Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

D I C A     D A     S E M A N A
1 9  /  J U L H O  /  2 0 1 5

   

Plínio da Franca - www.portalbrasil.netSer Humano: chegaremos lá...
Por Plínio da Franca (*)

O homem com comportamento considerado moderno, apesar dos seus quase 60 mil anos de pé fincado na crosta terrestre, prefere pregar o humanismo, e na realidade, praticar mais o desumanismo.

Desumanismo quando nos rendemos à mídia perversa e, portanto, desumana, que nos impõe a cultura do ser moderno como aquele que tem maior capacidade para consumir...consumir desbragadamente sem até perceber que para isso, adoece mental, física e psicologicamente. A mídia, que com suas programações, vem invertendo valores morais e valorizando mais o que vulgariza a dignidade do homem, fomentando o status do poder ser melhor e, para isso, o outro tem que ser pior, ou melhor, estar pior que eu, nos coloca cada vez mais próximos do egoísmo; e a prática do egoísmo, potencializa a desumanização, pois, essa prática, significa ter e ter cada vez mais e alguém tem que perder e ter cada vez menos. Nas esferas macro - poder político e econômico - são canalizados trilhões e trilhões de dinheiro para produzirem mortes em massa e subjugarem pessoas em massa.

Na esfera micro, a prática do egoísmo nos leva a vivenciar o paradoxo do homem em não conseguir viver isolado. Sua sobrevivência está determinada pelo viver em grupo. Mas observe, atentamente, que estamos cada vez mais nos isolando uns dos outros. Isso significa mais infelicidade individual e, por efeito grupal, infelicidade da sociedade global terrestre.

>Se refletirmos um pouquinho só, mas com a mente humana (capacidade mental de raciocínio, de compreensão e discernimento das coisas e na forma adjetivada: bondoso, generoso, compreensivo e tolerante), não será tarefa difícil percebermos que o planeta que habitamos nos disponibiliza de tudo que precisamos para uma existência plena, saudável e feliz. Se tivéssemos já alcançado essa condição humana, com certeza, nossa vida aqui, seria de alegria, prazeres e felicidades.

Plínio da Franca
Palestras,workshops,cursos e consultorias
(31) 3022 0997 // 9238 2636 (Tim)  // 8978.6796 (Oi)
[email protected]r

(*) Plínio da Franca é graduado em Sociologia, pela UFMG, Cientista Social, Escritor e Palestrante de destaque.
Também escreve no www.oestadorj.com.br e autorizou, expressamente, a publicação dessa matéria.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI