Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 20.06.2004 -

Automobilismo

- Fórmula 1: GP dos Estados Unidos, Indianápolis. Rubens Barrichello voltou a freiar com o pé direito e disse ter sido isso um dos motivos da melhora em sua performance, já que não conseguiu se adaptar perfeitamente à exigência da F2004 onde o piloto freia com o pé esquerdo, como no kart. O certo é que, desde o GP do Canadá, quando isso ocorreu, Rubinho vem melhorando de performance. Durante os treinos para o GP dos Estados Unidos ele brilhou. Nos quatro treinos livres Rubinho liderou, folgadamente, três deles, chegando a virar em 1'093d"- o mais rápido tempo já feito naquela pista. Na pré classificação o brasileiro também liderou com quase 4 décimos de frente para Montoya e na classificação oficial, que define o grid, conquistou a pole-position, 10a em sua carreira. Schumacher, as duas BAR (Sato e Button) e as duas Williams (Montoya e Ralf), nessa ordem, vieram a seguir e conquistaram as seis posições principais no grid. O circuito que é um dos mais antigos do mundo, utilizado desde 1909, utiliza seu traçado misto - construído em 1999 e 2000 - apenas uma vez por ano, na fórmula 1 e utiliza a reta de largada do famoso circuito oval, só que em sentido contrário. E nessa pista chegamos à metade do campeonato. Na corrida a Ferrari dominou novamente. Um forte acidente tirou Ralf Schuamcher da prova e talvéz da próxima etapa. Ainda não se sabe a causa, talvéz um furo no pneu, aliás, o que causou também um acidente com Fernando Alonso no final da reta quando o espanhol ocupava a 3a posição. Destaques ainda para Montoya (largou dos boxes e acabou desclassificado porque trocou de carro a menos de 15 segundos da volta de apresentação, o que é proibido), Olivier Panis - andando sempre entre os líderes e para Jarno Trulli que largou em último. As BAR novamente deram pressão nas Ferraris, com Sato andando sempre imediatamente a frente de Button e fazendo 5 ultrapassagens, algumas espetaculares. Barrichello bem que tentou, sem sucesso, vencer, faltou um pouco de arrojo. Mas andou bem, colado no alemão, liderou algumas voltas e também fez a melhor volta da prova.

- Na Fórmula Mundial (ex-Cart), Sébastien Bourdais comprovou mais uma vez ser mais rápido que o ótimo piloto brasileiro Bruno Junqueira e garantiu a pole. O brasileiro, que havia liderado o grid na 6a feira ficou em 2o comprovando a força da equipe Newman-Haas que ameaça ir também para a IRL em 2005. Na corrida não foi diferente com os pilotos da equipe Newman-Haas disparando e vencendo com folga seguidos por Tracy e Carpentier. O brasileiro ainda lidera, com pouca folga, mas em minha opinião, o favorito é o francês Sebastien Bourdais, o melhor piloto da categoria sem sombra de dúvidas.

- Fórmula 3 inglesa: Esse final de semana foi ruim para os brasileiros. Pelo menos Nelsinho continua liderando. Os resultados das duas etapas disputadas em Castle Combe e a classificação do campeonato ficou assim: Final - Etapa 11: 1) Danny Watts (ING), 20 voltas em 20min08s642; 2) Clivio Piccione (MON), a 2s464; 3) Adam Carroll (IRL), a 5s282; 4) Ernesto Viso (VEN), a 5s750; 5) Álvaro Parente (POR), a 7s193; 6) Will Power (AUS), a 8s105; 7) Nelsinho Piquet (BRA), a 8s331; 8) James Rossiter (ING), a 11s232; 9) Lucas Di Grassi (BRA), a 15s384; e 10) Andrew Thompson (ING), a 18s906. Final - Etapa 12: 1) Álvaro Parente (POR), 20 voltas em 27min55s095; 2) Adam Carroll (IRL), a 0s976; 3) Danny Watts (ING), a 2s042; 4) Clivio Piccione (MON), a 2s510; 5) James Rossiter (ING), a 3s874; 6) Fairuz Fauzy (MAL), a 4s521; 7) Marko Asmer (EST), a 6s827; 8) Lucas Di Grassi (EST), a 8s387; e 9) Karun Chandhok (IND), a 9s643. Classificação: 1) Nelsinho Piquet (BRA), 123 pontos; 2) Adam Carroll (IRL), 118; 3) James Rossiter (ING), 110; 4) Will Power (AUS), 86; 5) Danilo Dirani (BRA), 78; 6) Clivio Piccione (MON), 76; 7) Danny Watts (ING), 68; 8) Ernesto Viso (VEN), 66; 9) Lucas Di Grassi (BRA), 52; e 10) Álvaro Parente (POR), 51.

- Na próxima semana, acompanhe aqui todos os resultados e as classificações nas principais categorias.

Futebol - Brasileirão 2004 e Copa do Brasil

            Esse final de semana aconteceu mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. Os líderes continuam os mesmos:  São Paulo, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense e Internacional. Acompanhe no Portal Brasil a classificação atualizada e os resultados de todos os jogos. CLIQUE AQUI.

            Flamengo e Santo André disputam as finais da Copa do Brasil/2004. O primeiro jogo será no Parque Antártica (estádio do Palmeiras) em São Paulo, nessa quarta-feira e o jogo de volta, no Maracanã, na outra 4a, dia 30. O Flamengo foi bem na Copa do Brasil e, após o objetivo do título, pretende recuperar-se no Campeonato Brasileiro onde está mal colocado.

Vôlei Masculino - Liga Mundial            

            O Brasil continua invicto - único em toda competição. Após ter vencido os dois jogos contra a Grécia, bateu a Espanha e nesse final de semana, venceu também os dois jogos em cima de Portugal - jogos realizados em Campo Grande (MS). Vamos acompanhando nossa equipe que é uma das forças mundiais e esperança de medalha de ouro na Olimpíada. Seus maiores adversários são Itália, Cuba, Sérvia e Montenegro (ex-Iugoslávia) e Estados Unidos.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI