Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
12 / fevereiro / 2006

O SURF – PARTE III, A LUZ

          O primeiro texto da série “Surf” analisou que o pairar sobre grandes massas de água insufla imaginação dos jovens, alimentando a cultura da “parafina” mesmo em locais distantes das praias e, tudo isso tem origem no DNA que o homem carrega de DEUS por ser criado imagem e semelhança DELE, porque, antes da fascinação do homem em pairar sobre águas, o ESPÍRITO DE DEUS pairava sobre a face das águas antes da formação do mundo como hoje é conhecido; e o fazia por um motivo – Gênesis, capítulo 1, versículo 1: 

No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.

            Na segunda parte deste ensaio conclui-se que a terra, então sem forma e vazia, atraiu a presença do ESPÍRITO DE DEUS sobre as águas, para dar forma e preencher o vazio e o homem, deformado pelo pecado e vazio de si mesmo, agora sente atração por pairar sobre as águas no surf.

            O mais surpreendente é que DEUS tanto deseja dar forma e encher a alma e o espírito do homem que, conforme se verifica em Jeremias, capítulo 4, versículo 19, chama o homem de “terra”: “Ouve tu, ó terra!.

            Na origem do mundo, quando o ESPÍRITO DE DEUS pairava sobre a face das águas, o primeiro passo de DEUS para tirar a terra da falta de forma e do vazio foi criar luz - Gênesis, capítulo 1, versículos 3 e 4 : 

“Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.”

            Profeticamente, já no processo de criação, DEUS revelou que a distinção entre trevas e luz é o início do fim da falta de forma e do vazio existencial. O homem sem DEUS anda vazio de si mesmo, sem forma e, sobretudo, tateia na escuridão espiritual, sem ver sequer no que tropeça – Provérbios, capítulo 5, versículo 19: 

“O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam.”

            Então DEUS resolveu dizer ao homem sem forma e vazio o que já havia dito a terra sem forma e vazia: Haja luz! E essa luz está descrita em João, capítulo 1, versículos 1 a 9: 

“No princípio era o Verba, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava nos princípio com Deus. Todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.

            Muitas sociedades secretas e ocultistas em rituais de iniciação exigem que o candidato diga algo do tipo: “Venho das trevas para a luz...”. Mas a luz que João se refere é a verdadeira luz; essa luz é JESUS. Assim profetizou Isaías sobre a vinda do MESSIAS – Isaías, capítulo 9, versículo 2:

“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.”

            Posteriormente, o apóstolo João, não só na porção no evangelho de João acima mencionada, mas também na epístola de I João, capítulo 1, versículo 5, espanca qualquer dúvida sobre qual é a mensagem do evangelho de JESUS:

“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.”

            A pior cegueira é a cegueira espiritual, a incapacidade humana de distinguir a realidade espiritual em que se encontra após a queda no Éden. A única saída é a luz de JESUS, a verdadeira luz, que se manifesta pela palavra dele que é poderosa para salvar a sua alma. Daí o Salmo 119, versículo 105, referir-se à palavra de DEUS desta maneira: 

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos.”

            Então você poderá experimentar o que descreveu Salomão, em Provérbios, capítulo 4, versículo 18: 

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”  

            A primeira experiência espiritual diante de JESUS é ver pela primeira vez sua realidade espiritual, mediante poder da luz verdadeira que emana DELE, diferente das luzes mentirosas que o príncipe das trevas oferece ao mundo nas mais diferentes matizes.

            Para tirar você do vazio e da ausência de forma, você que veio do pó e da terra e para lá voltará, DEUS quer acender a lâmpada de JESUS na sua alma e no seu espírito, a fim de que você discirna luz das trevas, como DEUS fez no primeiro dia da criação com a terra. É por isso que DEUS dirige-se ao homem e diz conforme Jeremias, capítulo 4, versículo 22: “Ouve tu, ó terra!” 

            O passo seguinte para dar forma e preencher o vazio existencial está no mistério das águas, revelado desde o segundo dia criação. Mas isso é tema do próximo texto. 

QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ!  

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI