Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

COLUNA EM AÇÃO
- 21.12.2002 -

RETROSPECTIVA
Como foi o esporte em 2002 - Parte 1

Futebol brasileiro - O Santos foi o campeão brasileiro de 2002, com um time jovem e alegre. O Corinthians vice-campeão, porém em nossa opinião o São Paulo foi o melhor no brasileirão deste ano, seguido pelo São Caetano. Mas como o que vale é quem não perde na hora errada, o resultado foi esse - o que também não deixou de ser justo. Além disso, o Santos foi o time que mais ‘cedeu’ jogadores para a seleção do Campeonato Brasileiro de 2002. Seis jogadores do campeão do torneio foram escolhidos, além do técnico Emerson Leão. O time foi completado com outros dois jogadores do São Paulo, melhor time na fase de classificação, além de um do Atlético-MG, São Caetano e Juventude. Diego, do Juventude foi o goleiro escolhido. Os laterais são Mancine do Galo e Léo do Peixe. Dininho do São Caetano e Alex do Santos formam a zaga. O meio campo é quase todo do time campeão; Renato, Paulo Almeida Diego e Kaká, do São Paulo. Robinho, também do alvinegro praiano, e o tricolor Luís Fabiano, artilheiro do Brasileiro com 19 gols, junto com Rodrigo Fabri do Grêmio, são os atacantes. A seleção do Brasileiro foi escolhida por um "Conselho de Notáveis" formado pelos jornalistas Armando Nogueira, Cláudio Carsughi, Fiori Gigliotti, Orlando Duarte e Ruy Carlos Ostermann.

Automobilismo brasileiro - O automobilismo brasileiro teve um grande destaque em 2002. Na Fórmula 3 sulamericana, Nélson Ângelo Piquet foi o campeão incontestável e segue em 2003 para a fórmula 3 inglesa, com a esperança de estar na fórmula 1 já em 2004. Detalhe: Nelsinho fez 17 anos em agosto. A Stock-Cars esteve fantástica com grandes pegas e pilotos de altíssimo nível. O campeão acabou sendo Ingo Hoffmann que bateu Chico Serra por apenas 2 pontos. Outro grande destaque foi Cacá Bueno, que só não levou o título por causa da desclassificação em uma das etapas. Em 2003, Cacá corre em dupla com o seu irmão Popó Bueno. Grandes novidades também para as novas categorias promovidas pela Renault/Brasil e pelo empresário e ex-piloto de fórmula 1, Pedro Paulo Diniz - a Fórmula Renault e a Copa Clio. No kart, destaques para Rafael Daniel - vencedor da seletiva Petrobrás que ofereceu um prêmio de incentivo para a sua carreira, no valor de R$ 60 mil - e para Sérgio Gimenez, em minha opinião o melhor kartista brasileiro da atualidade. A nota triste foi o falecimento em um acidente automobilístico, do rondoniense radicado em Brasília, Pedro Henrique Araújo e do paulista José Gimenez, pilotos do mais alto nível técnico. Em 2003 aguardamos dentre outras novidades, a Fórmula Super Megane, promovida pela Renault, que promete ser a categoria mais veloz do automobilismo nacional (monopostos).

A esportista do ano - A tenista norte-americana Serena Williams, tenista número 1 do mundo e campeã de três torneios de Grand Slam em 2002, foi eleita a esportista do ano de 2002, entre as mulheres, de acordo com uma pesquisa da agência de notícias Reuters. Williams ficou em primeiro na pesquisa com 65 pontos em 102 possíveis, seguida da maratonista inglesa Paula Radcliffe, que teve 58 pontos. Em terceiro lugar ficou a jogadora de golfe sueca Annika Sorenstam, com 27 pontos - ela conquistou 13 títulos em 2002. Serena Williams teve uma temporada fantástica ao derrotar a irmã Venus nas finais de Roland Garros, de Wimbledon e do Aberto dos Estados Unidos.

Jaqueline Silva deu show em 2002 e foi uma das sensações da temporadaSurfe - A catarinense Jaqueline Silva conquistou em 2002, o vice-campeonato mundial de surfe profissional feminino, nossa melhor performance neste esporte em todos os tempos. Jaqueline, que em 2001 venceu o WQS com duas vitórias em Haleiwa, venceu a última etapa do WCT deste ano, em Honolua Bay, em Maui, Hawai. Juliana Guimarães é a outra brasileira no ranking mundial TOP 100. Outro destaque do surfe brasileiro pelo mundo afora, é para o também catarinense, de Balneário Camboriú, Neco Padaratz, que esteve na estréia de sua cidade natal no calendário brasileiro de surfe profissional. Outro ponto de destaque, foi para o paulista Adriano Mineirinho, que aos 15 anos de idade, se prepara para ser o mais jovem surfista profissional brasileiro da história, disputando o SuperSurf em 2003. (O mais novo antes de Adriano havia sido o paranaense Peterson Rosa, de 16 anos).

Na próxima semana tem mais... abraços,   

Fernando Toscano    

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui
Para ler a coluna desta semana ===>
Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI