No ano de 2020, houve a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, devido que foi o início da pandemia e o valor disponibilizado iria ajudar com gastos em remédio que provavelmente aumentariam nesse período.
O pagamento em 2020 foi feito metade do mês, a primeira parcela no dia 24 de abril e a segunda no dia 8 de maio e, no ano de 2021, as parcelas foram pagas em maio e junho para todos os segurados do INSS. Apenas não recebeu quem ganha Benefício de Prestação Continuada, pois esses não tem direito ao 13ºsalário.
No ano de 2022, houve a divulgação de que os pagamentos ocorrerão já no início do ano. Foi possível estabelecer a data para o início do ano, pois a Lei Orçamentária Anual que determina o valor destinado para cada projeto já foi votado e aprovado antes de os parlamentares entrarem em recesso.
Ainda não foi divulgado nenhum calendário oficial com as datas de liberação do pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas. Mas, os segurados também não receberam nenhum abono no final do ano e os gastos geralmente são maiores nesse período. Precisamos considerar também os aumentos que os produtos tiveram desde o início da pandemia até agora.
Por essa razão, foi discutido que para o final do ano de 2020 fosse pago um abono extra aos aposentados e pensionistas, o 14º salário, que é um valor para ajudar os aposentados e pensionistas a equilibrarem suas finanças. Mas, esse projeto de lei ainda não foi aprovado, segue em tramitação.
Assim que os parlamentares retornarem do recesso, será dado andamento na votação desse abono tão aguardado pelos segurados do INSS. Caso seja aprovado, será pago aos beneficiários que ganham aposentadoria ou pensão de até dois salários mínimos e serão disponibilizados em março de 2022 e março de 2023.