Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
16 de abril de 2006

AUTOMOBILISMO
Destaques da semana

- Fórmula 1 - GP de Ímola: A fórmula 1 volta às atividades no próximo final de semana no GP de San Marino disputado no circuito de Ímola - aquele que matou nosso tricampeão Ayrton Senna. 

            A Renault continua com ligeiro favoritismo embora as principais equipes (McLaren, Ferrari, Honda e Williams) devam andar bem próximas. Na semana passada Rubens Barrichello treinou bastante e andou sempre entre os mais rápidos. Jenson Button já foi pole nessa prova e acredito que a Honda possa andar muito bem. Também acredito muito na Ferrari a partir dessa etapa. Na minha opinião Renault, Ferrari e McLaren devem disputar a vitória. Honda, Williams e BMW devem vir logo a seguir, bem próximas.

            Jean Todt tem reclamado de Felipe Massa mas o certo é que a Ferrari ainda não teve carro para cobrar nenhum de seus pilotos. E Massa não tem sido inferior a Schumacher (foi melhor na segunda etapa e pouco pior na primeira. Na terceira prova bateu nos treinos e na corrida – aí sim deixou a desejar, mas o alemão também bateu feio).

            A tendência na equipe Honda é que no decorrer da temporada Rubens Barrichello supere Jenson Button a maioria das vezes, mas o certo é que o brasileiro tem ido bem mal – pior que Takuma Sato e a grande diferença entre eles não é aceitável, afinal em pilotos desse nível, com essa experiência e custo para a equipe esse baixo rendimento tem pegado muito mal. Acompanhe todos detalhes pelo Portal Brasil ==> CLIQUE AQUI

- Indy Racing League (IRL): Buscando sua primeira vitória no ano, Tony Kanaan já está no Japão onde, na madrugada desta sexta-feira (21) para o sábado (22), disputa a terceira etapa da IRL 2006. Kanaan levou na bagagem o ótimo retrospecto de sua equipe, a Andretti Green Racing, com duas vitórias em três provas realizadas no autódromo de Motegi. O campeão da categoria em 2004 e vice na temporada passada está confiante em um bom desempenho, dentro e fora das pistas.

            “Correr no Japão, na casa da Honda, é sempre muito especial. A minha equipe tem um ótimo histórico aqui no oval de Motegi e acredito que essa é a nossa chance de conquistarmos a primeira vitória no ano. Não preciso dizer que será mais equilibrado, mas confio em nosso potencial”, explicou o brasileiro, que corre com motores Honda desde 1998. “Aqui no Japão, eu sempre visito escolas, participo de eventos da Honda e disputo o tradicional torneio de boliche entre pilotos, aliás, sou o atual campeão e vou defender o meu título (risos). É sempre bom vir aqui, pois tenho muitos fãs”. Outro compromisso importante de Kanaan será a visita ao museu da montadora, onde estão guardados os carros mais vencedores de todos os tempos, entre eles, o Dallara número 11 campeão de 2004. “Vou visitar meu carro e pegar um pouco de inspiração daquele ano fantástico”, relembrou o baiano.

            Além de uma agenda bem movimentada fora das pistas, Kanaan terá várias atividades dentro do oval de 1.5 milhas. “A pista é uma espécie de tri-oval, com as curvas 1 e 2 até relativamente fáceis de fazer com o pé cravado no acelerador, e as curvas 3 e 4 que são bem difíceis, chegando, em alguns casos, até diminuir uma marcha. Vamos usar os treinos livres para trabalharmos bastante no acerto de corrida e classificação”, explicou. Os motores começam a roncar já na noite desta quarta-feira (manhã de quinta no Japão). A Bandeirantes transmite o GP do Japão, em Motegi, ao vivo, a partir da 1h da madrugada de sexta para sábado.

- Fórmula Truck: Uma corrida marcada pela instabilidade do tempo e um final de prova emocionante foi o que os torcedores em Fortaleza puderam acompanhar na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck neste domingo (16). Largando da pole, Pedro Muffato liderou durante toda a prova para chegar a sua primeira vitória na categoria. Mas, a conquista não foi tão fácil.

            Logo após a largada, Muffato escapou na ponta, seguido de perto por Beto Monteiro. Os dois pilotos travavam uma bela disputa, até que o pernambucano perdeu o controle de seu Ford, na 12ª volta. A saída de Monteiro causou a entrada do Pace Truck. Melhor para Débora Rodrigues que viu a segunda posição cair em seu colo. Na relargada, Muffato voltou a abrir vantagem e deixou a briga entre Débora e Wellington Cirino. A piloto não resistiu à pressão do tricampeão da categoria e foi ultrapassada na 21ª volta. Débora seguiu sendo pressionada, desta vez por Geraldo Piquet, mas conseguiu manter a terceira posição até o final da prova. Na frente, o veterano Muffato sofria com a pressão de Cirino. Para piorar a situação, o paranaense da Scania ainda perdeu parte da carenagem de seu caminhão e viu a vitória quase escapar quando Vignaldo Fizio e Clodoaldo Monteiro bateram na sua frente. Após mais uma entrada do Pace Truck, Muffato finalmente chegou a sua primeira vitória no certame, aos 64 anos de idade.

            A próxima etapa da F-Truck acontece no dia 21 de maio, em São Paulo. Final: 1) Pedro Muffato (PR/Scania), 38 voltas em 1h03min00s796; 2) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), a 0s713; 3) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), a 1s786; 4) Geraldo Piquet (DF/Mercedes), a 2s399; 5) Leandro Totti (PR/Ford), a 6s402; 6) Vinícius Ramires (SP/Mercedes-Benz), a 6s447; 7) José Maria Reis (GO/Scania), a 6s848; 8) Roberval Andrade (SP/Scania), a 10s661; 9) Djalma Fogaça (SP/Ford), a 10s845; e 10) Renato Martins (SP/Volkswagen), a 11s789. Campeonato: 1) Leandro Totti, 37 pontos; 2) Wellington Cirino, 32; 3) Pedro Muffato, 31; 4) Roberval Andrade, 24; 5) Débora Rodrigues, 19; e 6) Vinícius Ramires, 16.

- Nascar: Conhecida em todo o mundo como uma categoria tipicamente estadunidense, a Nascar pretende mudar esta imagem nos próximos anos. A categoria, que deve visitar o Canadá já em 2007, firmou contrato com a ESPN para ampliar sua divulgação para outros países.

Pelos termos do acordo, a rede passará a ter direito exclusivo de transmissão das corridas para fora da América do Norte. O fim deste ano será dedicado à busca por parcerias para colocar a Nascar no maior número de países possível. A ESPN é de propriedade da ABC, emissora de TV do grupo Walt Disney, e alcança 194 nações.

VOLVO OCEAN RACE

            O Brasil 1 cruzou a linha de chegada da quinta etapa da Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo, na Baía de Chesapeake, em Baltimore, nos Estados Unidos. O veleiro brasileiro terminou a etapa em quarto lugar, atrás de ABN 1, Movistar e Piratas do Caribe.

            Numa disputa particular com o Ericsson, o Brasil 1 completou a perna apenas 11min59s antes do veleiro sueco. Os tripulantes demonstraram cansaço pelo esforço realizado. “As últimas 24 horas foram terríveis e estamos todos exaustos”, comentou o comandante Torben Grael. “Foram 24 horas de um trabalho muito intenso, sem descansar um minuto”.

            Para o bicampeão olímpico, a vitória no confronto com o Ericsson, comandado pelo norte-americano John Kostecki, foi muito importante. “Lutamos durante muito tempo pelo quarto lugar e chegar à frente é excepcional para continuarmos confiantes. É muito bom para a moral da galera”.

            O timoneiro André Fonseca garante que a quinta perna foi mais difícil do que a disputada pelos mares do Sul em termos táticos. “As decisões foram ditadas muito pelas nuvens. Foi uma perna bem difícil de velejar. Acho que foi mais difícil do que a dos mares do Sul, onde havia muita linha reta, muita velocidade. Aqui foi como uma partida de xadrez”.

            Para o velejador catarinense, o Brasil comprovou ser rápido nesta perna. “O que nos deixou contente foi ver que o nosso barco é muito rápido. Quando a gente está nas mesmas condições dos concorrentes, andando em linha reta, conseguimos diminuir bem a distância”, lembra Fonseca, que também aponta as últimas 24 horas como as mais difíceis da etapa.

            “Quando a gente estava chegando, entrou um temporal. Estávamos velejando mais ou menos a 25 nós de vento de balão. Na hora em que baixamos o balão, o vento aumentou para 35 nós. Nessa hora, fomos abaixar também a vela pequena e entrou 45 nós de vento. No final, depois de baixarmos também a riza, a velocidade do vento chegou a 54 nós. Estávamos ainda fora da baía. Foi muito vento, umas três, quatro horas tensas. Velejamos bem, ultrapassamos o Ericsson e chegamos em quarto”, comentou.

            O Brasil 1 precisou de 15 dias, 21 horas, 11 minutos e 25 segundos para completar as 5.000 milhas náuticas (cerca de 9.260 quilômetros) entre a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e Chesapeake, em Baltimore. Com o resultado, o primeiro veleiro brasileiro a participar da competição manteve o quinto lugar na classificação geral, com 34 pontos.

            Os tripulantes do Brasil 1 foram recebidos com as honras de chegada pelos integrantes da equipe de terra e pelos organizadores. Em Baltimore, existem duas bases, uma mais afastada da vila da regata e outra bem no centro. O barco chegou nesta segunda base. Em seguida, o grupo liderado por Torben Grael foi recebido pelo tradicional churrasco. Os tripulantes seguiram depois para o hotel para descansar.

            O trabalho da equipe de terra já começou. O Brasil 1 foi levado para a base mais distante, cinco quilômetros mais longe. O barco foi limpo, e as velas e cabos retirados. O veleiro sai da água na terça-feira,19, para que os reparos e o trabalho de manutenção comecem em seguida. 

Resultado dessa regata: 1 - ABN 1; 2 - Movistar; 3- Piratas do Caribe; 4- Brasil 1; 5 – Ericsson; 6 – ABN 2; e 7 – Brunel – não largou. Após a chegada a Baltimore, a classificação da Volvo Ocean Race é a seguinte: 1- ABN Amro One/HOL, 62,5 pontos; 2- Movistar/ESP, 40,5; 3 – ABN Amro Two/HOL, 39,5; 4 - Piratas do Caribe/EUA, 39; 5- Brasil 1/BRA, 34; 6- Ericsson/SUE, 28,5; e 7- Brunel, 11,5 pontos.

RAPIDINHAS...

- Windsurfe: O windsurfista Ricardo Winicki, mais conhecido com Bimba, subiu no pódio em sua primeira participação em uma competição do Circuito Mundial com sua nova prancha olímpica RS:X. Ele venceu duas das doze regatas disputadas. O brasileiro foi vice-campeão do tradicional Troféu Princesa Sofia e recebeu o prêmio das mãos da Rainha da Espanha. O campeão foi o velejador inglês Nick Dempsey, medalha de bronze em Atenas 2004. O neozelandês Tom Ashley ficou na terceira posição e o espanhol Ivan Pastor em quarto lugar. Agora, o windsurfista brasileiro se prepara competir na França, durante a Semana de Hyéres, que acontece entre os dias 22 e 28 de abril.

- Copa 2006: Apesar de restar menos de dois meses para a Copa e de estar afastado dos campos há 67 dias, o goleiro Marcos, um dos destaques na conquista do pentacampeonato em 2002, estará 100% para a Copa 2006. A garantia foi dada por um dos médicos do Palmeiras, Vinícius Martins: "Com certeza ele estará 100% na Copa. Inclusive o Runco (médico da Seleção) está ciente de tudo. Os exames estão à disposição dele. A recuperação e o trabalho estão sendo feitos", disse. "Tanto o Parreira, quanto o Runco, que eu imagino que esteja passando para o técnico as informações, sabem que o Marcos estará apto", completou. A convocação para a Copa será feita em 15 de maio. Apesar de Rogério Ceni ter agradado no amistoso contra a Rússia, Marcos ainda é o preferido do treinador da Seleção. O titular Dida já tem sua ida assegurada e Júlio César deve ficar com a terceira vaga, geralmente destinada a goleiros jovens. Gomes é outra opção.

- Fórmula 3: Duas corridas, duas vitórias. A rodada dupla de Oulton Park, que abre a temporada da F-3 inglesa, não poderia ser melhor para Bruno Senna. O piloto da Raikkonen Robertson, que faz sua segunda temporada na categoria, não deu chance aos adversários. Depois de vencer a primeira etapa de ponta a ponta, Bruno assumiu a liderança na segunda prova logo na largada, superando o companheiro de equipe, Mike Conway. A partir de então, o brasileiro estabeleceu um ritmo de corrida muito superior ao de seus rivais e cruzou a linha de chegada com 7s3 de vantagem para o dinamarquês Christian Bakkerud. Senna estabeleceu, ainda, a volta mais rápida da segunda bateria, o que lhe garantiu um ponto extra que, somado às duas vitórias, o coloca com 41 no campeonato. O vice-líder, Oliver Jarvis, tem 22. 
Alberto Valerio, outro brasileiro na disputa, conquistou seus primeiros pontos com o sétimo lugar, após boa corrida no pelotão intermediário.

- Tênis: O suíço Roger Federer e os argentinos Guillermo Coria e David Nalbandian garantiram suas vagas nas oitavas-de-final do Masters Series de Monte Carlo, disputado em quadras de piso de saibro e que distribui mais de 2 milhões de euros em prêmios. Federer, número um do mundo principal favorito, passou sem dificuldades pelo espanhol Alberto Martín por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/1, e pega o dono da casa Benjamin Balleret, que foi beneficiado pelo abandono do francês Sebastien Grosjean, 13º favorito.

- GP Masters: O SBT anuncia na próxima quinta-feira (20) que vai exibir pelas próximas três temporadas o campeonato da GP Masters — categoria que reúne pilotos que passaram pela F-1 com mais de 45 anos. A primeira transmissão já ocorre no próximo dia 28, quando acontece a abertura do certame em Losail, no Catar. Emerson Fittipaldi, um dos confirmados na disputa, é quem detém os direitos de imagem da GPM no Brasil.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    

AQUI MAIS COLUNAS SOBRE ESPORTES


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI