Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
16 de julho de 2006

ENIGMAS, PARÁBOLAS E INTIMIDADE, Parte I

            O que diferencia Moisés dos demais profetas? o ALTÍSSIMO respondeu essa pergunta quando se irou contra Arão e Miriã, irmãos de Moisés   – Números, capítulo 12, versículos 5 a 8:

“Então, o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda: depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras. Se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas. Pois ele vê a forma do Senhor. Como, pois, não temestes falar contra o meu servo, como Moisés?” 

            JESUS, sendo expressão exata de DEUS, preservou hábito de falar por enigmas e palavras. Como diz o adágio, tal PAI, tal FILHO – Mateus, capítulo 13, versículos 10 a 17:

“Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: por que lhes falas por parábolas? Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso, lhes falo por parábolas. Porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: “Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis. Vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos. Para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados”. Bem aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem e os vossos ouvidos porque ouvem.”

            Em suma, o que a vida de Moisés demonstra é o que JESUS tencionou dizer no texto acima é isto: DEUS fala com o mundo, mas o mundo não consegue entender enigmas e parábolas do ALTÍSSIMO, porque não cogita das coisas do ESPÍRITO SANTO DE DEUS; só os nascidos de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO entendem a palavra de DEUS, porque, na dicção de JESUS, foram libertos da dureza de coração, ao contrário do mundo.

            A palavra de DEUS está disposta em 66 livros, divididos em antigo testamento e novo testamento, escrita em hebraico e em grego, respectivamente, dos quais se traduziram para outras línguas. Foi assim que DEUS a disponibilizou.

            Contudo, se a palavra de DEUS está disponível, nem sempre seu entendimento está. E DEUS faz isso intencionalmente, tanto quanto JESUS o fazia ao falar mediante parábolas, salvo para pessoas como Moisés e os discípulos que tinham o coração aberto.

            E o que essas pessoas têm em comum? A intimidade. A intimidade vem da busca; só busca quem ama; e quem busca recebe. A Bíblia é concomitantemente um livro fechado, para os endurecidos de coração, e aberto, aos nascidos de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS – Provérbios, capítulo 8, versículo 17:

“Eu amo os que me amam; os que procuram me acham.”

            E ainda Provérbios, capítulo 28, versículo 5:

“Os homens maus não entendem o que é justo, mas os que buscam o Senhor entendem tudo.”    

            “Invoca-me e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes ... ” está registrado no livro de Jeremias, capítulo 33, versículo 3. É fácil imaginar essa expressão fluindo da boca de Moisés, dos discípulos e de tantos outros que têm o coração quebrantado para com DEUS, que pagaram o preço da busca, certo que não existe busca sem esforço.

            Então a Bíblia, outrora “fechada”, se “abrirá” progressivamente para esses, em relação proporcional ao aumento de intimidade, porque existem níveis de intimidade e seus mecanismos. Isso é tema da última parte desse ensaio.

            Até a próxima!     

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI