Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 14.02.2004 -

Fórmula 1 - notícias

            - O italiano Giorgio Pantano, que competiu na Fórmula 3000 Internacional em 2003, foi confirmado como o 2° piloto da equipe Jordan na Fórmula 1 em 2004. Ele será companheiro de Nick Heidfeld e, com isso, a Itália fica com 4 pilotos no grid (Pantano, Gianmaria Bruni, Giancarlo Fisichella e Jarno Trulli). Pantano utilizará o carro n° 19 da equipe.

            - Felipe Massa participou ativamente dos testes em Jerez da La Frontera (Espanha) nesta semana e ficou com o 4o. melhor tempo entre os 14 pilotos que lá treinaram no dia 12 (1'17"388) . Massa superou Fisichella em todos os treinos e salientou: "Fizemos bastante quilometragem sem qualquer problema mais sério, testamos diversas regulagens, experimentamos uma grande variedade de compostos dos pneus Bridgestone, enfim, trabalhamos muito". O mais rápido entre todos os que treinaram foi o piloto de testes da Renault, Franck Montagny, com um carro híbrido R23B (1'17"051).

            - Patrick Head, diretor técnico da Williams, disse hoje, que o motivo que levou Juan Pablo Montoya a se decidir pela saída da Williams, foi um discussão após o GP da França, no ano passado. Montoya havia pedido para antecipar sua parada nos boxes, para ganhar vantagem em relação a seu companheiro, Ralf Schumacher, que liderava a prova. Ralf decidiu por antecipar sua parada e continuou na liderança da corrida. Segundo Head, Montoya entendeu que isso foi uma preferência ao alemão.

            "O Juan entendeu incorretamente, que nós havíamos avisamos o Ralf da sua intenção, e por isso chamamos ele uma volta antes. Ele ficou reclamando e atacando a equipe verbalmente pelo rádio, nos dez minutos seguintes", disse Head. "Sei também que a decisão de assinar com a McLaren ocorreu dias após o incidente", falou o inglês.

Giorgio Pantano já no cockpit da Jordan em Jerez de La Frontera, Espanha (13.02.2004).
 

Maurren Magi muda do Brasil

            A saltadora Maurren Higa Magi encontrou uma maneira diferente de se preparar para a Olimpíada de Atenas. A atleta receberá instruções de treinamento por e-mail, já que se mudou para Mônaco, onde irá ficar com o namorado, o piloto de testes da Williams Antonio Pizzonia.

            Mesmo desligada da equipe BM&F Atletismo, Maurren continuará a ser treinada por Nélio Moura, que enviará ciclos de treinamentos de duração de três semanas cada. Em razão de sua mudança, ela perdeu o patrocínio da BM & F. A intenção de Moura é que Maurren atinja a melhor forma em agosto, mês da Olimpíada.

            Maurren, no entanto, não tem presença confirmada em Atenas. A atleta precisa ser inocentada da acusação de doping na Associação Internacional de Federações de Atletismo, em março, e depois disso garantir o índice estabelecido pela Confederação de Atletismo, que é de 6,55 m.

Olimpíadas 2004

            Cerca de 500 representantes dos comitês olímpicos nacionais assistirão de 24 a 29 de fevereiro em Atenas a uma conferência sobre os preparativos dos Jogos Olímpicos, que se celebrarão de 13 a 29 de agosto.

            Durante os dois primeiros dias se concretizarão os pontos que os comitês nacionais abordarão depois na reunião com o Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 27 na capital grega.

            Ao término do mesmo o presidente do COI, Jacques Rogge, comparecerá ante a imprensa para expor o discutido e um dia depois, se realizará em Atenas a reunião do Comitê Executivo deste organismo, que será a primeira do ano 2004.

Motociclismo

            O brasileiro Alexandre Barros, que realizou nesta semana em Sepang, na Malásia, seus primeiros testes com a nova Honda RC211V, moto que guiará na temporada 2004 da MotoGP, fez nesta sexta-feira um balanço dos trabalhos.

            "Para mim, foram dias muito duros, mas estou feliz por voltar a pilotar depois um longo tempo parado (três meses). Estou agora muito cansado. Tive até de usar gelo em meus joelhos para contornar as dores. O importante é que minha confiança está novamente voltando e, apesar de ter de reaprender todos os pontos de referência da nova moto, é uma máquina dócil de se guiar", disse.

            "O acerto também ainda não está o ideal, mas estou evoluindo a cada dia. Meus tempos têm sido consistentes e vão melhorar conforme minha forma física for evoluindo. Os tendões levam um certo tempo para se regenerar e minha meta é estar 100% para a estréia da temporada", completou Barros.

            Agora o brasileiro vai para a Austrália, onde a Honda agendou testes em Phillip Island de 19 a 21 de fevereiro. O calendário será aberto dia 18 de abril com o Grande Prêmio da África do Sul, em Welkom.

Vôlei - Olimpíadas

            Foram oito meses de parceria em que Harley e Franco chegaram perto de realizar um sonho: disputarem a Olimpíada de 2004. Mas o experiente Franco, de 37 anos, deu adeus às remotas chances de ir a Atenas ao aceitar um convite para formar dupla com Tande. Assim, Márcio e Benjamin ficaram com a segunda vaga para os Jogos Olímpicos. A primeira já era de Ricardo e Emanuel, atuais campeões mundiais.

            Com 2.966 pontos no ranking mundial, Márcio e Benjamin precisavam vencer apenas uma das dez etapas do Circuito Mundial até julho para garantirem a vaga, pois 3.020 pontos é o máximo a que Harley e Franco poderiam chegar.

            A improbabilidade de superar Márcio e Benjamin, aliado à boa estrutura oferecida pelo patrocinador de Tande, levou Franco a tomar a decisão de acabar com a dupla. "As nossas chances (de ir à Olimpíada) já eram pequenas. Márcio e Benjamin fizeram uma boa temporada no ano passado", disse Franco, emendando: "Sempre sonhei com um contrato de patrocínio que me desse tranqüilidade."

            Segundo o cearense, o convite foi feito por Tande durante o Rei da Praia, no fim de semana passado. Franco já se muda para o Rio de Janeiro no domingo e o anúncio oficial da parceria deve ser feito no início da semana que vem.

            Franco afirmou que a conversa em que comunicou sua decisão a Harley, foi tranqüila. "Sempre deixei claro que teríamos de ser profissionais", defendeu-se.

            Mas seu ex-parceiro discorda: "Não foi tranqüilo. Perguntei a ele se havia alguma negociação na semana passada e ele disse que não. Para ele é fácil falar, eu é que estou sendo prejudicado", disse, fazendo uma acusação. "Pelo voleibol que o Tande tem, ele não precisa oferecer dinheiro para arrumar parceiros. Cada um tem que conquistar seu espaço dentro da quadra e não pegar os pontos dos outros no ranking mundial", afirmou. Foi a segunda vez que um parceiro de Harley o trocou por Tande. Em 2003, Pará fez o mesmo ao receber convite do campeão olímpico.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI