Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
02 de abril de 2006

SURF – PARTE X, O PORQUÊ DA ÁGUA

            Os últimos nove textos perfizeram a série que, a princípio, estaria encerrada na nona parte, ainda que não se esgotara o tema. A Bíblia é formada por “palavras vivas” que alimentam o espírito e, a cada leitura, elas se renovam. Assim, não há pretensão de exaurir o assunto, mas, de que o leitor experimente o DEUS que se revela nas Escrituras, o qual, infelizmente é pouquíssimo conhecido.

            JESUS na oração do evangelho de João, capítulo 16, textualmente afirmou que poucos conhecem o PAI. Há bilhões de cristãos-religiosos no mundo, mas quantos podem testificar que são guiados pelo ESPÍRITO DE DEUS e, portanto, conforme Romanos capítulo 8 versículo 14, são filhos de DEUS e, por conseguinte, ainda que contra os desejos da carne, fazem a vontade de DEUS.

            Enfim, para encerrar esta série, registre-se que os textos anteriores da série “Surf” trabalharam a relação da criação do mundo em Gênesis com a criação do homem nascido de DEUS, mediante poder do ESPIRITO SANTO DE DEUS. Como DEUS é atemporal, ou seja, passado, presente e futuro são a mesma coisa para o ALTÍSSIMO, ELE fez questão de deixar pistas do que faria na criação do novo homem já quando descrevia a criação do mundo, homem que seria salvo pelo poder do sangue de JESUS e, apto a fazer à vontade do PAI.

            Tais descobertas ficaram propositalmente encobertas, consoante demonstra o livro de Provérbios, capitulo 25, versículo 2: 

“A glória de Deus é ocultar certas coisas; tentar descobri-las é a glória dos reis.”

            Assim, segue a última descoberta da presente série. Dispõe o versículos 1 e 2 do capitulo 1° de Gênesis: 

“No princípio criou Deus os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.

            “Terra” é um dos nomes espirituais do homem e refere-se espiritualmente ao homem – , consoante demonstrado nos textos anteriores. O ESPÍRITO DE DEUS se movia sobre a face das águas porque a terra estava sem forma e vazia; espiritualmente também o ESPIRITO DE DEUS se move para dar forma e livrar o homem do vazio de si mesmo, preenchendo-o com a presença de DEUS, o que também restou revelado. Mas qual é o significado da água para o ESPÍRITO SANTO?

            Antes de responder, o leitor terá oportunidade de inferir por si mesmo. Este texto alude ao episódio da travessia a pé do Mar Vermelho pelos israelitas com Moisés, descortinando um detalhe - I Coríntios, capítulos 10, versículos 1 a 4:

“Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual, pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.”

            A libertação do povo de Israel da escravidão do Egito e do Faraó, mediante o sacrifício do cordeiro pascoal, cujo sangue espargido nos umbrais das portas livrou os israelitas da passagem do anjo da morte, enfim, a libertação de Israel simboliza a libertação dos nascidos de novo pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS do poder do império do pecado – simbolizado pelo Egito – e de lúcifer – simbolizado pelo Faraó - , tudo isso por meio do sangue do cordeiro que simboliza o sangue de JESUS.

            Certo é que todos os que pertenciam a DEUS foram batizados em águas; noutra dicção, o ESPÍRITO DE DEUS se movia sobre a superfície das águas porque a terra – o homem – estava sem forma e vazia. Onde há majestade, há propósito. O majestoso ESPÍRITO DE DEUS tinha obra a fazer na terra e na outra “terra” – o homem. E neste caso, a água seria utilizada para o batismo.

            Todos os que são de JESUS são impulsionados ao batismo, como o ferro é atraído pelo magnetismo do imã. JESUS se batizou; o eunuco, alto oficial do reino de Candace, pediu para que o apóstolo Felipe o batizasse num insignificante córrego, no meio do nada, tão logo ouviu a palavra de DEUS e creu – Atos, capítulo 8, versículos 26 a 49.

            Tal qual os israelitas que comeram o cordeiro pascoal, que simbolizava JESUS, na véspera da libertação da tirania do Egito, que espiritualmente simboliza a tirania do pecado, assim também, tão logo alguém encontra JESUS em espírito e em verdade, passa pelo batismo nas águas, porque quem o leva a ter esse encontro é o ESPÍRITO SANTO DE DEUS que paira sobre as águas, as mesmas que quer usar para batizar você, como símbolo do novo nascimento e, sobretudo, da salvação.

            Há muitas considerações a fazer sobre o batismo, a salvação e outros tópicos afeitos a esse tema. Mas o propósito é finalizar a presente série, pelo que esta ficará por aqui.

            Se você quiser mais informação sobre esse tema, contate o site Portal Brasil e faça suas questões. A salvação é individual, a curiosidade é sua e a alma também ...

            HI! FI!

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI