Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 20.12.2003 -

Futebol I

            Campeonato Brasileiro de 2003 encerrado e, no meu entender, a fórmula de pontos corridos deu certo, afinal os melhores foram justamente os vencedores. Cruzeiro, Santos, São Paulo, Coritiba e São Caetano estão na Taça Libertadores, Bahia e Fortaleza estão rebaixados e Palmeiras e Botafogo-RJ voltam à primeira divisão em 2004. Destaques também para Internacional e Atlético, que ficaram bem próximos e o Goiás, o segundo melhor clube nos jogos de volta, perdendo apenas para o Cruzeiro. Dimba (Goiás) que veio de Brasília e foi dispensado pelo Botafogo foi o artilheiro merecido. O Cruzeiro atingiu os 100 pontos e 102 gols - 12 gols nos dois últimos jogos (5 x 2 no Fluminense e 7 x 0 no Bahia, em Salvador!!!). Prova inconteste de seu merecido título.

Futebol II

            O Departamento Técnico da CBF divulgou nesta sexta-feira, 19.12.2003, a tabela oficial do Campeonato Brasileiro de 2004, com quatro meses de antecedência.

            A competição, que será disputada com o mesmo formato da edição de 2003, terá 46 rodadas. O início está marcado para o dia 21 de abril e o término para o dia 19 de dezembro. O campeão Cruzeiro terá pela frente na primeira rodada o Juventude, no Mineirão. Já o vice Santos vai até Curitiba enfrentar o Paraná. De volta à Primeira Divisão, o Palmeiras enfrenta o Atlético-MG, em casa.

            Acompanhe pelo Portal Brasil o Brasileirão 2004 nos moldes do Brasileirão 2003, na seção de futebol. Confira todos os jogos da primeira rodada:

21/04: Figueirense x Internacional ; Grêmio x Flamengo; Vasco x Criciúma; Botafogo x Goiás; Paysandu x Fluminense; São Caetano x Vitória; Ponte Preta x Corinthians; Cruzeiro x Juventude; São Paulo x Atlético-PR; Coritiba x Guarani; Palmeiras x Atlético-MG; e Paraná x Santos.

Kart - Fórmula 400

            As 6 horas de Brasília de Fórmula 400, disputadas no último dia 14 teve a presença de Nelsinho Piquet, correndo com Rodrigo Piquet (seu primo) e Luciano Mendes. O trio largou em sexto lugar e travou belo duelo com Vitor Meira e Juliano Moro, mas acabou abandonando, quando ocupava o segundo lugar, com a quebra do motor. Foi utilizado um kart com 2 motores de 4 tempos e carenagem, para maior durabilidade e segurança. Para variar, a prova que iniciaria as 18h começou apenas por volta das 20h e terminou 6 horas depois. A ressalva vale para todos os esportes: "A desorganização do esporte no Brasil prejudica todo o talento de nossos atletas e desrespeita o público que chega na hora marcada".


Nelsinho Piquet posa com o macacão da Williams F1.Fórmula 1

            As equipes estão praticamente prontas e acertadas para 2004. Faltando apenas Jordan e Minardi para confirmarem o segundo piloto de cada time e alguns pilotos de testes.

            Como o Portal Brasil já havia adiantado em primeira mão, Nelsinho Piquet volta a andar na Williams em meados de janeiro, mas por enquanto, Antonio Pizzonia é o favorito à vaga de segundo piloto de testes para 2004 por causa de sua maior experiência e por possuir ótimo relacionamento com a equipe e apoio de Montoya. Abaixo fotos exclusivas da estréia de Nelsinho Piquet na Williams.

            Confira como estão as equipes para 2004 até aqui:

Ferrari - Michael Schumacher e Rubens Barrichello
Williams - Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher
McLaren - Kimi Raikkonen e David Coulthard
Renault - Jarno Trulli e Fernando Alonso
Toyota - Olivier Panis e Cristiano da Matta
BAR - Jenson Button e Takuma Sato
Sauber - Giancarlo Fisichella e Felipe Massa
Jaguar - Mark Webber e Christian Klein
Jordan - Nick Heidfeld e outro a confirmar
Minardi - Gianmaria Bruni e outro a confirmar.


Nelson Ângelo Piquet            Williams-BMW FW25 e Nelsinho Piquet

Atletismo

            O Brasil tem 36 atletas entre os 50 melhores em cada prova do atletismo mundial. O número apareceu depois da divulgação do ranking da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), neste fim de temporada.

            Ele é formado com as marcas conseguidas de acordo com a importância da competição. Jogos Olímpicos, Campeonato Mundial e Liga de Ouro, por exemplo, têm peso maior.

            O maior destaque dentro do atletismo nacional é Jadel Gregório. Ele aparece como vice-líder no salto triplo, atrás apenas do sueco Christian Olsson, medalha de ouro no Mundial de Paris e sucessor do britânico Jonathan Edwards.

            Entre as mulheres, apesar de não estar fora das competições desde agosto, Maurren Maggi é a melhor colocada, em quarto lugar no salto em distância. A brasileira foi suspensa preventivamente por ter sido pega em exame antidoping.

            "O atletismo viveu um ano muito bom", disse o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo. "Tivemos quatro finalistas e uma medalha no Mundial de Paris e ganhamos 16 medalhas no Pan de Santo Domingo. Vencemos o Campeonato Sul-Americano e vimos uma nova geração mostrar seu potencial", afirmou o dirigente, lembrando o ouro ganho por Júlio César Miranda de Oliveira, no lançamento do dardo, no Mundial de Menores do Canadá.

Um abraço,   

Fernando Toscano   
Editor            

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui
Para ler a coluna desta semana ===>
Clique aqui
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI