Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
09 / janeiro / 2005

AUTOMOBILISMO
Principais fatos da semana

- Ao contrário do que vinha fazendo nos últimos anos, a Sauber não usará câmbio Ferrari nesse ano. Do time italiano a equipe comprará somente os motores. O câmbio do C24, carro que na sexta-feira (14) vai à pista pela primeira vez, foi projetado e fabricado na sede da Sauber, em Hinwil, perto de Zurique, Suíça.

            A decisão é mais um ponto de afastamento entre as duas equipes. A Sauber, que já foi quase um time satélite da Ferrari, tem tomado posições em sentido oposto às dos italianos desde o fim do ano passado, quando assinou uma carta de intenções pela redução de testes. Com o casamento abalado, já se especulou inclusive que a Ferrari deixaria de fornecer motores à equipoe suíça - contrato termina em 2006. Além disso a Sauber utilizará pneus Michelin (e a Ferrari o Bridgestone) o que dificultará também na troca de informações para acertos de chassis.

- Sem qualquer solenidade especial, já que a apresentação do C24-01 foi cancelada em respeito às vítimas do maremoto da Ásia, a Sauber iniciará nesta semana os testes com o carro da temporada 2005. Felipe Massa guiará o modelo em Valência por dois dias a partir de sexta-feira (14) e no domingo passará o único chassi já finalizado para Jacques Villeneuve.

            "O carro é bem diferente em relação ao do ano passado. Poderíamos ter seguido o mesmo caminho do C23, mas preferimos partir para um projeto diferente. O C24 é o primeiro carro da Sauber com aerodinâmica integralmente testada no novo túnel de vento", falou Massa.

            Massa explicou que na primeira bateria de testes o objetivo não será conseguir bons tempos. "Vamos checar todos os componentes", contou. "Se o carro não apresentar nenhum problema, vamos procurar completar o máximo possível de quilometragem para verificar a resistência. Se tudo funcionar como o planejado, a partir dos testes da próxima semana em Barcelona é que começaremos a mexer no acerto", concluiu Felipe.

- Em um comunicado de somente duas linhas enviado à imprensa na manhã desta segunda-feira (10), a BAR informou que foi completado o processo que tornou a Honda proprietária de 45% da equipe inglesa.

            A nota informa que o time, uma das surpresas da última temporada do Mundial, pertence agora à BARH Limited, uma nova joint venture com participação de 55% da British American Tobacco (BAT) e 45% da Honda.

- Michel Jourdain Jr. vai deixar a Fórmula Mundial e disputar a Nascar a partir da temporada 2005. O anúncio foi feito pelo próprio piloto, um dos maiores ídolos do esporte mexicano. Jourdain Jr. vai guiar pela equipe PPC na Busch Series, uma espécie de segunda divisão da categoria.

            "Participar de um campeonato da Nascar é algo que eu perseguia há algum tempo, estarei em uma equipe grande, cercado de pessoas experientes", falou Jourdain Jr. O mexicano, que largou uma vez na pole e venceu duas provas em 152 disputadas, é a segunda estrela da Fórmula Mundial a deixar a categoria desde o fim da última temporada. O canadense Patrick Carpentier vai guiar pela equipe Cheever e será companheiro de Alex Barron.

Rally Paris - Dacar

1- Conhecido como "Rali da Morte", o Rali Dakar vai exigir mais dos pilotos do que das máquinas em 2005. A prova mais famosa da categoria em todo o mundo foi modificada para premiar a habilidade dos participantes ao invés da performance dos veículos. A 27ª edição do Rali Dakar teve o itinerário de assistências aos veículos diminuído em aproximadamente 40%, o que promete dificultar ainda mais a vida dos pilotos.

            A prova de 2005 tem duas etapas a menos do que a anterior. No total, o trajeto tem 8.956 km (5.431 km de especial cronometrados). Cinco países fazem parte do percurso: Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal. A largada é realizada em Barcelona, na Espanha, no dia 31 de dezembro, e a chegada é em Dacar, no Senegal, no dia 16 de janeiro.

Confira o calendário: 31/12/04 - Barcelona/Barcelona; 01/01/05 - Barcelona/Granada; 02/01/05 - Granada/Rabat; 03/01/05 - Rabat/Agadir; 04/01/05 - Agadir/Smara; 05/01/05 - Smara/Zouérat; 06/01/05 - Zouérat/Tichit; 07/01/05 - Tichit/Tidjikja; 08/01/05 - Tidjikja/Atâr; 09/01/05 - Atâr; 10/01/05 - Atâr/Atâr; 11/01/05 - Atâr/Kiffa; 12/01/05 - Kiffa/Bamako; 13/01/05 - Bamako/Kayes; 14/01/05 - Kayes/Tambacounda; 15/01/05 - Tambacounda/Dacar; e 16/01/05 - Dacar/Dacar.

2- O piloto espanhol José Manuel Pérez morreu, em Alicante, na Espanha. Ele havia sofrido uma grave queda de sua moto, durante a etapa de sexta-feira do Rali Dakar, entre Zquerat e Tichit. Pérez havia sido submetido a uma cirurgia para a retirada do baço, do fígado e de um dos rins, em um hospital de Dakar. Estava previsto que ele fosse transportado para a Espanha no sábado, mas outro acidente do rali atrasou a viagem.

            Na noite deste domingo, ele chegou ao Hospital Geral de Alicante com muita febre e morreu no início da manhã desta segunda. Ele tinha 40 anos e participava do rali pela quinta vez. O corpo de Pérez será transportado para Elche e o enterro deverá acontecer nesta terça-feira.

             O Portal Brasil vai acompanhando e incluirá, como de hábito, o resultado completo e fotos na seção de automobilismo, resultados.

Rapidinhas....

- O bicampeão olímpico e heptacampeão mundial da classe Laser Robert Scheidt ficou com o vice-campeonato do Sul-Americano de Star, a primeira competição disputada no exterior ao lado do proeiro Bruno Prada. Neste domingo, 09, no encerramento da competição, Scheidt e Prada venceram a primeira regata do dia e chegaram em quarto na segunda. Com esses resultados, terminaram com 15 pontos perdidos (com um descarte), contra 8 dos campeões Lars Grael e Marco Lagoa, que tiveram um segundo lugar e uma vitória neste domingo.

- Enquanto está tudo parado na Austrália, aqui no Brasil a ASP South America confirmou mais uma novidade no calendário de 2005. Depois de anunciar uma nova etapa com nível 5 estrelas em junho na Costa do Sauípe, na Bahia, agora é o Equador que também vai estrear no Circuito Mundial WQS neste ano, com um evento de nível 2 estrelas nos dias 25 a 27 de março em Salinas. A outra novidade é a Copa Movistar Pro Peru 2005, primeira etapa do WQS Feminino a ser realizada na América Latina, que vai inaugurar o calendário de provas da ASP South America nos dias 03 a 06 de fevereiro na terra da atual campeã mundial do WCT, Sofia Mulanovich.

- O Brasil 1, primeiro barco brasileiro a disputar a Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo, chega nesta quarta-feira, 12, às 15h, à Internet. Neste momento, entra no ar o portal do Brasil 1, no endereço www.brasil1.com.br, com informações sobre a equipe brasileira e a competição. A agência digital Advice NetBusiness, especializada em planejamento de marketing e relacionamento online, é a responsável pelo projeto.

- Em dezembro o Brasil comprovou sua soberania no World Qualifying Series (WQS) com o inédito bicampeonato mundial consecutivo conquistado pelo catarinense Neco Padaratz no Havaí. Agora, também passou a ter o maior número de títulos na categoria sub-20 da Association of Surfing Professionals (ASP), a entidade máxima do esporte das ondas. Neste sábado, o cearense Pablo Paulino, 19 anos, massacrou seus adversários nas ondas irregulares de 1 metro de altura de North Narrabeen para faturar o troféu de campeão mundial do Billabong World Junior Championships 2004.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI