedade. Pessoas muitas vezes interessadas na infraestrutura proporcionada pelo cargo, objetivando ganhar muito, trabalhar pouco, usufruir de benefícios, praticar nepotismo e, uma vez ao ano, propor projetos ridículos como criação de datas comemorativas ou “moção de aplausos”.
 
Segundo o portal Transparência Brasil, cada parlamentar custa aos cofres públicos mais de 10 milhões de reais por ano! Anote aí: além do salário, há verba para aluguel, alimentação, combustível, pesquisa, consultoria, além de apartamento funcional com telefone liberado e gabinete com até 25 funcionários, no caso de um deputado federal.
 
O ícone deste processo eleitoral tem nome e chama-se Tiririca. O segundo deputado mais votado na história do Brasil, com mais de 1,3 milhão de votos, foi considerado um dos melhores parlamentares do país por dois anos consecutivos recebendo o Prêmio Congresso em Foco, que pergunta aos votantes: “Quem melhor representa a população no Congresso?”. A julgar por este resultado, imagine como são os piores parlamentares...
 
A maior distorção do processo político é o sistema de votação proporcional que permite a um Tiririca eleger, além de si mesmo, outros três candidatos como ocorreu na última eleição. De volta à campanha, o palhaço faz graça na televisão em quase um minuto e meio em horário nobre, imitando Roberto Carlos, posando ao lado de um veículo velho, sem dizer o que fez, porque nada fez e nada fará. Desculpem-me a franqueza, mas quem o elege não o faz como voto de protesto, mas sim como voto de estupidez.
 
Diante disso, difícil não se envergonhar da classe política, do processo eleitoral e mesmo do sistema democrático como concebido.

(*) Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor de “Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento” (Flor de Liz, 2011),
“Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional” (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mail
[email protected]. Visite: www.tomcoelho.com.br.

MATÉRIA AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO SEU AUTOR
OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI