Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
05 / fevereiro / 2006

O SURF – PARTE II, A TERRA

            No texto anterior abordou-se fascinação que a prática desportiva do surf exerce sobre a juventude. O pairar sobre grandes massas de água insufla a imaginação, o consumo de roupas específicas, uso de gírias, parafinas. Aduziu-se que tudo isso tem origem no DNA que o homem carrega de DEUS; mesmo com a queda, ainda que distorcida, ele é imagem e semelhança de DEUS, pelo que tamanha afeição não é simplesmente humana, mas se oriunda de uma atitude do ESPÍRITO SANTO que participou da criação do homem - Gênesis, capítulo I, versículos 1 e 2:

"No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.”

            Por que a prática do surf ultrapassou a noção de esporte e tornou-se quase “religião”? Porque a vida desses milhares de jovens está como a terra descrita no versículo 2 do capítulo 1 de Gênesis: “...sem forma e vazia...  

            Não se trata de coincidência, jogo de palavras, ou forçoso alegorismo para entretenimento, mas, de realidade ínsita à dimensão espiritual. A terra estar sem forma e vazia atraiu o ESPÍRITO SANTO para realizar portentosas obras do ALTÍSSIMO, o qual, por sua vontade, chamou à existência tudo o que há, inclusive sua imagem e semelhança: o homem. Estas são palavras do ALTÍSSIMO, registradas em Jeremias, capítulo 4, versículo 23:

“Olhei para a terra, e ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinham luz.”

            Outrora DEUS deu forma a terra e a preencheu. Contudo, dada queda no Éden, agora são milhares de vidas, sem forma e vazias, pairando na superfície das águas em pequenas pranchas. É irônico, mas o homem busca desesperadamente DEUS até no surf. Singrar as ondas lhe permite sensação de sentido, direção, de dar formas em acrobacias ao que está vazio e sem sentido: o próprio ser humano.

            Um novo Gênesis poderia ser escrito assim: “Infelizmente, por causa do pecado, o homem está sem forma e vazio e seu espírito, em desespero, usando uma prancha, impulsiona seu corpo a pairar sobre superfície das águas”.  Daí DEUS adjetivar o homem de “terra” em Jeremias, capítulo 6, versículos  16 a 19:

“Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vide, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos. Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas eles dizem: Não escutaremos. Portanto, ouvi, ó nações, e informa-te, ó congregação, do que se fará entre eles! Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras e rejeitam a minha lei.”    

            Enfim, no princípio criou DEUS os céus e a terra e esta, por estar sem forma e vazia, atraiu a presença do ESPÍRITO DE DEUS para ser preenchida e ter forma. O homem, ao seguir próprio caminho, perdeu a forma original, que era ter a perfeita imagem e semelhança de DEUS, e se encontrou vazio. Então o ESPÍRITO DE DEUS diz agora: “Ouve, tu ó terra”. Você é a terra a qual o ESPÍRITO DE DEUS quer forjar imagem de JESUS, preenchendo-o com a presença dele. Nesse processo, a primeira coisa que DEUS quer dar a você, “terra”, é luz, como se observou no primeiro dia da criação, o que é tema do próximo ensaio.

            Como dizem os surfistas,

            HI! FI!  E DEUS abençoe você, terra!    

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI