Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

OS SERES VIVOS
A domesticação de animais

 

A fabricação de ferramentas de pedra, o domínio do fogo e a aquisição da linguagem foram conquistas que levaram milhões de anos. Graças a elas, o homem passou a defender-se dos outros animais ou caçá-los, cozinhar seus alimentos ou aquecer-se ao fogo e transmitir o conhecimento acumulado de geração para geração.

Os primeiros representantes da nossa espécie, há mais ou menos 200 mil anos, viviam deslocando-se constantemente de um lugar para o outro, onde houvesse frutos e sementes para a coleta de animais para caçar.

Mas, de cerca de 12.000 anos para cá, sua vida iria mudar num ritmo muito intenso, comparada com o longo período anterior. Nessa época, o homem aprendia a cultivar os vegetais e a domesticar animais. Ele deixava de ser coletor e caçador para ser agricultor e pastor.

O desenvolvimento de suas novas atividades aumentava seu controle sobre a natureza e ele já se fixava em determinados lugares, construindo sua habitação, formando as vilas e, mais tarde, as cidades.

Observando novas árvores brotando do solo onde caíam frutos ou nos lugares onde jogava restos de frutos, o homem percebeu que podia cultivar os vegetais. Ao mesmo tempo, começava a domesticar alguns animais, que forneciam a ele produtos diversos (carne, leite, ovos, lã, seda, cera, etc.), prestavam serviços (transporte, tração, correio, etc.), serviam como animais de estimação, de guarda ou mesmo para fins ornamentais.

 

Hoje vários animais domesticados vivem ao lado do homem, sendo úteis a ele. O cão, por exemplo, "o melhor amigo do homem", desde a Antiguidade era utilizado como mensageiro em tempos de guerra. Sua carne é apreciada pelos chineses e javaneses, e foi muitas vezes utilizado para experimentos em vários ramos da ciência. Foi até o primeiro ser vivo a ser colocado em órbita na Terra, num satélite artificial.          

Provavelmente, os primeiros animais domesticados foram os lobos asiáticos, ancestrais dos cães domésticos que conhecemos hoje. Lobos e seres humanos teriam vivido lado a lado durante muito tempo e os restos encontrados indicam que a domesticação começou por volta de 12 000 anos atrás, no sudoeste da Ásia, na China e na América do Norte. "Esse processo teve profunda influência no desenvolvimento da economia e da estratificação social dos primeiros grupos humanos, levando ao surgimento das primeiras sociedades estáveis", diz o biólogo e fisiologista americano Jared Diamond, da Universidade da Califórnia. Essa teoria leva em conta que durante o longo trabalho de domesticação ocorreram algumas alterações no físico do lobo.

O crânio foi reduzido, as mandíbulas ficaram mais curtas e os dentes também, enquanto, gradativamente, o pêlo mudava de cor, resultado das alterações em sua alimentação. Há também quem defenda a ideia de que os verdadeiros ancestrais do cão tenham sido as hienas ou os chacais, mas faltam evidências nos campos da arqueologia ou da genética.
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI