Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C O M P O R T A M E N T O -
16 / outubro / 2005

“Dominar o medo é o início da sabedoria”.     
(Bertrand Russell)     

VÔO 3840
Por Tom Coelho, colunista-titular do Portal Brasil (*)

As nossas primeiras experiências são todas muito peculiares. Algumas frustrantes, outras insípidas, a maioria inesquecíveis.

 

            O episódio se passa no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Estou a caminho de Palmas, capital do Tocantins, com escala em Brasília. O embarque é anunciado nos alto-falantes. Como de hábito, sou um dos últimos a seguir para a ponte que dá acesso à aeronave – procuro distanciamento de filas de qualquer qualidade porque elas me fazem sentir desrespeito no uso do tempo.

 

            Eis que surge no horizonte, um pouco apressados, um casal – mãe e filho. O garoto, contando não mais do que dez anos de idade, apresenta à despachante seu cartão de embarque. Seu e de sua mãe. Pele morena, cabelos muito pretos e muito curtos, seu semblante denota um ar de seriedade, talvez até falta de alegria.

 

            Quando nos aproximamos da porta do avião ouço o jovem dizer à sua atenta companhia:

 

            - Mãe, tô com medo...

 

            Neste instante, compreendo o porquê de cada marca de expressão que contorna sua face. Trata-se de seu primeiro vôo, uma experiência única, quase um rito de passagem.

 

            As nossas primeiras experiências são todas muito peculiares. Algumas frustrantes, outras insípidas, a maioria inesquecíveis. O primeiro dente que cai, a primeira briga, o primeiro beijo. A primeira aprovação num concurso vestibular, com direito a cara pintada e cabelo podado. O primeiro trabalho remunerado e o primeiro dinheiro ganho a partir do próprio esforço.

 

            Rubem Alves disse em uma de suas crônicas: “O prazer é único, não se repete. A alegria repete-se sempre. Basta lembrar”. E, de fato, o sorriso ganha meus lábios quando me remeto à memória de momentos especiais que pude viver.

 

            É curioso como desejamos muitas coisas e lutamos para conquistá-las, negligenciando-as logo em seguida. Faço uma analogia com as crianças que passam um ano inteiro insistindo em determinado brinquedo como presente de aniversário abandonando-o depois de uma hora de diversão. Temos dificuldade de apreciar nossas conquistas...

 

            Também tive, é claro, meu primeiro vôo. Recordo-me do quão impressionado fiquei com a arquitetura do aeroporto, com a engenharia da aeronave, com a eficiência do atendimento, com o cenário vislumbrado através da pequena janela. Hoje, pululando de um avião para outro, o que era admirável virou lugar comum. Uma companhia aérea não me vende transporte, segurança ou serviço de bordo. O que eu compro dela é economia de tempo.

 

            A sorte negou-me o privilégio de sentar-me próximo ao jovem viajante para acompanhar sua ansiedade na decolagem ou sua angústia durante o pouso. A última imagem que registrei foi de sua mãe, máquina fotográfica em punho, fotografando-o na porta da cabine de comando. E seu sorriso contagiante como que declarando ao mundo a transposição de mais um estágio de seu crescimento: agora, ele também pode voar.

 

            Queria eu que todos os sorrisos fossem expressivos como aquele. E que todos os nossos medos pudessem ser como o que ele sentiu ao se aproximar do avião: medo que desafia, mas não paralisa; medo que se enfrenta e se supera.

Tom Coelho
Matéria da 2ª quinzena de outubro / 2005


(*) Tom Coelho, com graduação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP e especialização em Marketing pela MMS/SP e em Qualidade de Vida no Trabalho pela FIA/USP, é empresário, consultor, escritor e palestrante, Diretor da Infinity Consulting, Diretor do Simb/Abrinq e Membro Executivo do NJE/Fiesp. Contatos através do e-mail [email protected]. Visite www.tomcoelho.com.br.


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI