Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
20 de agosto de 2006

O QUE VOCÊ TEM NAS MÃOS, PARTE I

            Eliseu foi o profeta sucessor do profeta Elias, o homem que foi transladado e não conheceu a morte, porque subiu ao céu numa carruagem de fogo, puxada por cavalos de fogo. E se caracterizou pela ousadia de pedir a Elias, antes da sua partida, que DEUS lhe concedesse porção dobrada do espírito profético que Elias recebera.

            Elias representa simbolicamente todos os profetas do antigo testamento. Assim, quando JESUS subiu no monte da transfiguração lhe apareceu Moisés simbolizando a lei e, Elias, o espírito profético. Contudo, apesar de Elias representar simbolicamente os profetas, Eliseu fez o dobro de sinais e prodígios que seu antecessor, Elias, fizera, porque ousou pedir.

            Eliseu era lavrador e desconhecia o que lhe aguardava quando Elias, o profeta, conhecido e temido pelo espírito profético que o ESPÍRITO SANTO lhe outorgara, passou pelo campo de Eliseu e lançou sua capa sobre ele, Eliseu. Humanamente, era só uma capa. Mas espiritualmente simbolizava o que DEUS estava por fazer.

            Tempos depois, Elias tomou seu manto que lançara sobre Eliseu o enrolou e bateu nas águas do Jordão, pelo que as águas que desciam se detiveram e ambos atravessaram o Jordão a seco. Então, do outro lado da margem a carruagem de fogo separou Elias de Eliseu, de forma que Elias foi assunto aos céus. Eliseu, não vendo mais Elias no céu, tomou o mesmo manto de Elias e, na volta, abriu de novo a passagem pelo Jordão atravessando-o a pé.

            Saber o que DEUS deu na sua mão não alberga em si só a importância do que DEUS pode fazer por meio da sua vida, mas, sobretudo, guarda essência do significado da sua vida. Moisés recebeu uma vara; Davi algumas pedrinhas e JESUS, uma túnica sacerdotal.

            O diabo, infelizmente, em multiformes maneiras, entrega também souveniers malditos para engano. Mas é fácil decifrá-los. Tudo o que tire o foco da adoração a DEUS, que tire o foco do poder e da glória que vêm de DEUS, que se torne objeto de culto, de veneração, de louvor no lugar de DEUS, podendo simbolizar coisas ou pessoas, enfim, tais coisas são amuletos do diabo para amaldiçoar sua vida, mediante imagens, chaveiros, broches, quadros dentre outros.

            Mas existem coisas que DEUS dá, como o manto de Elias que foi dado a Eliseu, que nunca foi objeto de veneração, de peregrinação, de louvor, ou qualquer outra forma maldita de idolatria, os quais se mostram insignificantes aos olhos do homem, mas DEUS as dá por isso mesmo, para fazer resplandecer sua glória naquilo que era humanamente ineficaz, como a varão de Moisés, a pedrinha na funda de Davi e queixada de jumento nas mãos de Sansão.

            Se você buscar de DEUS perceberá que também lhe deu um “manto” e quer que você o use para socorrer sua vida e a dos que estão a sua volta, porque o “pouco” que vem de DEUS é muito, se houver discernimento e sensibilidade!

            Esse é o tema do próximo texto.

            Até lá!

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA TITULAR DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI