Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 13.12.2003 -

Futebol

            Última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. Cruzeiro campeão, Santos vice e São Paulo, o terceiro colocado. Restam 3 vagas para a Libertadores. Internacional, Coritiba, São Caetano e Atlético-MG são, em minha opinião e nesta ordem, os favoritos para as vagas restantes. Entre os "desesperados", a pior situação é do Bahia que, além de ter que vencer o Cruzeiro, ainda terá que torcer por diversos resultados. Ponte Preta, Grêmio, Payssandu, Fortaleza e Fluminense são os demais candidatos ao rebaixamento. Os jogos começam, todos, no mesmo horário de domingo.

Fórmula 1 e Kart

            Nelsinho Piquet volta ao volante da Williams em breve. Por ordem da equipe técnica, o piloto brasileiro será novamente avaliado. Há um "lobby" muito forte a favor de Nico Rosberg e total apoio da BMW para o finlandês.

            Neste sábado, 14, haverá a prova 400 km de kart, no kartódromo localizado dentro do Autódromo Nélson Piquet, em Brasília. Nelsinho Piquet estará em ação junto com seu primo Rodrigo Piquet. A corrida terá início as 18h com previsão de término por volta da meia-noite. O Portal Brasil irá acompanhar e, na próxima semana, divulgará as fotos aqui nesta coluna.

Cruzeiro vira "Sociedade Anônima de Capital Aberto"

            O Cruzeiro Esporte Clube vai se transformar em sociedade anônima e, assim, ter a opção de negociar suas ações na bolsa de valores. A decisão foi tomada pelo conselho deliberativo da equipe mineira. Segundo o vice-presidente Zezé Perrella, a mudança ocorrerá, na prática, em janeiro.

            "O Cruzeiro tem a opção de vender ou não vender ações. Se optarmos por vender ações, o Cruzeiro sempre será majoritário. Isso está no nosso estatuto, independentemente se sou eu que estou na presidência ou qualquer outra pessoa", garantiu Alvimar Perrella, presidente do clube.

            "Qualquer pequeno investidor que quiser investir seu dinheiro no nosso clube vai poder fazer isso. Vai ser como acontece no Manchester United da Inglaterra. Isso vai viabilizar a construção do estádio", explicou Zezé, fazendo menção a um dos maiores sonhos da atual diretoria: a construção de uma arena multiuso, projeto arquivado por causa dos altos custos.

            Alçado à condição de manager, o técnico Vanderlei Luxemburgo acredita que a passagem à sociedade anônima não vai alterar em nada o trabalho no Cruzeiro. Para o treinador, o time já está funcionando, desde 2002, como uma empresa.

            "Fizemos planejamento empresarial. Discutiu-se sobre tudo o que envolve uma grande empresa, como custo-benefício, investimento, planejamento a curto, médio e longo prazos", afirmou o treinador.

Surfe

            Teve início na última quinta-feira em Honolua Bay, o Billabong Pro Maui, última etapa do WCT Feminino e da Tríplice Coroa Havaiana, que tem prazo até o dia 20 para ser encerrada na ilha de Maui, Hawaii, e distribui US$ 60 mil em prêmios.

            A australiana pentacampeã mundial Layne Beachley foi o grande destaque do dia ao marcar uma nota dez unânime ao pegar um longo tubo nas direitas perfeitas de até 1,5 metros em Honolua. Além da excelente onda surfada por ela, surpreendentemente este foi o primeiro dez da vitoriosa carreira de Beachley.

            A catarinense Jacqueline Silva não começou bem e perdeu a bateria de estréia, para Trudy Todd (Austrália) e Megan Abubo (Hawai), mas na segunda fase voltou com tudo, marcou a segunda maior média do dia (16.1) e avançou para a próxima fase do evento.

            "Não me dei bem na estréia. As ondas estavam inconsistentes e peguei apenas duas. Mas na fase seguinte fui muito bem e peguei várias ondas boas. Honolua estava incrível. Surfar essas ondas com apenas mais duas pessoas é um sonho e estou feliz de ter avançado. Venci aqui ano passado, quero defender o título com todas as minhas forças e tentar uma nova vitória", disse Jacqueline.

            Beachley também não escondeu a felicidade ao marcar o primeiro dez da sua carreira, além de ter sido autora da maior média do evento, 16.75 pontos. Para conseguir a façanha, ela pegou uma bela direita, se posicionou e entubou com maestria por cinco segundos, recebendo aplausos do público logo que saiu.

            "Estou mais feliz pela nota do que pelo tubo, afinal é meu primeiro dez em campeonatos", disse a australiana, vice-líder do ranking, atrás da havaiana Keala Kennelly.

            Kennelly também segue para a próxima fase, depois de ficar em segundo lugar na bateria vencida por Samantha Cornish (Austrália), com with Prue Jeffries (Austrália) em terceiro. A havaiana Helena Suehiro venceu a triagem realizada antes do evento principal e faturou a vaga, mas foi eliminada da prova por Jacqueline e pela norte-americana Julia Christian na segunda fase.

            Os organizadores esperam ondas ainda maiores e mais perfeitas para esta sexta, quando deve ser encerrada a competição com a definição da campeã da temporada.

            Para obter mais informações e conferir resultados e galeria de fotos do evento, acesse www.aspworldtour.com e www.triplecrownofsurfing.com.
 

Um abraço,   

Fernando Toscano   
Editor             

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui
Para ler a coluna desta semana ===>
Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI