Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M E D I C I N A     E     S A Ú D E

Clique abaixo e veja assuntos ligados à medicina e saúde no Portal Brasil:

Alergia & Ácaros     -     Azeite de oliva     -     Câncer     -     Cólera     -     Doença de Parkinson     -     Hepatite A, B e C     -     Medicina Infantil
Metabolismo turbinado     
    Pressão arterial     -     Rinite    
-     Saúde Bucal (escovação)     -     Tireóide
Principais doenças: (causas, manifestações, tratamentos e sintomas)



Alcoolismo ; Alergia ; Alzheimer ; Anorexia E Bulimia ; Asma ; Botulismo ; Bronquite Aguda ; Câncer ; Câncer de mama ; Câncer de Próstata ; Catarata ; Cistite ; Colesterol ; Dengue ; Depressão ; Diabetes ; Diarréia ; Ejaculação Precoce ; Esclerose múltipla ; Faringite ; Febre reumática ; Fluxo genital ; Glaucoma ; Gripe ; Hepatite viral ; Hipertensão ; Hipotireoidismo ; HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) ; Impotência ; Infecção urinária ; Leucemia ; Meningite ; Obesidade ; Osteoporose ; Parkinson ; Prostatite ; Resfriado ; Sarampo ; Sífilis ; Síndrome da Morte Súbita ; Sinusite ; Tétano.

FRUTAS, ALIMENTOS PERFEITOS - Uma reportagem completa sobre "como consumir frutas"==> CLIQUE AQUI
"ENTENDENDO" A
PRESSÃO ALTA - Por RH Vida (em PowerPoint) ==> CLIQUE AQUI
- Aguarde alguns segundos... (386,5 kb)
"ENTENDENDO" O DIABETES - Por RH Vida (em PowerPoint) ==>
CLIQUE AQUI - Aguarde alguns segundos... (531,9 kb)

APOSTILA TÉCNICA SOBRE MICOSES - Por Universidade de São Paulo (em ".pdf" - Acrobat Reader) ==> CLIQUE AQUI
(3.427 kb)
ARTIGO ESPECIAL SOBRE DEPRESSÃO (Neurologista, Dr. Paulo Mendonça) ==> CLIQUE AQUI

MATÉRIA: Jante bem e perca peso!, por Carla Duarte ==> CLIQUE AQUI

Se você perdeu a bula de um medicamento ou não está entendendo o texto, visite esse site: http://e-bulas.bvs.br/cp.php
 Lá você encontrará bulas de todos os medicamentos disponíveis no mercado, sendo que há duas versões:
para leigos numa linguagem de fácil entendimento e para profissionais de saúde, com detalhamento das substâncias e palavras técnicas.

Consulta de remédios em todo o país, com fabricantes, informações e preços ==> CLIQUE AQUI

MANUAL MÉDICO PARA A FAMÍLIA

            O Manual demorou 5 anos para ser escrito e contou com o concurso de 200 especialistas. "Em 1899 foi publicado O Manual Merck de diagnóstico e terapêutica; a esta primeira edição seguiram-se muitas outras e hoje em dia é o livro de referência médica mais utilizado pelos profissionais de todo o mundo. Com a mesma exigência de qualidade e rigor, duzentos especialistas de prestígio reconhecido dedicaram cinco longos anos de trabalho à criação do Manual Merck. Saúde para a família. Alcançaram sem dúvida os seus propósitos, porque o manual que o leitor pode ter hoje nas suas mãos torna inteligível para todos o que anteriormente só estava ao alcance do médico.

            A  "Merck Sharp & Dohme" tem traduzidas em 18 línguas diferentes a sua obra "Saúde para a Família". Graças às suas características de texto conciso, de rigor, e de facilidade de consulta, obteve o statuts de obra de referência. Agora, já acessível em português (de Portugal) e gratuitamente (Manual Merck de Saúde para a  Família) no site:

www.manualmerck.net


LINKS DE MEDICINA

Conselho Federal de Medicina ==> Clique aqui
Associação Médica Brasileira (AMB) ==>
Clique aqui
Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA) ==>
Clique aqui
Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) ==>
Clique aqui
Associação Médica de Brasília (AMBr) ==> Clique aqui

Associação Médica do Espírito Santo (AMES) ==> Clique aqui
Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) ==>
Clique aqui
Associação Médica do Paraná (AMP) ==> Clique aqui
Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ==>
Clique aqui
Especial: Vultos da Medicina Baiana ==>
Clique aqui


MEDICINA ALTERNATIVA
Dicas de Saúde

            O maior desafio da medicina alternativa é conscientizar o mundo de que a mesa mata mais do que a guerra. Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que a adoção do estilo de vida saudável ajuda a prevenir e a combater doenças. Infelizmente, poucas pessoas têm disposição para mudar os hábitos alimentares e exercitar-se, em acordo com a boa norma de saúde.

            Sabe-se que a diminuição do consumo de gorduras de origem animal reduz em 30% o risco de doenças cardíacas. Comparada às causas de morte em todas as idades, a parada cardíaca é mais letal do que o câncer, a malária e a tuberculose. Em números absolutos, os acidentes de trânsito, as armas de fogo e os atropelamentos matam menos do que as doenças do coração. Na maioria das “mortes naturais”, indica-se a parada cardíaca como causa do falecimento. Na verdade, sozinho, raramente o coração é culpado da morte, mas sim a degeneração geral dos órgãos, minados pela ação do tempo.

            O cuidado com o coração deve interessar principalmente a pessoas com idade entre  quarenta e cinqüenta e oito anos. Estatisticamente, esta é a fase mais vulnerável da vida. Diz o ditado que “a vida começa aos quarenta”. Infelizmente, para muitas pessoas, a época marca o início dos problemas coronários. O organismo humano desenvolve uma teia de vasos sanguíneos auxiliares que entram em operação assim que uma veia coronária se entope. Porém, este recurso desenvolve-se plenamente somente após os cinqüenta anos, razão pela qual, em pessoas jovens, os ataques cardíacos costumam ser fulminantes.

Consumo de frituras: 

            Sabe-se que o óleo quente, em ebulição, altera as características químicas e orgânicas no alimento que é mergulhado nele. Na dieta moderna, a concentração calórica de alimentos encharcados em óleo tiram o lugar das hortaliças, frutas e cereais in natura. Enquanto o óleo borbulha na frigideira, ele sofre mudanças químicas que o transformam em bomba dietética.

            Os triglicerídios, importantes constituintes de óleos e gorduras, são desmembrados pelo calor em glicerol e ácidos graxos. O glicerol continua sofrendo a ação do calor, provocando a desidratação da molécula. Este processo de perda de água forma uma substância chamada acroleína, que é potencialmente cancerígena. A acroleína destrói as fibras elásticas, e irrita as mucosas gastrintestinal e nasal.

            Entre as maiores vítimas da acroleína, estão as artérias. As fibras elásticas, que conferem firmeza, elasticidade e higidez à parede arterial, são destruídas sistematicamente.

            O resultado é a degeneração e envelhecimento precoce. Esta questão deveria merecer toda a atenção das pessoas, pois as artérias são o conduto da vida. Elas atuam como segundo coração, impulsionam o sangue por meio da elasticidade que as caracteriza. Porém, a destruição das fibras elásticas diminui, pouco a pouco, esta capacidade.

            Quando o funcionamento delas é comprometido, todo o organismo sofre as conseqüências. O fornecimento inadequado de sangue favorece a degeneração orgânica, diminui a vitalidade e reduz o tempo de vida.

            Além de danificar as artérias, a acroleína acelera o enrugamento e envelhecimento da pele. Não há dúvida de que, sem fritura, a vida é mais agradável. Pessoas que aspiram conservar a pele jovem por mais tempo devem recusar frituras. O óleo reutilizado, que é aquecido sucessivamente, tem efeito mais danoso sobre o organismo. A formação de acroleína e a decomposição da gordura ocorrem de forma mais acentuada.

            Está comprovado que o consumo de gordura, carne vermelha e laticínios tem relação direta com a incidência de câncer de próstata, intestino e mama. Nos Estados Unidos, país conhecido como a “terra da gordura”, a cada quatorze minutos o câncer de próstata faz uma vítima. A concentração de gordura dos alimentos acelera o aparecimento de tumores.

            Carnes vermelhas, leites e derivados ativam a produção do hormônio testosterona que, em excesso, intensifica o desenvolvimento das células prostáticas, aumentando consideravelmente o risco de câncer.

            Entre as mulheres, de cada dez diagnósticos de câncer de mama, nove ocorrem em pessoas com hábitos insalubres. Dieta rica em gordura, excesso de peso e vida sedentária são apontados como as principais causas de enfermidades hormonais femininas.

Alimentação natural:

            Quanto mais natural a alimentação, melhor. Esta é a conclusão da maioria dos cientistas, nutricionistas, médicos e pesquisadores honestos, que não deixam de apontar a relação cristalina existente entre a dieta moderna e as doenças terríveis que assolam a humanidade.

            Há de se observar que em 1910 a doença coronária era raridade médica. Atualmente é enfermidade que mais mata no mundo. No Brasil, a cada dois minutos, uma pessoa é vitimada por problemas cardíacos. São centenas de milhares de mortes ao ano!!!

Sal: o perigo branco

            O consumo de sal no Brasil é considerado abusivo e perigoso. O consumo per capita chega a doze gramas diários, um absurdo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, o consumo individual não deve exceder a dois gramas diários.

            Entre as conseqüências do consumo de sal, estão a retenção de líquido, aumento do volume de sangue nas artérias e elevação da pressão arterial.

            A alimentação moderna torna-se mais letal por agir em ambiente de ignorância coletiva. Poucas pessoas têm noção dos riscos ligados à dieta atual, e cometem suicídio lento, garfada após garfada.


Sites sobre medicina e saúde:

www.sbcp.org/index_br.html - Quem pretende fazer algum tipo de cirurgia plástica deve visitar esse site. Existe um sistema de busca de cirurgião por cidade e estado e uma série de respostas para as dúvidas mais comuns. (Português).

www.plasticsurgery.org - Sobre cirurgia plástica, implante de seios, cicatrizes e novidades. Página mantida pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. (Em inglês).

www.prevention.com - Revista americana sobre saúde e nutrição. Todas as seções com reportagens e testes, dicas de como montar uma dieta, além da indicação de uma vitamina específica para você (Vitamin Dispenser) - Em inglês.

www.hisandhermedicine.com - Aqui os médicos ligados à Universidade de Columbia, falam sobre tratamentos diferenciados por sexo e todas as seções (nutrição, estresse, exercícios e saúde) são tratadas dessa forma. Em inglês.

www.novamente.org.br - Site criado pelo psicanalista Magno Machado Dias, sobre psicologia e psicanálise. Português.

www.parabola.com.br - A educadora Marisa Mello Martins, criou um site que denuncia a exploração infantil. Organização não-governamental criada por ela e seu marido em 1992, mantém mais de 30 crianças. Em português.

Você sabia?

            Que copos  descartáveis liberam substância nociva ao homem quando aquecidos? Que o café causa estresse e aumenta a pressão arterial, muita gente já sabe, mas o hábito de tomar cafezinhos durante o expediente esconde um outro mal: aquecido, o  plástico dos copinhos descartáveis libera uma substância química semelhante ao hormônio feminino, o xenoestrogênio.

            Ao entrar no organismo junto  com a bebida, o xenoestrogênio ocupa os receptores desse hormônio, aumentando a chance de as mulheres terem câncer de mama ou útero. Já os homens ficam mais predispostos ao câncer de próstata, à infertilidade e à diminuição do número de espermatozóides.

            "Estamos o tempo todo  expostos ao xenoestrongênio, que é liberado por todos os  derivados de petróleo. Por isso, devemos evitar os copos plásticos para o café", alerta a médica ortomolecular Tâmara Mazaracki. Usar  vasilhas plásticas no microondas é contra-indicado. O copinho descartável não é o único material a liberar o xenoestrogênio, mas torna-se uma das principais fontes, na medida em que o cafezinho costuma ser ingerido várias vezes ao dia. "As vasilhas plásticas que são levadas ao microondas e qualquer material que contenha derivados de petróleo, ao serem aquecidos, também liberam xenoestrogênios", adverte a Dra. Tâmara.

            Ela diz que ambientes novos, com carpete e pisos colados também são grandes  emissores de xenoestrogênios. "As pessoas vão se envenenando aos poucos. Devemos mudar nossos hábitos, tomando café em xícara de louça ou vidro. O mesmo vale quando usarmos o microondas".                      


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI