Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Inteligência Política -
01 / Março / 2005

I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A
A NAÇÃO
DOS MEUS SONHOS
Por Leonardo Hoff dos Santos (*)

 

            O título parece pertencer a uma obra literária. Talvez um verdadeiro estudo sobre Economia Política. Mas não é nada disso! Ocorre que hoje me deparei com o registro poético de minhas idéias de forma a oportunizar sua leitura, fugindo dos temas corriqueiros relacionados à Gestão de Negócios para desta vez falar sobre o Brasil com “Z”. BRASILZÃO. Com a grandiosidade que nossa Nação merece!

 

            Mas do que se está falando (?!) se é óbvio que temos infinitos problemas, muitos deles gravíssimos e que parecem não ter mais fim...

 

            Pois bem! É exatamente por aí que reside nosso papel e, também, a intenção deste texto. Parece ter chegado a hora de arregaçarmos as mangas não somente para lutarmos por nossos interesses mais mesquinhos para, então, reavivarmos nossos ideais de uma Nação mais próspera, justa e vencedora.

 

            É claro que não sou um revolucionário – alguém aí falou em Revolução?! – mas quem é que não se revolta com tanta injustiça e desrespeito com nosso povo?! Será que nem mesmo se sensibiliza?!

 

            Não acredito nisso. Aliás, acredito – SIM! – que não exista um só vivente – como dizem meus conterrâneos lá de São Borja (Terra dos Presidentes) – em sã consciência que pense que está tudo às Mil Maravilhas!

 

            Por exemplo, veja a questão da Educação! Da Saúde! Da Segurança! Do (des) equilíbrio na distribuição de propriedades e riquezas! Veja!

 

            Aos desavisados adianto-me para registrar que nada tenho contra o Capitalismo. Aos indiferentes, meus respeitos. Apenas faço tais observações para instigar em você a reflexão sobre os reais problemas da sociedade atual.

 

            E sem querer perder a linha de raciocínio, pergunto: E o que dizer da Política no País?

 

            Peraí! Agora estamos pisando em território delicado, onde todos temos nossas insatisfações. Mas não fazemos nada para mudar esta situação, não é mesmo?! Ou pior! Muitas vezes buscamos distância a fim de evitarmos desgastes “improdutivos”.

 

            Mas será mesmo improdutivo acreditarmos em um mundo melhor e em defendermos nossas convicções sobre aquilo que pensamos ser o mais correto, o melhor caminho, as maiores prioridades para o nosso Povo – ou Nação como um todo?!

 

            Será que é demais para o seu colega ouvir que você pretende fazer algo que mudará o rumo de tudo e de todos?! Mas afinal, o que você poderia fazer que é tão diferente do que tem sido feito hoje?

 

            Pare e reflita a vontade!

 

            Bom... continuando... Quero acreditar que muita coisa pode ser feita. Quero acreditar que um Brasil melhor e mais justo exista na cabeça de cada um de Nós, onde não há lugar para a raiva nem para a mesquinhez.

 

            Onde nenhuma criancinha passará fome – qualquer associação com o Fome Zero é sinal de boa memória (!!!), o que já reflete um sinal de esperança emanando do Povo! – mas continuando... lugar onde ninguém precisará roubar, onde o trabalho e a riqueza serão abundantes, onde estaremos repletos de consciência – crítica e autocrítica! – e tomados de orgulho de nosso BRASILZÃO – a Nação dos meus sonhos!

 

            Onde não mais existirão políticos “de profissão” – ou de carteirinha, se assim prefere dizer, pois, então, já teremos aprendido a arte de selecionar como autênticos representantes aqueles que realmente têm a intenção – e ATITUDE! – de agir, sobretudo, com dignidade e em alinhamento com os interesses comuns a Nós, hoje meros eleitores, um dia, tomara, efetivamente representados.

 

            Opa! Se isto é utopia?! Se custará muito a acontecer?!

 

            Bem. Isto só o tempo dirá!

 

            Mas com certeza esta possível realidade será antecedida de um providencial evento: a nossa mudança de atitude! Mudança esta que começará privilegiando pequenas coisas como a retidão de caráter, a autenticidade nas amizades, a cordialidade com o próximo – do qual hoje “somos” tão distantes, não é mesmo?! – para que, então, passemos ao estágio seguinte, ou seja, ao estágio de consolidação de tudo o que realizamos e que realmente se trata daquilo que de fato desejamos.

 

            Agradeço por mais esta leitura, e espero que você encaminhe esta mensagem para todos os seus amigos, para todos os políticos e, sobretudo, para todas aquelas pessoas que você realmente acredita que podem fazer a diferença. Contem comigo!

 

            E lembrem-se: Nosso BRASILZÃO retribuirá sempre suas atitudes. 

Um forte Abraço!


(*) Leonardo Hoff dos Santos é colunista-titular do Portal Brasil e assina a coluna de Marketing
 

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DE SEU AUTOR
- PUBLICAÇÃO DA MATÉRIA AUTORIZADA FORMALMENTE PELO AUTOR -


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI