Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
03 de dezembro de 2006

LORD, WON’T BUY ME A MERCEDES-BENZ?E A ORIGEM DE TODOS OS PEDIDOS, Parte II

            A canção “Lord, won’t you buy me a Mercedes-Benz?” leva em si subjacente este pensamento: Se DEUS é DEUS e, portanto, pode todas as coisas, por que não concede ao homem o que ele quer? O mundo pensa assim, mas há outra pergunta mais profunda: O homem sabe o que quer?

            Para saber, o homem tem de se conhecer e entender o plexo de suas necessidades emocionalmente vitais, a fim de buscar o que de fato precisa. Em verdade o homem é o ilustre desconhecido de si mesmo, vítima do mais astuto de todos os enganadores: o próprio coração – Jeremias, capítulo 17, versículo 9:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”

            O coração do homem é mais enganoso que o diabo, o pai da mentira. Dentre as suas, o coração tece relação de “necessidades” e concupiscências, a famosa “listinha” dos desejos, como se fossem as coisas sem as quais o homem não pode viver, ou, com as quais se realizaria se tivesse. Muitos dos que já alcançaram fama e dinheiro experimentaram que a lista das vaidades é inservível para saciar o vazio existencial humano.

            Adão, o primeiro homem, foi criado para se relacionar com DEUS, o qual todos os dias lhe visitava na viração do dia, no jardim do Éden, numa agradabilíssima conversa. Apesar de Adão poder pedir o que quisesse a DEUS, registre-se uma curiosidade: Adão nunca pediu uma companheira mulher.

            A razão é simples. Adão sentia que algo lhe faltava, mas não sabia o que era, porque jamais vira um ser feminino. Eva não existia, então Adão não conseguia pedir o que nunca havia visto, apesar de sentir que algo lhe faltava. Na intimidade com DEUS Adão findou realizando um pedido sem palavras, a exemplo da mulher hemorrágica que foi curada por JESUS, sem pedir, tão somente tocando na orla de suas vestes, num ato de ousada intimidade.

            Sem palavras porque Adão não conseguiu pedir algo que não existia. Sua realidade era o Éden e sua própria existência. Mas a intimidade de Adão com DEUS fez com que DEUS não só o compreendesse, mas lhe providenciasse uma agradável surpresa - Gênesis, capítulo 2, versículo 18:

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”

            É curioso, mas quando Adão viu Eva pela primeira vez se alegrou sobremaneira: ela era a materialização de um desejo que Adão não conseguia expressar com palavras.

            Infelizmente sobreveio a queda, a separação de DEUS, o fim da comunhão com o criador de todas as coisas e, noutro giro, o início da degeneração do homem, da natureza e o surgimento do maior de todos os enganadores: o coração humano e suas infindáveis listas de desejos.

            DEUS ainda é aquele que consegue discernir as profundas e verdadeiras necessidades da alma humana e, diga-se, como Eva, essa solução não existe na dimensão humana. Depois da queda, o homem descobriu que o que ele realmente precisa é se reconciliar com o verdadeiro DEUS, criador dos céus e da terra, e restaurar o elo perdido.

            O homem continua não sabendo pedir, porque permanece perdido pelo engano do coração e sua infindável lista de vaidades. Mas os nascidos de novo em JESUS, pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, os quais não nasceram só dá vontade da carne e do sangue, mas se tornaram novas criadas pelo poder regenerador que vem da cruz, enfim, esses continuam sem saber o que pedir, mas, como Adão, por causa da intimidade com DEUS que vem do sangue de JESUS, são galardoados com a tutela de alguém que os compreende e intercede por eles: o ESPÍRITO SANTO DE DEUS – Romanos, capítulo 8, versículos 26 e 27:

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.”         

            A origem de todos os pedidos está na intimidade do homem com DEUS. A razão de ser da canção “Lord, w’ont you buy a Mercedes-Benz?” está na ausência de intimidade com DEUS. A linha que divide ambas as realidades é o sangue de JESUS.  

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA TITULAR DO PORTAL BRASIL®

Leia outras colunas sobre Religão ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI