Pessoas que possuem alguma deficiência e recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que ingressarem no mercado de trabalho com carteira assinada já pode solicitar o auxílio inclusão.
O auxílio tem como principal objetivo incentivar as pessoas que recebem BPC a trabalhar de carteira assinada.
O abono é uma ferramenta criada para estimular o cidadão a se emancipar do programa social, assim tendo sua remuneração do trabalho e mais o suporte de R$550,00 que será disponibilizado.
O Auxílio Inclusão será concedido aos beneficiários com deficiência que ingressarem no mercado de trabalho. Quem se enquadrar nos critérios de elegibilidade pode solicitar o incentivo.
O Auxílio Inclusão será um importante instrumento para dar plena cidadania às pessoas com deficiência.
Ele assegura um adicional, um estímulo, para que elas possam permanecer no mercado de trabalho, fazendo com que tenham maior autonomia.
Ao ser contemplada com o Auxílio Inclusão, a pessoa deixa de receber o BPC. No entanto, caso o beneficiário perca o emprego ou a renda adquirida, ele volta automaticamente a ter o Benefício de Prestação Continuada, sem precisar passar pelas avaliações iniciais.
Quem tem direito?
O cidadão que vai solicitar o benefício tem que ser o titular do BPC concedido à pessoa com deficiência, ter inscrição atualizada no Cadastro Único e CPF regularizado.
Além disso, o solicitante se torna elegível quando passar a exercer alguma atividade com remuneração de até dois salários mínimos. Ele também deve receber ou ter recebido o BPC em algum momento nos últimos cinco anos e continuar atendendo aos critérios de manutenção do Benefício de Prestação Continuada.
Como solicitar?
Pode ser solicitado o benefício pela central telefônica 135, ou pelo site/aplicativo MEU INSS.