Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

COLUNA EM AÇÃO
- 09.08.2003 -

Futuro da CART

            A coluna desta semana terá um especial destaque: o automobilismo.

            No último final de semana tivemos, em Elkhart Lake, num dos circuitos mais belos e técnicos dos EUA, uma vitória de ponta a ponta do mineiro Bruno Junqueira, que assumiu a liderança do campeonato. Mas os grandes assuntos no paddock eram: 1. o futuro da categoria e 2. os erros dos fiscais e diretores de prova.

            Ninguém, nem mesmo a imprensa canadense, entendeu a atitude do diretor de prova na largada do GP de Vancouver, 10 dias atrás. A vitória na prova canadense foi do piloto da casa, Paul Tracy, que também tinha o melhor carro e provavelmente venceria de qualquer forma, mas o que foi feito com o piloto mineiro Bruno Junqueira foi, no mínimo, questionável.

            Quando o diretor de prova deu a bandeira verde, Tracy bobeou e Junqueira largou melhor, assumindo a ponta. 24 voltas depois, sem saber por que, Junqueira foi punido por queima de largada e perdeu a liderança, dando a vitória de presente ao canadense Paul Tracy.

            Também está sendo discutido o futuro da categoria em 2004. Comenta-se que a CART estaria colocando dinheiro dos seus cofres para manter a categoria viva, comprando espaço na televisão e subsidiando intensamente mais da metade dos carros no grid. No início deste ano a reserva da CART seria de US$ 105 milhões. Com os gastos deste ano passaria a ser apenas de US$ 25 milhões no início de 2004. De onde virá então o dinheiro para manter viva a categoria no próximo ano? Ninguém quer comentar o assunto e esta indefinição está afastando os patrocinadores das equipes. Será que estamos vendo o último campeonato da CART? Vamos torcer para que não...

Montoya vence na Alemanha e embola Mundial

            A vitória do colombiano Juan Pablo Montoya no GP da Alemanha e o sétimo lugar do alemão Michael Schumacher embolou o Mundial de F-1.

            Schumacher continua sendo o maior favorito ao título, mas agora terá que arriscar mais para manter-se na liderança do campeonato. Teremos que ver se Montoya tem agora a constância necessária para conquistar-se um Mundial ou se Kimi Raikkönen terá equipamento e sorte para acirrar ainda mais a disputa.

Brasileira ganha medalha inédita no Pan

            A brasileira Juliana Veloso conquistou nesta semana a primeira medalha do país, em saltos ornamentais, em um Pan-Americano.

            Acreditando que a chuva lhe daria sorte, a brasileira saltou 9 vezes da plataforma de 10 m e terminou na segunda colocação, com 503,85 pontos, contra 568,44 da canadense Emily Heymans, atual campeã mundial e medalha de ouro neste Pan.

Marc Zimmermann 

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui
Para ler a coluna desta semana ===> Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI