Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
27 / março / 2005

AUTOMOBILISMO

 - Fórmula 1: 

FUTEBOL:

            A Seleção Brasileira não decepcionou os torcedores que lotaram o estádio Serra Dourada neste domingo. Apesar de não apresentar um grande futebol, o time venceu o Peru, vice-lanterna das Eliminatórias, por 1 a 0, e manteve o sonho do técnico Carlos Alberto Parreira de conquistar a vaga para o Mundial com uma vitória contra o Uruguai, quarta-feira, emMontevidéu. Depois, o Brasil jogará contra o Paraguai, no Brasil. 

            O resultado levou a equipe brasileira aos 23 pontos, dois a menos que a líder Argentina. Já os peruanos continuam com 13 e estão cada vez mais longe da Alemanha. A vitória, no entanto, não foi tranqüila. O gol que decidiu a partida saiu apenas aos 28min do segundo tempo, com Kaká. Ronaldinho Gaúcho ganhou um cartão amarelo de forma indevida e se ganhar outro ficará suspenso do próximo jogo, num penalti visível, que o árbitro paraguaio não deu.

HIPISMO:

        A Federação Internacional de Hipismo (FEI) decidiu condenar o irlandês Cian O'Connor, medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas-2004, que teve seu cavalo flagrado em exame antidoping. Com a decisão, aumentam as chances da medalha de ouro passar as mãos do brasileiro Rodrigo Pessoa, segundo colocado na prova de Atenas.

O'Connor, porém, ainda terá 30 dias para recorrer à sentença na Corte Arbitral do Esporte (CAS). No entanto, Rodrigo Pessoa só ganhará o ouro depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) desclassificar O'Connor e mudar o resultado da Olimpíada.

TÊNIS:

            Favoritas ao título do Masters Series de Miami, a russa Maria Sharapova, e as belgas Kim Clijsters e Justine Henin-Hardenne, avançaram na competição, que é disputada em quadras de cimento e distribui US$ 3,45 milhões. Musa do tênis, Sharapova arrasou a norte-americana Marissa Irvin por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/0. Na próxima fase, a cabeça-de-chave número 2 do torneio encara a japonesa Shinobu Asagoe, que derrotou a italiana Francesca Schiavone por 6/0 e 6/3.

            Campeã do Masters Series de Indian Wells, a belga Kim Clijsters também não teve dificuldades para garantir a classificação, ao eliminar a francesa Nathalia Dechy por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/2. Nas oitavas, Clijsters enfrenta a vencedora do confronto entre a russa Anastasia Myskina e a italiana Flavia Pennetta. Outra belga a se classificar para a próxima fase do Masters Series de Miami foi Justine Henin-Hardenne, que derrotou a espanhola Nuria Llagostera Vives por 2 a 0 (6/3 e 6/2). Na seqüência, ela encara a australiana Alicia Molik, que eliminou a argentina Gisela Dulko por 3/6, 6/3 e 6/4.

            A russa Svetlana Kuznetsova, cabeça de chave número seis, avançou às oitavas de final do Torneio de Miami, ao bater a malgaxe Dally Randriantefy por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3. Número dois do mundo, a francesa Amelie Mauresmo confirmou o favoritismo neste domingo no Masters Series de Miami. Cabeça-de-chave número dois do torneio, Mauremo arrasou a israelense Anna Smashnova por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/1, em partida válida pela terceira rodada da competição. Nas oitavas-de-final, a francesa encara a romena Karolina Sprem, que eliminou a Stephanie Cohen-Aloro por 2 a 0, com um duplo 6/2. A russa Elena Dementieva também avançou às oitavas, com uma vitória diante da búlgura Magdalena Maleeva por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4. Na seqüência, Dementieva enfrenta a francesa Tatiana Golovin, que derrotou a russa Elena Bovina por 6/3 e 7/6.

ESPORTE AMADOR:

            A forte chuva que caiu às vésperas do treino do dia 26/03, apenas preparou a pista para muita adrenalina. Em virtude do feriado de Páscoa o treino contou com poucos carros (aproximadamente 15), mas em contrapartida o público pôde conferir uma amostra do que será a primeira etapa do Campeonato Mineiro de Velocidade na Terra. Como a pista estava com alguns trechos enlamaçados, houve um acidente envolvendo os carros Voyage 007, pilotado por Scarlaiene Douglas, o Chevette 049, pilotado por Hugo Santiago e o Passat 130, pilotado por Washington Maciel. Nada de mais sério aconteceu aos pilotos e também poucos foram os estragos nos veículos. "São coisas que acontecem em treinos e principalmente em corridas. Não se pode culpar um ou outro piloto, simplesmente acontece". Diz Scarlaiene Douglas (piloto e organizador). Neste domingo dia 03/04, com o patrocínio do Jornal o Tempo, Super Noticias, Mundo dos Rolamentos e Gentilini, será a data da primeira etapa do campeonato. Para maiores informações ligue: 31 33715397 ou acesse o site: www.cmvt.com.br.
FONTE: CMVT, VIA E-MAIL

RAPIDINHAS ...

- A segunda etapa feminina do ASP Foster’s World Championship Tour 2005, começou nesta sexta-feira de ondas irregulares em Bell’s Beach. Mesmo competindo em condições difíceis, a brasileira Jacqueline Silva foi fantástica em sua estréia no SPC Fruit Pro, registrando os primeiros recordes do ano em Torquay: nota 9,33 e 17,50 pontos de 20 possíveis. Mesmo assim, foi eliminada da competição.

- Os ciclistas devem se preparar para a sétima edição da Copa Internacional PowerBar/Reebok, que começa no dia 03 de abril. Será a segunda vez que a competição contará pontos para o ranking da União Ciclística Internacional, a UCI. O evento acontece na Estância do Barreiro, em Araxá.

- Foi dada a largada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country: começou ontem a primeira prova da temporada, com a realização da Copa Baja em Campos dos Goytacazes (RJ). O percurso teve 2.600 metros. À noite, a largada promocional aconteceu as 22h. Hoje a largada foi as 8h e teve um percurso de 210 quilômetros, com duas voltas de 105, sendo 80 quilômetros de cada cronometrados.

- O paradisíaco arquipélago de Fernando de Noronha será o cenário para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Windsurf. A competição reunirá grandes nomes do esportes que disputarão as regatas entre os dias 25 e 29 de maio. No último dia do campeonato será realizada a Regata Long Distance em torno do arquipélago de Fernando de Noronha - um percurso de aproximadamente 34 km. Velejadores da América do Sul e da Europa marcarão presença no campeonato. Representando o Brasil, o campeão brasileiro de 2004, Paulo dos Reis, o vice, Schurmann e o quarto colocado, Leo Rebello já confirmaram a participação.


Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI