Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

COLUNA EM AÇÃO
- 08.02.2002 -

Olimpíada de Inverno em Salt Lake City

A Olimpíada de Inverno não tem muita repercussão no Brasil, mas é um dos destaques dos telejornais desportivos nos EUA, Canadá e Europa durante sua realização.

Neste ano a disputa acontecerá em Salt Lake City, terra dos Mórmons, nos EUA, apenas alguns meses após o atentado de 11 de setembro.

A grande tônica desta edição da prova está sendo a segurança, onde o governo investiu US$ 350 milhões para evitar que qualquer tragédia aconteça, como em Munique 72.

A primeira prova será hoje, sexta-feira, no final da tarde. O Parque de Utah sediará o salto em distância de esqui, que já foi abordado na primeira coluna.

A Alemanha é franca favorita para terminar a edição com o maior número de medalhas de ouro, assim como são os donos da casa, os norte-americanos.

Veja abaixo onde foram as outras edições das Olimpíadas de Inverno:

·1924 em Chamonix
·
1928 em St. Moritz
·
1932 em Lake Placid
·
1936 em Garmisch-Partenkirchen
·
1948 em St. Moritz
·
1952 em Oslo
·
1956 em em Cortema d'Ampezzo
·
1960 em Squaw Valley
·
1964 em Emnsbruck
·
1968 em Grenoble
·
1972 em Sapporo
·
1976 em Innsbruck
·
1980 em Lake Placid
·
1984 em Sarajevo
·
1988 em Calgary
·
1992 em Albertville
·
1994 em Lillehammer
·1998 em Nagano

SALTO DE ESQUI

O maior favorito para vencer no Salto de Esqui é o alemão Sven Hannawald, que conquistou o Vier-Schanzen Tournee no início deste ano.

Hannawald, de 27 anos, era um atleta magro, inseguro, que alternava bons e maus momentos. Hoje é um homem, com mais massa muscular e uma auto-confiança que não ficaria atrás de nenhum Romário.

Claro que não pode-se esquecer o polonês Adam Malysz (Campeão do Vier Schanzen de 2000/2001), o alemão Martin Schmitt e alguns noruegueses e japoneses.

AMYR KLINK

O barco do navegador Amyr Klink, que poderá fazer história navegando pelo Mar de Bellingshausen no primeiro semestre deste ano, sofreu seu primeiro acidente de percurso.

Klink e sua tripulação mal completaram seis dias no mar e já enfrentam os primeiros problemas. Na última sexta-feira, o veleiro polar Paratii 2, de 96 pés e 100 toneladas, foi atingido por uma onda de cerca de 10 metros. A tempestade, com ventos de 60 nós, pegou o barco de surpresa e quebrou a janela da sala de comunicação.

Klink está agora parado em Ushuaia para fazer reparos e seguirá viagem em seguida com o Paratii2.

Vamos ficar torcendo...

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui

Para ler a coluna desta semana ===>
Clique aqui



FALE CONOSCO ==>
CLIQUE AQUI