Política mal conduzida, por Professor Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque

Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

P O L Í T I C A
1 6  /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 4

 

Política mal conduzida
Por Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque (*)
 

O tripé macroeconômico formado pelo regime de metas de inflação, câmbio flutuante e superávit primário começou a ser montado em 1999 e deu suporte para o crescimento econômico médio de 4,5% entre 2004 e 2010. Nesse período, a economia brasileira cresceu acima da média mundial, de 3,9% ao ano, com inflação sob controle.

Tudo andou bem para a economia brasileira naqueles sete anos de prosperidade. O desemprego caiu de 12% para 7%, a renda média dos trabalhadores cresceu 20% acima da inflação e o crédito para as pessoas físicas triplicou. Isso fortaleceu o consumo, que sustentou a expansão do PIB.

No âmbito externo, as exportações saltaram de US$ 73 bilhões para US$ 202 bilhões por conta do forte aumento dos preços das commodities e o capital estrangeiro entrou fartamente no País. O balanço de pagamentos manteve-se relativamente confortável, contribuindo para o crescimento da economia.

Sob o pretexto de acelerar o crescimento, o atual governo assumiu em 2011 pregando maior intervenção do Estado na economia. Gradualmente deixou de lado o tripé macroeconômico acreditando que o modelo intervencionista manteria a atividade econômica se expandindo de maneira sustentável. Hoje a economia brasileira paga caro por isso. O crescimento minguou e a inflação voltou a incomodar.

O tripé macroeconômico não basta para gerar crescimento econômico, mas proporciona credibilidade e previsibilidade para os agentes domésticos e estrangeiros. Seu enfraquecimento ocasionou desconfiança e aumentou o risco na economia. O cenário ficou ainda mais comprometido por conta do exacerbado intervencionismo estatal, que elevou os gastos públicos e o nível de endividamento em troca de efeitos tímidos na economia.

Cumpre dizer que o intervencionismo estatal foi marcado por ações desastradas e ineficazes. Na questão da infraestrutura, por exemplo, o governo fracassou. As licitações de ferrovias, aeroportos, rodovias e portos não decolaram. A competitividade da economia brasileira segue se deteriorando por conta de sua péssima logística.

O atual modelo econômico chegou ao fim. Não dá mais para se sustentar com base no consumo doméstico e ingerência na vida econômica. A classe média está endividada e a inflação segue reduzindo seu poder de compra. A atuação errática do poder público na economia inibe investimentos privados, uma vez que a percepção do risco cresceu no meio empresarial.

Ademais, o quadro internacional mudou. Os preços das commodities caíram por conta da desaceleração da atividade econômica na China e a expectativa de aumento dos juros nos Estados Unidos reduz o volume de capital estrangeiro no Brasil.

O governo conduziu mal a política econômica e o resultado é uma combinação de crescimento abaixo de 2%, metade da expansão do PIB mundial, e inflação elevada, na casa de 6,5%. Possivelmente, o próximo efeito negativo surgirá no mercado de trabalho, que dá sinais de saturação na oferta de empregos.

(*) Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas.
Internet: www.marcoscintra.org / E-mail: [email protected] - Twitter: http://twitter.com/marcoscintra.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DO SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS
RESERVADOS

Leia mais sobre política ==> CLIQUE AQUI


 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI