Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
08 / janeiro / 2006

A LIÇÃO DO JUMENTINHO – PARTE I

            Poucos dias antes de morrer, JESUS, montado num jumentinho, foi a Jerusalém; ramos de árvores e roupas eram estendidas pelo caminho diante da pequena besta em marcha. Tanto a multidão que seguia quanto a que lhe precedia gritava: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!" (Mateus, capítulo 21, parte do versículo 9), aludindo-se à profética perpetuação do reinado do grande rei Davi. Portanto, literalmente, por todo o caminho até Jerusalém, JESUS foi recebido como rei.

            De fato, foi o REINO DOS CÉUS que JESUS principiou ao tomar forma de homem; ELE é o EMANUEL, o DEUS conosco, coroado com a aclamação na triunfal entrada acima descrita. O pitoresco da história é o meio de transporte do REI dos reis: o jumentinho, filho de uma jumenta. Cumprira-se a profecia de Zacarias, capítulo 9, versículo 9: 

Alegra-te muito, ó filha de Sião, exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.”

            E assim, dali em diante, pelo decorrer dos séculos, o REINO DOS CÉUS e o seu REI – JESUS – entram em cidades e nos corações dos homens, levados pelos “jumentinhos de DEUS” que anunciam as boas novas do evangelho da paz. Atualmente, estes “jumentinhos” são os evangelistas.

            O drama do REINO DOS CÉUS é quando esses “jumentinhos”, que levam JESUS pregando, tocando, contracenando, cantando, enfim, quando os tais começam pensar que as palmas, as roupas, os ramos de árvores, os gritos, enfim, que a glória é para eles. A missão de João Batista era diminuir para que JESUS crescesse. Assim prescreve o versículo 8, do capítulo 42 de Isaías:

Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.”

            No Velho Testamento, DEUS fez uma mula falar para exortar Balaão, o profeta que amou o prêmio da iniqüidade. A partir do Novo Testamento alguns “jumentos” se tornaram “mulas”, obscurecidas pela vaidade de receber para si glória que pertence ao FILHO DO ALTÍSSIMO.

            Sempre que vieram as palmas, para evitar a queda, basta olhar para cima...

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI