Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
23 de julho de 2006

ENIGMAS, PARÁBOLAS E INTIMIDADE, PARTE II 

            No texto ENIGMAS, PARÁBOLAS E INTIMIDADE – PARTE I foi revelado que o diferencial de Moisés para os demais profetas é que DEUS falava claramente com ele, “boca a boca”, porque Moisés via a forma do SENHOR, conquanto não visse toda a glória da face de DEUS. 

            Fato é que DEUS fala. Com o mundo, a linguagem de DEUS é desprovida de intimidade, mas atesta que a dureza dos corações humanos lhes trará morte e horror eterno da segunda morte, que é a morte espiritual, primeiro pelo inferno, depois pelo lago de fogo e enxofre.

            Com os que o buscam, o ALTÍSSIMO começa falando por enigmas, por sonhos, pela consciência e, sobretudo, pela palavra de DEUS, a Bíblia. Daí a dificuldade inicial de entender as Escrituras. A dificuldade, como ocorria com a multidão que seguia JESUS, significa que um “rolo” espiritual começa a se desenrolar para a vida eterna. Mas há uma promessa de JESUS em João, capítulo 16, versículo 25:

"Embora eu vos tenha falado por meio de figuras, vem a hora em que não usarei mais esse tipo de linguagem, mas lhes falarei abertamente a respeito de meu Pai.”

            Depois da morte, da ressurreição e assunção de JESUS, o livro de Atos narra história de um alto oficial da rainha Candace, que ia a Jerusalém para adorar a DEUS de Israel mas não entendia as Escrituras, nem suas figuras de linguagem, até que promessa de JESUS se cumpriu na vida daquele persistente homem. JESUS é o maior e o melhor prêmio da persistência humana, quando o homem quer DEUS, e quer de todo o coração, conforme Atos, capítulo 8, versículos 26 a 40:

“Um anjo do Senhor disse a Filipe: “Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza”. Esse se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro de profeta Isaías. E o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a”. Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: ”O senhor entende o que está lendo”. Ele respondeu: ”Como posso entender se alguém não me explicar”. Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: Ele foi levado como ovelha para o matadouro. E como cordeiro mudo, diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Em sua humilhação foi privado de justa. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra.” O eunuco perguntou a Filipe: “Diga-me por favor de quem o profeta está falando. De si próprio ou de outro?” Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus. Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Assim deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho. Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para a Cesaréia, pregava o evangelho em todas as cidades pelas quais passava.”

            Concomitantemente, a Bíblia é um livro fechado, aos endurecidos de coração, e aberto, aos de coração aberto, os quais experimentam novo nascimento pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, então se cumpre a promessa de Provérbios, capítulo 8, versículo 17 - “Eu amo os que me amam; os que procuram me acham.” – e JESUS passa a falar claramente, não mais por figuras, nem que tenha de transladar algum “Felipi”.

Até a próxima!     

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI