Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
24
/ JUNHO / 2007

MEU TEMPO CHEGOU...
Excepcionalmente por Fernando Toscano, editor do Portal Brasil

            O tempo passou rápido, já estamos no meio do ano... me sinto mais leve, mais espírito e menos carne, procurando errar menos, avaliando cada passo com mais cuidado e me apegando menos ao mundo material. Esse é o principal resultado prático do meu encontro com Deus e com os amigos da comunidade da minha igreja nesse semestre que termina em mais uma semana apenas. Quando meu amigo Bruno Anníbal, presbítero da Igreja Presbiteriana do Lago Sul - IPLS (www.ipls.org.br) e titular dessa coluna, me ligou ontem me pedindo, excepcionalmente, para substituí-lo, pensei imediatamente: "é hora de escrever mais um pouco sobre religião, passar aos meus amigos leitores meu sentimento desde que me integrei àquela comunidade comandada com maestria pelo nosso pastor Luciano". Ainda me lembro do "Testemunho da Verdade", que escrevi em 09 de fevereiro do corrente ano, pouco mais de quatro meses atrás (leia a coluna na íntegra aqui), motivo de muito desconforto na igreja católica e seus praticantes. Minha intenção ali não foi atacar ninguém, nem a igreja, nem o pensamento católico mas, como o nome sugere, testemunhar as maravilhas que começaram a acontecer na minha vida e contar a verdade da minha experiência anterior, nada mais.

            Terminei de ler o novo testamento, iniciei o velho testamento e sempre procuro refletir muito sobre aqueles livros. Os ensinamentos decorrentes das aulas que tive com os irmãos Ciro, Celina e Pastor Luciano foram como uma luz na escuridão. Com referências a respeito dos ensinamentos de Cristo me sinto como um homem a desbravar o interior de uma longa caverna só que, agora, com uma pequena tocha na mão que me mostrará os melhores caminhos, com menos riscos; ali estará a luz divina a iluminar meu caminho. Me recordo bem que, desde criança, jamais tive medo de escuro, de homens, dos perigos da vida humana na Terra mas quando estava só, principalmente nos quatro meses logo após minha separação (out/2004 - jan/2005), me sentia inseguro com medo das incertezas após a morte, das minhas falhas e faltas com meus irmãos, com Deus, por saber tão pouco. Hoje, muitas vezes continuo só, mas me sinto muito forte, sem medo do desconhecido. Aprendi que Deus é amor, que Jesus está sentado à sua direita intercedendo por nós e que devemos fazer nossa parte; usar menos a língua e mais o coração; não julgar para não ser julgado; entendi porque Deus se afastou de Jesus por alguns momentos quando Este estava na cruz (Deus não poderia estar ali naquele momento num mundo de pecado); entendi perfeitamente o contexto "pastor e suas ovelhas"; a importância de conhecer a igreja e seus membros, a Bíblia, conviver mais com meu interior, esquecer um pouco mais do exterior e das aparências, cuidar do espírito bem mais do que da carne. Estou pronto! Pronto para iniciar uma caminhada, decidido a aprender mais e mais, ajudar a todos na medida que isso não prejudique outros, mudar!

            Pastor Hélder, com sua licença, não canso de lembrar daquela nossa conversa em sua residência: você é mesmo uma pessoa iluminada - ali foi a partida para tudo onde consegui colocar para fora minhas tristezas e frustrações; consegui dizer coisas, a um então "apenas conhecido", que nunca disse a nenhum amigo, nenhum irmão, pai, mãe... senti paz e Deus estava ali presente dizendo para mim: "Siga esse caminho, o caminho da verdade..". Hoje sei disso, foram sonhos, visões e, do nada, muitas pessoas ao meu redor me ajudando sem que eu pedisse (Pastor Hélder, Virgínia, Bruno, Celina, Pastor Luciano, Ciro - nossa, como vocês são importantes para mim!). São 46 anos de idade e as pessoas mais importantes na minha vida hoje são justamente essas seis! Logicamente que são as mais importantes no sentido de me ajudar a caminhar ao encontro com Deus, a entender os caminhos mas algo é fundamental nisso tudo: são pessoas que me mostram o caminho, me dão a luz mas a escolha do caminho é meu! Na última aula que tive (hoje), ministrada pela irmã e amiga Celina, aprendi a refletir de forma diferente sobre a igreja e a comunidade - disse ela mais ou menos assim: "A igreja é como o nosso corpo. As pessoas que fazem parte da igreja são como as nossas células. Se alguma célula não vai bem as outras trabalham para a cura dela de forma que todo o corpo fique saudável. Assim são as pessoas lá dentro, ajudando a quem precisa para que a igreja cresça e que seus membros estejam bem e fortalecidos". Refleti muito, procurei entender a força disso e a importância para que todos os membros tenham consciência dessa necessidade.

            Por fim gostaria de citar alguns trechos da Bíblia que realmente me encantaram. Não irei comentá-los pois não me julgo ainda capaz de aprofundar nesses assuntos mas, com os esclarecimentos do amigo Ciro e do Pastor Luciano, nas aulas de domingo, pude compreendê-los melhor:

"Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida que tiverdes medido vos hão de medir a vós." (Mateus 7: 1-2).

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados os que choram porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós". (Sermão da Montanha - Mateus 5:3-12).

"E, lançando mão de uma criança, pô-la no meio deles e, tomando-a nos seus braços, disse lhes: Qualquer que receber uma destas crianças em meu nome a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber recebe não a mim, mas ao que me enviou" (Marcos 9:36-37).

"Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele". (Palavras de Jesus para os discípulos na Judéia - Marcos 10-14:15).

            E, por fim, as últimas palavras ditas por Jesus na Terra para os onze apóstolos, após a ressurreição: "Ide por todo  o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão". (Marcos 16:15-18).

            Um abraço e fiquem com Deus!

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI