Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Inteligência Política -
16 / abril / 2005


PRINCÍPIOS DE ESTRATÉGIA POLÍTICA
Nunca se queixe, não exagere e não dê explicações que não lhe foram pedidas.
Queixar-se para outros é sinal de fraqueza, um sinal que qualquer líder ou governante deve sempre evitar.
 

           Grande parte do que chamamos de Sabedoria da Política diz respeito ao comportamento do líder político e do governante. Os pensadores que desenvolveram este corpo de conhecimentos - a escola realista da política - debruçaram-se sobre a história para descobrir, na vida dos grandes líderes, as regras do sucesso e do insucesso na política.

            Este conhecimento é apresentado sob a forma de conselhos e advertências breves, claras e conclusivas. São breves porque eles supõem que seu mero enunciado impõe-se por si mesmo; são claras, a ponto de parecerem, em certas situações, cínicas, porque fogem do que seria à época o "politicamente correto", em troca da afirmação dura da verdade e da realidade; são conclusivas porque recomendam, sem nenhuma ambigüidade, o que se deve fazer e o que se deve evitar. As razões que oferecem para propor advertências e conselhos, de forma tão inequívoca e contundente, são escassas. Alguns poucos comentários que sumariamente explicitam o significado do conselho, ou exemplos históricos de governantes que agiram certo ou errado. São, na verdade, máximas que valem por si mesmas a medida em que são aceitas por quem as lê, e nelas identifica uma verdade, uma advertência oportuna e um conselho valioso. Maquiavel, Gracián, Guicciardini e Richelieu são alguns dos nomes mais ilustres desta galeria, que concentraram seus trabalhos neste tipo de obra política.

            Como se poderia esperar, há um elevado grau de repetição entre eles, ao enunciarem seus conselhos. Não apenas repetição, mas o que é mais importante, coerência e sintonia na identificação dos erros e nas recomendações e conselhos. Por estas razões, salvo casos em que a fórmula foi apresentada pelo que hoje chamaríamos de soundbite, afirmar a autoria, decretar a precedência, é matéria de menor relevância. Este é o caso da máxima que dá título à coluna. Ela reúne três advertências numa só frase.

Nunca se queixe


            Queixar-se para outros é sinal de fraqueza, um sinal que qualquer líder ou governante deve sempre evitar. As pessoas queixam-se em busca de solidariedade e compreensão, mas, na política, o que recebem é desprezo e insolência, além de estimular os que ouvem a comportar-se como aqueles de quem você se queixa.
Você, por seu comportamento queixoso, mostrou a eles que sua reação ao agravo é a autopiedade e a queixa, nenhum dos quais assusta ou impõe respeito. Queixas sempre vão desacreditá-lo, diminuí-lo. Guarde para si este tipo de sentimento. Para os outros é melhor não falar nada e comportar-se como de hábito. Eles verão que você não foi abalado pelo agravo e não revela o que pretende fazer.

            Também não saia alardeando o que vai fazer como reação ao agravo sofrido. Você cria uma obrigação de fazer algo que, talvez, pensando melhor, decida não fazer. Quando decidir agir, faça com que seus atos falem por você. Perguntado, não comente o que fez. As pessoas vão temê-lo e respeitá-lo pela sua reação e mais ainda pelo seu comportamento discreto. O líder prudente nunca torna público qualquer agravo ou desonra que sofreu. Fala somente da estima de que foi alvo.


Nunca exagere

            Não é um sinal de sabedoria e prudência usar superlativos. Como diz Gracián, "eles ofendem a verdade e lançam dúvidas sobre sua capacidade de julgamento". Não exagere nem suas vitórias, nem suas derrotas. Simplesmente não exagere, seja moderado ao falar. O líder que se revela sereno e moderado ao falar demonstra fortaleza, solidez e maturidade, qualidades que o credenciam para liderar pessoas. Na sua manifestação externa fique sempre bem aquém do que sente internamente, tanto na alegria como na dor. Ao exagerar você desperta a curiosidade das pessoas, excita o seu desejo, e, mais tarde, quando a realidade do que fala se manifesta, parecerá muito aquém do descrito, frustrando as expectativas criadas, fazendo com que as pessoas se sintam enganadas, e despertando nelas o sentimento de desvalorizar, além da conta, tanto o fato como o narrador.

Não dê explicações que não lhe foram pedidas


            E, mesmo que sejam pedidas, não se precipite a explicar-se. Procure envolver a explicação num tema mais geral, de maneira que não pareça como tal. Não solicitadas, então, é impensável que você ofereça explicações para comportamento ou declaração sua. Dar explicações que não foram solicitadas equivale a incriminar-se, é "se auto-inflingir uma ferida, quando você está saudável, é atrair a desconfiança e a malícia". Dar explicações que não foram pedidas é diminuir-se além da conta, é capaz de despertar a atenção até de quem está dormindo. O líder prudente "não pisca" diante da suspeita de outra pessoa, não revela por nenhum sinal seu desconforto. Deve ser capaz de dissimular, se for preciso, de maneira serena, firme e discreta.


A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DE SEU AUTOR
MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE NO SITE POLÍTICA PARA POLÍTICOS
FRANCISCO FERRAZ É O EDITOR-CHEFE DO SITE POLÍTICA PARA POLÍICOS


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI