Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 26.12.2004 -

AUTOMOBILISMO
Principais fatos da semana

- Com a confirmação de Christijan Albers na Minardi, a F-1 tem cinco vagas indefinidas para 2005. Duas delas são disputadas entre dois pilotos. O lugar mais importante é o da Williams, que deve ser anunciado dia 7 de janeiro, no Bahrein. Antonio Pizzonia e Nick Heidfeld são os candidatos à vaga. Na Red Bull, Christian Klien é favorito na briga com o italiano Vitantonio Liuzzi. E quem aparecer com uma gorda conta bancária ou um patrocinador de peso leva os lugares que restam na Jordan e na Minardi. Confira o que já está definido para 2005: Ferrari - Michael Schumacher; Rubens Barrichello. BAR-Honda - Jenson Button; Takuma Sato. Renault - Fernando Alonso; Giancarlo Fisichella. Williams-BMW - Mark Webber. McLaren-Mercedes - Kimi Raikkonen; Juan Pablo Montoya. Sauber-Petronas - Jacques Villeneuve; Felipe Massa. Red Bull-Cosworth - David Coulthard. Toyota - Jarno Trulli; Ralf Schumacher. Minardi-Cosworth - Christijan Albers.

- Segundo o site "F1 Racing", Jeffrey van Hooydonk tem grandes chances de ser o terceiro piloto da Minardi na próxima temporada. O piloto belga realizou um teste com a equipe em Misano e desde então tem mantido contato freqüente com os dirigentes da equipe.

"Nosso contato com (Paul) Stoodart (dono da Minardi) é muito bom. Estamos trabalhando para garantir o terceiro carro, mas nada foi assinado. Estamos fazendo tudo para um contrato de dois anos que seja para piloto de testes em 2005 e titular em 2006", afirmou o pai do piloto.

Hooydonk tem 27 anos e disputou 33 corridas na F-3000 Internacional entre as temporadas de 1999 e 2004. Marcou 23 pontos e teve como melhores resultados dois quartos lugares (França-99 e Espanha-2000).

- Depois de comprar a Cosworth, Kevin Kalkhoven e Gerry Forsythe, sócios na Fórmula Mundial, tornaram-se proprietários também da Pi electronics, o último vínculo da Ford com a F-1. O anúncio foi feito pela montadora norte-americana, que abandonou o barco no fim do Campeonato Mundial de 2004 e agora não tem mais qualquer laço com a categoria.

            Em 1987, Tony Purnell, hoje chefe da Red Bull, fundou a Pi Research, com o objetivo de fornecer componentes eletrônicos para equipes e fabricantes de carros de corrida. Em 2000, a Ford comprou a empresa, que esteve envolvida na F-1, Nascar, Fórmula Mundial e Mundial de Rali. "Foi um passo lógico para nós, seguindo a compra da Cosworth", disse Kalkhoven. "A eletrônica é importante no automobilismo e na indústria automotiva e o grupo Pi será uma parte importante de nossos negócios."

- Cacá Bueno completou na última semana seus primeiros dois dias de testes com um carro da Nascar. O vice-campeão da Stock Car completou 520 voltas no oval de 732 metros de Asheboro, na Carolina do Norte, e conseguiu marcar 17s0 na melhor passagem, 0s2 mais rápido que Ron Rornaday, campeão de 2003 da Busch Series, espécie de segunda divisão.

            Bueno guiou pela Richard Childress, equipe que tem como pilotos Kevin Harvick, Dave Blaney, Johnny Sauter e Robby Gordon. Na terça-feira (21) foram 310 voltas com o carro laranja da Chevrolet e no dia seguinte outras 210. "Foi uma grande experiência, gostei muito mesmo e o carro é bom de dirigir", disse Cacá, que deveria iniciar os testes um dia antes, mas o frio de 7ºC negativos impediu a realização do treino.

            Comandada por Richard Childress, com 35 anos de Nascar, a equipe pela qual testou Bueno foi a primeira a conquistar títulos nas três divisões da categoria (principal, Busch Series e Truck Series) e já soma mais de 125 vitórias. De acordo com a assessoria do piloto, é possível que Cacá, segundo brasileiro a guiar um carro da categoria - o primeiro foi Christian Fittipaldi -, dispute pelo menos uma corrida na temporada 2005.

- A convite do Vaticano, Hélio Castroneves participou na última semana do sétimo "Congress of Circus Workers", uma série de palestras sobre a fé no mundo do entretenimento. O piloto brasileiro falou para mais de cem padres e bispos sobre a religião no mundo esportivo e ainda teve a chance de conhecer o Papa João Paulo II.

"Eu me sinto muito abençoado em ter tido a oportunidade de conhecer o Papa. Estar naquele lugar, naquele momento, foi uma das experiências mais incríveis que eu já vivi", disse Castroneves. "Por uns minutos conversamos em português, ele colocou a mão na minha testa e me abençoou. Sou um privilegiado em ter feito parte desse evento."

São Silvestre

            Os 15 mil participantes da tradicional corrida de São Silvestre já podem retirar no Ginásio do Ibirapuera o kit para a prova do dia 31 deste mês, em São Paulo. O ginásio fica na Rua Manoel da Nóbrega, 1371, e estará aberto aos atletas de hoje até quinta-feira, das 10 às 18h.

            O kit contém o número de inscrição, um manual e a camiseta de corrida, além de um chip que é colocado no tênis para marcar o tempo do participante. O chip é testado no momento da retirada. A prova feminina da São Silvestre tem início às 15h15 do dia 31, e a masculina, às 17h. A largada acontece na Avenida Paulista, em frente ao Masp.

Surfe

            Os havaianos fizeram a festa pelo terceiro ano consecutivo no encerramento da temporada em Banzai Pipeline. Desta vez não foi por Andy Irons, mas pela decisão do Rip Curl Pro Pipeline Masters 100% formada por surfistas locais, com todos os finalistas comemorando alguma conquista nas ondas fantásticas de 2,5 metros de altura do domingo (19/dez). O convidado da Equipe Rip Curl, Jamie O’Brien, 21 anos, foi o mestre dos tubos na grande final e faturou o prêmio máximo de 30.000 dólares. O veterano Sunny Garcia, 34, terminou em segundo lugar e confirmou seu sexto título na Tríplice Coroa Havaiana. E o terceiro e quarto colocados, Kalani Robb e Bruce Irons, respectivamente, garantiram suas permanências na elite do surfe mundial.

            O pernambucano Paulo Moura representou muito bem o Brasil e só foi barrado nas semifinais, conquistando um brilhante quinto lugar nos tubos de Banzai Pipeline. Porém, seu conterrâneo Bernardo Pigmeu acabou ficando de fora da lista dos 15 que sobem pelo WQS e apenas seis brasileiros vão disputar o ASP World Championship Tour 2005.

            Sua saída foi devido ao quarto lugar de Bruce Irons, que levou o havaiano para dividir o posto de melhor estreante da temporada com o carioca Raoni Monteiro na 23a. colocação do ranking. Com isso, tirou Richard Lovett do grupo dos 27 que são mantidos na elite mundial pelo WCT e o australiano precisou usar a vaga garantida com a nona posição no WQS, derrubando o pernambucano Bernardo Pigmeu do último lugar que ocupava na lista dos 15 que sobem pela divisão de acesso.

Rapidinhas....

- Fórmula 1: A mudança no regulamento de motores deve permitir à BMW fornecer motores para outra equipe além da Williams a partir da temporada 2006, quando começarão a ser usados os propulsores V8 de 2,4 litros. A afirmação foi feita pelo diretor-esportivo da montadora, Mario Theissen.

- As fortes nevascas que atingem o norte da Espanha podem atrasar o início do Rali Dakar, que tem largada prevista para o dia 31 deste mês, em Barcelona. Dezenas de estradas no país foram fechadas devido à alta quantidade de neve e a organização teme que haja atraso na chegada dos carros à cidade catalã.

- O técnico Bernardinho ainda não selou sua permanência na Seleção Brasileira masculina de vôlei, mas já começa a planejar uma nova era. A renovação do contrato deve ser acertada nas próximas semanas e, segundo ele, haverá um difícil caminho a seguir após o ouro olímpico. Fora das quadras, o treinador também se prepara para um novo desafio. Vai lançar um livro em 2005 e pretende, daqui a um ano, ter um novo filho com sua esposa, a levantadora Fernanda Venturini.

- Depois do grande sucesso da primeira edição, realizada em janeiro de 2004, a 2ª. Volta Internacional do Estado de São Paulo de Ciclismo está confirmada para janeiro de 2005, reunindo os melhores atletas do país e convidados do exterior. A competição será aberta com o prólogo, no dia 16, em São Paulo, e prossegue até o dia 23, depois da disputa de nove etapas.

- O Brasil 1 pode ser o primeiro projeto verde-amarelo na Volvo Ocean Race, mas nem por isso faltará experiência aos brasileiros na mais tradicional regata de volta ao mundo. Um dos mais importantes construtores de barcos do planeta, o neozelandês Chris Mellow está em Indaiatuba há duas semanas, trabalhando com o uruguaio Horácio Carabelli e o paulista Marco Landi na construção do Brasil 1.

- O snowboarder brasileiro Riccardo Moruzzi deu início a sua busca pela classificação olímpica (Olimpíadas de Inverno) neste fim de semana, na Copa Europa da modalidade, em San Candido, na Itália. Moruzzi terminou em 42o na prova de slalom paralelo e 45o no slalom paralelo gigante, deixando para trás cerca de 40 atletas de diversos países com tradição no esporte como Itália, Suíça e Áustria.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI