Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
- 08.11.2003 -

Vôlei feminino

            Na última quinta-feira, 06.11, o Brasil venceu Cuba por 3 x 2 na Copa do Mundo de Vôlei, que está sendo disputada no Japão ((25/23, 25/16, 37/39, 26/28 e 15/9). Com isso, as cubanas praticamente perderam a chance de se classificar para as Olimpíadas de 2004, em Atenas, Grécia. 

            Foi a 4ª vitória consecutiva do Brasil e seus próximos adversários são Egito, Coréia do Sul, Japão, EUA e Itália. As três equipes melhores se classificam automaticamente para as Olimpíadas. Até o momento, o Brasil segue em 3° lugar ao lado das italianas.

Futebol - Brasileirão 2004:

            Cruzeiro ou Santos. Apenas um dos dois podem ser campeões da Série A em 2003. Apesar de matematicamente o São Paulo (3° colocado) ainda ter chances, ele teria que vencer todos os jogos e o Cruzeiro teria que perder todos - não poderia empatar nenhum.

            São cinco jogos restantes. O Cruzeiro joga com o Vasco (F), Paraná (F), Paysandu (C), Fluminense (C) e Bahia (F) e o Santos enfrentará a Ponte Preta (F), Fluminense (C), Goiás (F), Grêmio (C) e Vasco (F). 

            O São Paulo segue firme em 3° e, as duas outras vagas para a libertadores estão sendo disputadas pelo Coritiba, São Caetano, Internacional, Atlético-MG e um surpreendente Goiás.

            Na série B, Palmeiras e Marília lideram, porém nada está definido. Dependendo dos resultados neste final de semana, a situação pode se desenhar melhor. No momento, os favoritos são Palmeiras e Marília. 

            Clique aqui e acompanhe todos os resultados do brasileirão da série A e a classificação atualizada das equipes.

Kart

Juan Pablo Montoya em ação - Equipe Petrobrás (Montoya, Pizzonia, Danilo Dirani) - Crédito: PITSTOP            A tradicional prova 500 milhas da Granja Viana de Kart acontecerá neste final de semana em São Paulo. Diversas estrelas do automobilismo nacional e internacional estarão presentes, tais como Rubens Barrichello, Juan Pablo Montoya, Luciano Burti, Antonio Pizzonia e Felipe Massa (Fórmula 1), Jimmy Vasser, Michel Jourdain Jr. e Oriol Servia (Fórmula Mundial), Felipe Giaffone, Vítor Meira e Tony Kanaan (IRL), Alex Zanardi (DTM), Rodrigo e Ricardo Sperafico (Fórmula 3000), Paulo Carcasci (Fórmula Nippon), Danilo Dirani (Fórmula 3 Sul-Americana), Nélson Ângelo Piquet (Fórmula 3 inglesa), Marco Andreti (filho do piloto norte-americano Michael Andretti) e algumas estrelas do kartismo brasileiro - Marcelo Thomáz (SP), Bia Figueiredo (SP), etc.

            A largada será as 22:30h de sábado, 08.11, com previsão de término por volta de 10:00h (quase 12 horas) de domingo. Cada equipe tem entre três e dez pilotos inscritos. No total são 70 karts e mais de 200 pilotos inscritos. Alex Zanardi corre num kart especialmente adaptado, já que o italiano perdeu as pernas num acidente na Fórmula Mundial em 2001. A pista que tinha 1.139 metros de extensão foi aumentada para 1.250 metros e fica localizada no município de Cotia (SP). O kart utilizado é de menor potência do que os que disputam campeonatos regulares (13 HPs contra 35-40 HPs dos convencionais de competição). Isso se deve, além da segurança, pela necessidade de se evitar muitas quebras de motores em razão da prova ser bastante longa. Os pneus utilizados são da fábrica brasileira MG, que disponibilizou 1.400 jogos, sendo 1.120 jogos para pista seca e 280 jogos para pista molhada. Foram distribuídos 4 jogos de pneus slicks e 1 jogo de pneu de chuva por kart (R$ 280 cada, que gera um gasto total, só com pneus, de R$ 392 mil). Os chassis são livres (qualquer fabricante).

Futebol - Seleção Sub-23

            A Seleção Brasileira Sub-23 fará dois amistosos durante o período de treinos entre os dias 10 e 19 de novembro. O Brasil enfrentará o Corinthians no dia 15 de novembro, em São José do Rio Preto-SP, e o Santos no dia 18 de novembro, em Santos.

            Nos dias em que não disputará amistosos a Seleção Brasileira treinará na Granja Comary, em Teresópolis. Os jogos contra Santos e Corinthians foram possíveis porque o Campeonato Brasileiro estará paralisado entre os dias 10 e 21 de novembro por causa dos confrontos da Seleção principal pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006.

            A princípio, a intenção da CBF era marcar jogos nos Estados Unidos, contra México e Haiti, mas não conseguiu chegar a um acordo. Abaixo os jogadores convocados pelo técnico Ricardo Gomes: Goleiros: Gomes (Cruzeiro) e Juninho (Vitória); Zagueiros: Alex (Santos); Edu Dracena (Cruzeiro); Adriano (Grêmio); Rodolfo (Fluminense); e Maicon (Cruzeiro); Meio-campistas: Paulinho (Atlético-MG); Paulo Almeida (Santos); Elano (Santos); Fábio Rochemback (Sporting); Carlos Alberto (Fluminense); Eduardo Costa (Bordeaux); Thiago Motta (Barcelona); Wendel (Cruzeiro); e Maxwel (Ajax). Atacantes: Robinho (Santos); Nilmar (Internacional); Marcel (Coritiba); Marcinho (São Caetano); e Nenê (Mallorca).

MotoGP - Valentino Rossi

            O campeão mundial de MotoGP, Valentino Rossi, não pilotará pela Honda na próxima temporada, depois de fracassar as negociações para um novo acordo entre o piloto e a equipe japonesa, sociedade que rendeu três títulos mundiais consecutivos.

            "Vim hoje aqui para agradecer à equipe Honda pelos quatros anos de bom convívio que tivemos, mas infelizmente no próximo ano não correremos juntos", disse Rossi em coletiva de imprensa organizada pela Honda depois de vencer neste domingo a última corrida da temporada, o grande prêmio de Valencia (Espanha).

            O piloto italiano de 24 anos se juntou à Honda em 2000 e no ano seguinte venceu o último título mundial da categoria 500cc. Desde então ele dominou os dois primeiros anos da era MotoGP, vencendo 20 das 32 corridas com sua Honda RCV.

            Sua decisão é uma aposta e tanto já que a RCV é claramente a melhor moto na categoria. Os três primeiros colocados na classificação geral pilotavam essa moto - Rossi, o espanhol Sete Gibernau e o italiano Max Biaggi.

            Cinco vezes campeão mundial - Rossi também venceu o título da categoria 125cc em 1997 e da categoria 250cc em 1999 - o piloto italiano deve assinar contrato com a Yamaha. 

            Alexandre Barros, que operou o ombro no último dia 05, poderá substituí-lo na equipe Honda.

Um abraço,   

Fernando Toscano   
Editor    

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui
Para ler a coluna desta semana ===> Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI