Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

COLUNA EM AÇÃO
- 20.09.2003 -

Kim Collins

Kim Collins         St. Kitts & Nevis? Já ouviu falar? Para quem nunca ouviu falar, é uma ilha no Caribe, com 40 mil habitantes, país do homem mais rápido do mundo de 2003, o velocista Kim Collins.

        Collins surpreendeu a todos ao vencer os 100 metros rasos, prova nobre do atletismo, no Mundial de Paris, no ultimo mês de agosto.

        Conversando com Collins, tive a oportunidade de conhecer uma pessoa simples, com histórias curiosas. Collins contou que no final dos anos 90, ao entrar na Holanda, o policial da imigração estranhou o passaporte de St. Kitts & Nevis e disse que ele não poderia entrar, pois aquele país não existia. Collins, acostumado ao olhar curioso sempre que mostra seu passaporte, pediu que trouxessem um atlas para que mostrasse onde fica sua ilha natal e qual não foi sua surpresa ao não achar sua ilha no mapa e quase ser preso. O que o salvou foi um grande mapa, pendurado na sala do chefe daquela seção, onde constava sua ilha.

Singh volta a vencer

        O golfista indiano Vijay Singh, um dos grandes golfistas do ano passado, não vinha atravessando uma boa fase em 2003 até esta semana, quando venceu o John Deere Classic, de forma irrepreensível.

Richard Burns Mundial de Rally

        A grande novidade, neste intervalo de provas, é a troca de pilotos e equipes do Mundial de Rally, o WRC. Uma das surpresas é o escocês Colin McRae, considerado por muitos como o Michael Schumacher do WRC, que perdeu seu lugar na Citroen e não conseguiu achar vaga em nenhuma equipe competitiva, ameaçando ir para a NASCAR. Richard Burns, atual líder do campeonato, deixará a Peugeot e voltara para a Subaru, onde diz sentir-se mais em casa. O espanhol Carlos Sainz, que só conseguiu sua vaga na Citroen em 2002 graças a um gordo patrocínio que levou para equipe, mostrou que não está velho demais e é vice-líder do campeonato, garantindo assim sua vaga na equipe para 2004. Já o tetracampeão mundial, o finlandês Tommi Makinen, confirmou sua aposentadoria no final de 2003.

Marc Zimmermann 

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui
Para ler a coluna desta semana ===>
Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI