Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 05.12.2004 -

AUTOMOBILISMO
Principais fatos da semana 

- Jenson Button foi eleito o Piloto do Ano pelos leitores da revista "Autosport", e a situação deixou o piloto um pouco constrangido. Até porque, embora tenha dado contribuição decisiva para a ascensão da BAR, não venceu nenhuma corrida — contra 13, de um total de 18, ganhas pelo campeão Michael Schumacher.

            "Fico um pouco envergonhado porque Michael venceu muitas corridas e nos destruiu no campeonato", declarou o inglês. No ano passado, o alemão, que também levantou o título, não agradou os assinantes da publicação britânica, também: Juan Pablo Montoya foi o mais votado.

            Outros pilotos que foram premiados pela "Autosport": Sébastien Loeb, campeão do WRC (Mundial de Rali) — a Citroën, sua equipe, levou o troféu de melhor carro —; A.J. Allmendinger, americano que disputou a temporada da F-Mundial, foi eleito a revelação do ano; e Paul di Resta, primo de Dario Franchitti, o melhor jovem piloto.

- David Coulthard declarou neste sábado (4) em entrevista à BBC que a agonia de ficar sem guiar um carro de F-1 pode acabar na próxima semana. O escocês apontou que está próximo de um contrato com a Red Bull.

            "Não posso dizer hoje que eu vou guiar pela Red Bull, mas talvez em poucos dias, poderei dizer isso", carimbou o piloto que passou as últimas nove temporadas na McLaren. "Minha motivação e gosto pelas corridas são absolutas e apesar dos desapontamentos que tive nos últimos dois anos, ainda quero competir", completou.

            Coulthard, se confirmado, deve formar parceria com Christian Klien, pupilo de Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, que já afirmou que o austríaco merece um segundo ano na F-1. Outro que disputa um lugar de titular no "novo" time é o italiano Vitantonio Liuzzi. Nick Heidfeld corre por fora.

- Vencer um heptacampeão mundial de F-1, tido como um dos maiores pilotos da história, e o atual campeão do Mundial de Rali tornou-se o momento mais marcante da carreira de Heikki Kovalainen. Assim que ele bateu Michael Schumacher, desceu da Ferrari 360 que guiava, subiu no capô e ergueu as mãos. A mesma euforia foi vista quando ganhou o duelo final com Sébastien Loeb, na Corrida dos Campeões disputada neste sábado (4) em Paris.

            Kovalainen é membro do RDD (Renault Development Driver), do qual também faz parte o brasileiro Lucas di Grassi. Com 23 anos, o finlandês conquistou nesta temporada o campeonato da Super Nissan. "Mal posso acreditar, especialmente pelo fato de ter batido o campeão de rali em um carro de rali!", exclamou o piloto. "Incrível! E não é todo dia que você tem a chance de bater Michael Schumacher. Foi um grande momento", completou.

            Na final por nações, Kovalainen levou a Finlândia a disputar com o time A da França. Seu compatriota Marcus Gronholm perdeu os dois duelos contra Loeb. Heikki venceu os dois primeiros contra Alesi. Na "neguinha", o astro da noite tinha vantagem, mas um problema mecânico impediu de obter mais um triunfo.

Fórmula Truck - Autódromo lotado

Acidente do Caminhão Mercedes de Leando Totti na reta da ponte - 05.12.2004            Com o Autódromo de Brasília completamente lotado e com um quarto lugar na última etapa disputada neste domingo (5) em Brasília, o pernambucano Beto Monteiro conseguiu seu primeiro título na F-Truck. A prova foi vencida de ponta a ponta por Renato Martins.

            O paranaense Wellington Cirino, que chegou à capital federal como líder, abandonou a corrida ainda na primeira volta, por conta da quebra do motor de seu Mercedes. Ficou com o vice-campeonato. O vazamento do óleo na pista provocou a primeira intervenção do pace-truck. A segunda foi verificada na oitava volta, quando Jonatas Borlenghi, então segundo colocado, rodou e deixou seu Volkswagen parado em posição perigosa.

            O acidente mais grave da corrida aconteceu na 18ª volta. Leandro Totti saiu da pista e bateu violentamente na proteção de pneus. Motor, caixa de câmbio e eixo dianteiro se desprenderam de seu Ford. Apesar da imagem impressionante que a batida proporcionou, o piloto saiu ileso da cabine, momentos antes de seu caminhão ser consumido pelas chamas. O paranaense foi atendido pela equipe médica da F-Truck e liberado poucos minutos depois.

            Geraldo Piquet, segundo no grid, recuperou a posição com o abandono de Borlenghi e a manteve até o final da corrida. O brasiliense da Mercedes-Benz confirmou seu melhor resultado na categoria. O terceiro colocado na prova foi o paulista Roberval Andrade, da Scania, que confirmou a mesma posição na tabela de pontos definitiva. Martins, com sua 24ª vitória na categoria, tomou de Borlenghi o quarto lugar na classificação do campeonato. Final em Brasília: 1) Renato Martins (SP/RM Competições/Volkswagen), 27 voltas; 2) Geraldo Piquet (DF/ABF Competições/Mercedes); 3) Roberval Andrade (SP/M.A. Motorsport/Scania); 4) Beto Monteiro (PE/Fogaça Motorsport/Ford); 5) Beto Napolitano (SP/RM Competições/Volkswagen); 6) Djalma Fogaça (SP/Fogaça Motorsport/Ford); 7) José Cangueiro (SP/ABF Competições/Mercedes); 8) Pedro Muffato (PR/M.A. Motorsport/Scania); 9) Jorge Fleck (RS/ABF Competições/Volvo); e 10) Fabiano Brito (PR/ABF Competições/Volvo). Campeonato (final): 1) Beto Monteiro, 129 pontos; 2) Wellington Cirino, 120; 3) Roberval Andrade, 117; 4) Renato Martins, 105; 5) Jonatas Borlenghi, 100; 6) Djalma Fogaça, 62; 7) Leandro Totti, 54; 8) Geraldo Piquet, 49; 9) Vignaldo Fízio, 38; 10) Jorge Fleck, 31; 11) Beto Napolitano, 27; 12) Fred Marinelli, 24; 13) Eduardo Fráguas, 20; 14) Débora Rodrigues, 17; 15) Fabiano Brito, 15; 16) Pedro Muffato, 9; 17) José Cangueiro, 7; 18) Diumar Bueno, 5; 19) Fabiano Sperafico, 3; 20) Tiago Grison, 2;e 21) Luiz Carlos Zappelini, 1.

Futebol - Brasileirão na reta final

            A duas rodadas do término do Campeonato Brasileiro, os torcedores de Flamengo, Vasco e Botafogo estão atentos apenas na parte de baixo da tabela. As três equipes estão ameaçadas de rebaixamento para a Série B do Nacional, mas suas atuações nos últimos jogos terá reflexo entre os líderes do campeonato.

            As três equipes que ainda têm chance de ser campeãs - Atlético-PR, Santos e São Paulo - enfrentam nas últimas rodadas ao menos um dos cariocas ameaçados. No próximo domingo, 12 de dezembro, o Atlético-PR desafia o Vasco e o São Paulo recebe o Flamengo. Na última rodada, no dia 19 de dezembro, o Santos joga contra o Vasco e o Atlético-PR tem o Botafogo pela frente.

            Derrotado pelo Corinthians no sábado, o Vasco tem 51 pontos na tabela e, entre os três cariocas, é o que corre menos risco. O Flamengo, depois do empate por 0 a 0 com o Coritiba neste domingo, tem 50 pontos e vive uma crise em seu elenco. O Botafogo também tem 50 pontos e esteve ameaçado durante todo o Brasileiro. A equipe, que disputou a segunda divisão no ano passado, demorou para sair da lanterna e da zona de rebaixamento.

            Veja a classificação e todos os resultados: CLIQUE AQUI.

Mundial de Futsal - Brasil termina inviscto

            Depois de perder a chance de disputar o hexacampeonato ao ser derrotado na sexta-feira pelos espanhóis, o Brasil venceu a Argentina por 7 a 4 e ficou com o terceiro lugar no Mundial de futsal, realizado em Taiwan. A equipe brasileira sai da competição invicta, já que o revés para a Espanha foi nos pênaltis, após empate no tempo normal e na prorrogação. Nas outras seis partidas que disputou, a Seleção bateu Austrália, Tailândia, República Checa, Ucrânia, Argentina e EUA.

            Responsável pela eliminação do Brasil nas semifinais, a Espanha conquistou na manhã deste domingo (05) o bicampeonato mundial de futsal, em Taiwan, ao derrotar a Itália por 2 a 1 na decisão. Assim, a classificação ficou: 1) Espanha; 2) Itália; 3) Brasil; e 4) Argentina.

Brasil domina prêmios

            Com 13 gols em oito partidas, Falcão ganhou a "Chuteira de Ouro" do Mundial, por ter terminado como o principal artilheiro, e ainda faturou a "Bola de Ouro", por ter sido eleito o melhor jogador da competição. O também brasileiro Índio, com 10 gols no torneio, ganhou a "Chuteira de Prata". O prêmio de bronze ficou com o espanhol Marcelo, com nove gols.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI