Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
05 / junho / 2005

AUTOMOBILISMO

- Paul Tracy quebrou a seqüência de vitórias da Newman-Haas na temporada. O canadense chegou à sua 28ª vitória na categoria na tarde deste sábado (4) em Milwaukee, a primeira prova em circuito oval. A. J. Allmendinger e Oriol Serviá, agora companheiro de Sébastien Bourdais, foram ao pódio. Os dois brasileiros que participaram da corrida não foram muito bem. Cristiano da Matta terminou na 11ª colocação, a quatro voltas do líder. Ricardo Sperafico, dez giros atrás, acabou em 14º. O GP em Winsconsin contou com três acidentes: Ryan Hunter-Reay, vencedor no ano passado, bateu logo na quinta volta; os estreantes Andrew Ranger e Bjorn Wirdheim também encontraram o muro. A etapa não teve transmissão ao vivo para o Brasil pela emissora que comprou os direitos, o SporTV. A próxima corrida da F-Mundial acontece em Portland, daqui duas semanas. Bruno Junqueira, que liderava a competição, conforme eu adiantara na coluna da semana passada, acabou que não disputou essa etapa e nem competirá mais em 2005 (operou a coluna após acidente em Indianápolis). Ele cedeu seu lugar a Oriol Servia nessa etapa, mas o espanhol ainda não está confirmado para o restante da temporada apesar da boa corrida. Christian Fittipaldi é um dos cotados para substituir Bruno. Saiba tudo sobre a Fórmula Mundial, CLIQUE AQUI.

- Ameaçado na véspera de sequer largar, depois do violento acidente nos treinos livres do sábado, o Audi DTM TTR da dupla Xandy Negrão-Giuliano Losacco conquistou neste domingo uma fácil vitória nos 500 Km do Rio de Janeiro, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. O esforço da equipe Medley – que trabalhou duro na recuperação do carro durante toda a noite de ontem – acabou recompensado. Sem apresentar qualquer problema mecânico ao longo das 102 voltas, o Audi DTM dos campeões de 2004 só enfrentou resistência do ZF Riley Scott no terço inicial da corrida. Quando o motor do protótipo superaqueceu e levou ao abandono de Alceu Feldmann e Paulo Bonifácio, a máquina alemã não teve mais adversários.

            Sem ter participado do qualifying, o Audi DTM TTR largou na última fila. Mas Xandy Negrão não precisou mais do que meia volta para assumir a liderança. Depois, manteve um animado duelo com o ZF Riley Scott. O protótipo chegou a ocupar a ponta quando os pneus de Xandy começaram a perder performance. Depois da primeira troca de pilotos, no entanto, a corrida praticamente virou apenas uma luta contra o tempo para a equipe Medley. Losacco, que vinha reduzindo a desvantagem, herdou a primeira posição no exato instante em que Feldmann encostou definitivamente nos boxes. A partir de então, Losacco e Xandy, que voltou ao volante nas últimas 25 voltas, só precisaram administrar a prova. Mesmo assim, Xandy ainda estabeleceu a volta mais rápida. Final: 1) Xandy Negrão/Giuliano Losacco (Audi DTM TR), 102 voltas em 3h21min38s822; 2) Eduardo Souza Ramos/Totó Porto (Porsche RS); 3) Paulo Varassin/Lorenzo Varassin/Flávio Machado (Protótipo OCR).

- João Paulo Oliveira ampliou sua liderança na F-3 Japonesa ao vencer as duas etapas do fim de semana em Fuji, válidas pela quarta rodada do campeonato. (O brasileiro largou em 2o lugar em ambas, Yokomizo e Nakajima foram os poles, respectivamente): "Foi um evento muito bonito, com muita festa, onde eu queria mostrar meu serviço e dar uma satisfação ao pessoal da Toyota", declarou o brasileiro. A equipe e a pista pertencem a montadora nipônica. Roberto Streit abandonou a primeira prova e chegou em sétimo na segunda. Na corrida inicial, Oliveira travou uma luta contra seu companheiro, Kazuki Nakajima. "Realizei uma das melhores corridas da minha vida. Assumi a ponta logo na largada e me concentrei o tempo todo para não errar, pois o Nakajima vinha grudado, no meu vácuo", disse. Na outra, disparou na frente. João Paulo tem 125 pontos na competição, 35 a mais que Naoki Yokomizo, o segundo, e 44 à frente de Hideki Mutoh, o terceiro. Final, primeira prova: 1) João Paulo Oliveira (BRA/Tom's), 15 voltas; 2) Kazuki Nakajima (JAP/Tom's); 3) Naoki Yokomizo (JAP/Threebond); 4) Jonny Reid (NZL/Inging); 5) Hideki Mutoh (JAP/M-Tec); e 6) Hideto Yasuoka (JAP/Inging). Final, segunda prova: 1) João Paulo Oliveira (BRA/Tom's), 21 voltas; 2) Kazuki Nakajima (JAP/Tom's); 3) Daisuke Ikeda (JAP/Tom's); 4) Naoki Yokomizo (JAP/Threebond); 5) Hideki Mutoh (JAP/M-Tec); 6) Yasuhiro Takasaki (JAP/Toda); e 7) Roberto Streit (BRA/Inging). Campeonato: 1) João Paulo Oliveira (BRA), 125 pontos; 2) Naoki Yokomizo (JAP), 90; 3) Hideki Mutoh (JAP), 81; 4) Kazuki Nakajima (JAP), 76; 5) Daisuke Ikeda (JAP), 70; 6) Jonny Reid (NZL), 55; e 7) Roberto Streit (BRA), 44.

- Sébastien Loeb alcançou o recorde de vitórias consecutivas no Mundial de Rali neste domingo (5). O atual campeão do WRC venceu a etapa da Turquia e chegou ao quarto triunfo seguido no ano, igualando o recorde de Timo Salonen, conseguido em 1985. Foi a 15ª conquista da carreira do francês, que confessou. "Não me senti ameaçado". Petter Solberg foi em segundo e não deixou que Loeb disparasse mais na liderança do campeonato. A diferença entre ambos é de 13 pontos. Markko Martin completou o pódio. A próxima etapa do Mundial acontece na Grécia. Final: 1) Sébastien Loeb (FRA/Citroën), 18 estágios em 4h21min48s0; 2) Petter Solberg (NOR/Subaru), a 59s6; 3) Marcus Grönholm (FIN/Peugeot), a 1min15s3; 4) Carlos Sainz (ESP/Citroën), a 4min17s9; 5) Markko Märtin (EST/Peugeot), a 5min37s2; 6) Toni Gardemeister (FIN/Ford), a 7min47s3; 7) Roman Kresta (TCH/Ford), a 8min28s5; e 8) Gianluigi Galli (ITA/Mitsubishi), a 9min19s1. Campeonato: 1) Sébastien Loeb (FRA), 55; 2) Petter Solberg (NOR), 42; 3) Markko Märtin (EST), 38; 4) Marcus Gronholm (FIN), 32; 5) Toni Gardemeister (FIN), 31; 6) Harri Rovanperä (FIN), 13; 7) Manfred Stohl (AUT), 11; 8) Roman Kresta (TCH), 10; 9) Henning Solberg (NOR), 9; e 10) Gilles Panizzi (FRA), 7.

MOTOCICLISMO:

            Valentino Rossi chegou, neste domingo (5), a mais uma vitória em Mugello. O GP da Itália desta temporada deve ser lembrado por um bom tempo pela torcida local. Max Biaggi ficou na segunda posição e Loris Capirossi conseguiu ficar à frente de Marco Melandri e ganhar a terceira posição. Biaggi e Rossi brigaram pelo primeiro lugar durante toda corrida, com Capirossi e Melandri aparecendo em determinados momentos. Sete Gibernau, o estranho no ninho, acabou caindo e não completando a prova. A quatro voltas do fim, veio a ultrapassagem definitiva de Valentino sobre Max. Na volta final, Loris e Marco alternaram posições, sobrando ao primeiro um posto no pódio.

            Quatro foi o número do dia. Além de quatro italianos nas quatro primeiras posições, foi a quarta vitória consecutiva de Rossi na pista particular da Ferrari e o quarto triunfo no Mundial. A comemoração veio com um chapéu de doutor — devidamente patrocinado pela Michelin —, apelido que Valentino tem na Europa. Alexandre Barros, que largou em 13º, acabou na sétima posição. Final: 1) Valentino Rossi (ITA/Gauloises/Yamaha/M), 23 voltas em 42min42s994; 2) Max Biaggi (ITA/Repsol/Honda/M), a 0s359; 3) Loris Capirossi (ITA/Marlboro/Ducati/B), a 3s874; 4) Marco Melandri (ITA/Movistar/Honda/M), a 3s979; 5) Carlos Checa (ESP/Marlboro/Ducati/B), a 7s898; 6) Nicky Hayden (EUA/Repsol/Honda/M), a 8s204; 7) Alexandre Barros (BRA/Camel/Honda/M), a 11s572; 8) Makoto Tamada (JAP/Konica Minolta/M), a 25s394; 9) Colin Edwards (EUA/Gauloises/Yamaha/M), a 25s485; 10) Shinya Nakano (JAP/Kawasaki/B), a 36s549; 11) John Hopkins (EUA/Suzuki/B), a 41s637; 12) Alex Hofmann (ALE/Kawasaki/B), a 43s659; 13) Troy Bayliss (AUS/Camel/Honda/M), a 43s916; 14) Ruben Xaus (ESP/Fortuna/Yamaha/M), a 51s575; e 15) Kenny Roberts (EUA/Suzuki/B), a 1min10s275. Campeonato: 1) Valentino Rossi (ITA), 120 pontos; 2) Marco Melandri (ITA), 71; 3) Max Biaggi (ITA), 67; 4) Sete Gibernau (ESP), 53; 5) Alexandre Barros (BRA), 52; 6) Colin Edwards (USA), 48; 7) Loris Capirossi (ITA), 39; 8) Nicky Hayden (EUA), 36; 9) Shinya Nakano (JAP) 33; 10) Carlos Checa (ESP) 28; 11) Olivier Jacque (FRA), 25; 12) Troy Bayliss (AUS), 24; 13) Ruben Xaus (JAP), 18; 14) John Hopkins (EUA), 16; e 15) Makoto Tamada (JAP), 16.

FUTEBOL - Seleção Brasileira

            Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 4 a 1, neste domingo, em Porto Alegre, e ficou a uma vitória da classificação para o Mundial de 2006. A vaga pode chegar na quarta-feira, quando o Brasil enfrenta a Argentina, em Buenos Aires. Com o resultado na capital gaúcha, a equipe brasileira chegou aos 27 pontos e está um atrás dos argentinos, líderes das Eliminatórias Sul-Americanas.

            Mesmo com uma formação ofensiva, a Seleção Brasileira demorou a chegar ao gol de Villar. A primeira chance de abrir o placar aconteceu somente aos 14min. Robinho passou para Zé Roberto, que deixou Kaká em boas condições. O meia do Milan chutou da entrada da área e o goleiro paraguaio espalmou. Com a responsabilidade de substituir Ronaldo, o atacante Adriano procurava se movimentar. O jogador da Inter de Milão teve duas oportunidades em seis minutos. Aos 20min, ele ganhou na velocidade de Manzur e chutou na rede pelo lado de fora. Depois, aproveitou falha da defesa paraguaia, mas se atrapalhou no momento da conclusão.

            O Brasil chegou ao primeiro gol em jogada de Roberto Carlos. O lateral cruzou da esquerda e a bola bateu na mão de Caniza. O árbitro uruguaio Martín Vasquez mostrou indecisão, mas marcou o pênalti. Ronaldinho cobrou e fez 1 a 0. Aos 40min, Robinho entrou na defesa paraguaia dando pedaladas e foi derrubado por Da Silva. Ronaldinho cobrou pênalti mais uma vez com perfeição e abriu o placar. A Seleção continuou dominado a partida após o intervalo. Logo aos 2min da etapa final, Zé Roberto acertou o travessão de Villar. 

            A necessidade do Paraguai de buscar o empate fazia com que o Brasil tivesse espaços para contra-atacar. No entanto, como previa Parreira, o desgaste dos jogadores apareceu no segundo tempo e o ritmo da partida caiu. O Brasil chegou ao terceiro gol aos 25min. Zé Roberto chutou da entrada da área e acertou o ângulo direito de Villar. O Paraguai diminuiu dois minutos depois. Santa Cruz aproveitou cruzamento da direita e cabeceou no canto esquerdo de Dida. Os paraguaios jogaram com um a mais a partir dos 33min, quando Lúcio recebeu cartão vermelho por cometer falta em Paredes. No entanto, o Brasil foi quem chegou ao gol. Aos 37min, Robinho recebeu lançamento de Kaká e tocou na saída de Villar, fechando a festa da torcida no estádio Beira-Rio.

RAPIDINHAS ...

- O brasileiro Gustavo Kuerten, ex-número um do mundo, passou a ser o tenista número sete do País no ranking de entradas, atualizado nesta segunda-feira pela ATP. A classificação leva em conta as últimas 52 semanas do circuito mundial. Como foi eliminado neste ano logo na estréia em Roland Garros, onde em 2004 chegou às quartas-de-final, Guga despencou 120 posições e passou a ser o 214º no geral. Ricardo Mello, também eliminado na primeira rodada do Grand Slam, perdeu uma posição e passou a ser o 54º, mas segue com o melhor brasileiro. Já Flávio Saretta, que chegou à segunda rodada em Paris, ganhou 13 postos e alcançou o 119º pontos. André Sá subiu três colocações e apareceu como o 154º, enquanto Marcos Daniel, outro representante brasileiro que caiu na estréia da chave principal em Roland Garros, subiu oito postos e passou a ser o 179º. Júlio Silva é o quinto tenista do Brasil no ranking de entradas após ter subido seis posições e passado a ser o 186º. Já Franco Ferreiro ganhou duas colocações e assumiu o posto de número 206 do mundo.

- Após cinco meses de implementação do Ranking Continental UCI (União Ciclística Internacional) America Tour, os ciclistas argentinos Edgardo Simon e Jorge Giacinti continuam classificados respectivamente na liderança e vice-liderança. Simon assumiu a liderança das Américas ao vencer as provas chilenas Vuelta Líder al Sur, disputada em fevereiro, e a Volta do Chile disputada em Abril. O argentino tem um total de 238 pontos, 113 a mais que seu compatriota Jorge Giacinti. O vice-líder tem 125 pontos, conquistados nas vitórias da Volta de Porto Alegre e de São Paulo. O cubano Damian Martinez de 26 anos, vencedor da Vuelta a Cuba, disputada em fevereiro, é o 3° colocado com 108 pontos. O melhor brasileiro classificado continua sendo Nilceu Aparecido dos Santos, de São José do Campos, que aparece na 17ª colocação com 59 pontos, conquistados principalmente com sua vitória na Copa América em janeiro passado.

- Com a conquista do título de vice-campeão Sul-Americano, disputado em Fernando de Noronha (PE) em maio, Wilhelm Schurmann está classificado em sexto lugar no na lista do ranking mundial de Formula Windsurfing, uma das maiores classe da vela mundial, que conta com mais de 300 competidores de 30 países. Wilhelm que tem uma lista de títulos como tri campeão sul americano, tetra campeão brasileiro de formula e vice-campeão mundial dos jogos da ISAF (International Sailing Federation) é considerado um dos melhores velejadores overall do Brasil de windsurf. Alem de ser um dos melhores na categoria Fórmula, ele também é tricampeão brasileiro nas ondas, hexacampeão no slalom, tricampeão brasileiro de longa distância e campeão brasileiro de speed, gerando um total de oito títulos overall para o atleta. A Fórmula Windsurfing é a classe dentro do esporte que mais tem crescido no Brasil e no mundo. Ela equivale à Fórmula 1 do automobilismo, devido à sua alta velocidade e ao alto desempenho em ventos fracos.

- Depois de Kelly Slater assumir a liderança do ranking mundial com vitórias consecutivas no Tahiti e nas Ilhas Fiji, o ASP Foster’s World Championship Tour 2005 agora dá uma pausa de três semanas até o próximo desafio, o Rip Curl Search WCT, nos dias 23 de junho a 04 de julho nas esquerdas de Saint Leu, na Ilha Reunião. Neste intervalo, serão realizadas duas importantes etapas do World Qualifying Series: o evento de nível máximo 6 estrelas “prime” O’Neill Deep Blue Open a partir de segunda-feira nas Ilhas Maldivas, com a ASP South America promovendo a estréia do 5 estrelas Billabong Costa do Sauípe WQS na semana seguinte, de 13 a 19 de junho, na Bahia. 

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI