Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

COLUNA EM AÇÃO
- 30.11.2002 -

Automobilismo - Os principais campeonatos já terminaram e agora estamos aguardando as novidades para 2003. Um dos destaques na fórmula 1 em 2002 é a mudança na pontuação - agora os oito primeiros marcam pontos - 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1, tornando mais justa e equilibrada a disputa. Os treinos de classificação também serão mais difíceis - apenas uma volta voadora "flying lap" definirá a posição no grid e muita surpresa pode acontecer.

        Os brasileiros serão destaque - Rubens Barrichello (Ferrari), Antônio Pizzonia (Jaguar) e Cristiano da Matta (Toyota) estão em equipes fortes, sem problemas financeiros e tem tudo para uma ótima temporada. Felipe Massa aguarda uma definição da Jordan, para assumir o 2° cockpit.

        Este final de semana acontece a penúltima etapa da Fórmula Super Nissan (Telefonica World Series), no autódromo de Curitiba, no Paraná. E tem tudo para ser uma festa. Ricardo Zonta, paranaense, deu um show e foi o campeão antecipado. Além de Zonta, o Brasil estará representado por Jayme Mello Jr., que recentemente venceu o Campeonato Europeu de Fórmula 3000, por Tuka Rocha (companheiro de Zonta), Wagner Ebrahim e Rodrigo Sperafico. A prova possui sempre duas rodadas no domingo, com duas classificações independentes, uma para cada rodada. Um dos destaques da categoria é o grande equilíbrio. Os carros são muito velozes (um pouco mais que a Fórmula 3000) e possui muitas estrelas da nova geração.

        A Rede Record de Televisão anunciou que em 2003 não mais transmitirá as provas da Fórmula Mundial (CART), o que é uma pena. Emerson Fittipaldi, que detém os direitos de transmissão para o Brasil, procura uma emissora interessada numa parceria para a transmissão dessa importante categoria que tantas alegrias trouxe para o Brasil.

        Para ler notícias atualizadas sobre automobilismo, visite o site www.pitstop.com.br.

Futebol - Dois paulistas (Corinthians e Santos), um carioca (Fluminense) e um gaúcho (Grêmio), disputam as semi-finais do brasileirão 2002. A nosso ver o favoritismo, embora leve, é do Corinthians que teve uma melhor campanha na 1ª fase, mas tudo pode acontecer. São Paulo e São Caetano, os grandes favoritos, não se classificaram para as semi-finais.

        Fortaleza (CE) e Criciuma (SC) já garantiram seu espaço na série A em 2003.

        O brasiliense venceu o Ipatinga, em Minas Gerais e disputará a 2ª divisão em 2003, junto com o também brasiliense Gama e os rebaixados Palmeiras, Botafogo e Portuguesa. Aos poucos Brasília vai aparecendo no cenário futebolístico nacional.

Tênis - A Copa Davis de tênis está na sua fase final. A disputa será entre França e Rússia. 

        Os 45 mil ingressos vendidos para a final da Copa Davis, disputada entre França e Rússia, contribuíram para o novo recorde de público na história da competição. Com um total de 593.704 pagantes, a edição 2002 da Copa Davis superou a marca registrada em 2000, quando 529.589 pagantes acompanharam a competição.

        A final da Copa Davis está sendo disputada em Paris e vai até domingo, 01.11 próximo. A França, atual campeã, busca seu décimo título na competição. Os russos nunca venceram uma edição da Davis.

                                                                                                                                                        Fernando Toscano
                                                                                                                                                             Editor-chefe

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui
Para ler a coluna desta semana ===> Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI