Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
28 de maio de 2006

REALCE, QUANTO MAIS SERPENTINA MELHOR?

            É peculiar ao ser humano a índole de realçar suas virtudes, se é que existem, e esconder os defeitos. Como diria Gilberto Gil, “... realce, quanto mais serpentina melhor!” As  serpentinas da vida servem para realçar o que aparentemente é bom na pessoa, jamais seus defeitos.

            Certa feita alguém quis realçar JESUS e lhe lançou a famosa “serpentina”, aquele louvor que todo ser humano gosta de ouvir, especialmente se for bondade (Marcos, capítulo 10, versículos 17 e 18): 

“E pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um que é Deus.”

            A resposta de JESUS, prima facie, é estranha. Por que JESUS respondeu assim se ele também é DEUS conforme as Escrituras? A resposta está na natureza humana. Tudo o que JESUS fez buscava moldar o caráter do homem, dando lhe compreensão da sua realidade espiritual. O homem tende a buscar referenciais humanos e, ao encontrá-los, os reputa como bom para solução de seus problemas. Mas espiritualmente o DEUS PAI, o DEUS FILHO e o DEUS ESPÍRITO SANTO nada vêem no homem digno de reputação – Salmo 13, versículos 2 e 3:

“O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.” 

            Em verdade, JESUS abriu os olhos espirituais daquele homem e das futuras gerações. A verdade do Salmo 13 é simples e contundente: só DEUS é bom. 

            Tiago, o apóstolo, aprofundou o que JESUS ensinou, não só confirmando a única fonte de bondade em todo o universo, como explicando a “dinâmica da bondade”; e isso foi uma novidade até a passagem da epístola de Tiago, capítulo 1, versículos 16 e 17.

          Tiago inicia o texto exortando os ouvintes a que não mais se enganassem, como sucedeu com aquele homem que se ajoelhou diante de JESUS. Não que JESUS não fosse bom, ELE é bom tão somente porque também é DEUS, uma das pessoas da TRINDADE; e só por isso. A exortação ocorreu porque JESUS detectou naquele homem a distorção da condição espiritual em que o ser humano se encontra, daí a repreensão. Segue o referido texto:

“Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”

            Noutra dicção, se existe alguma bondade desprovida de interesse escuso ou não, ou seja, se há bondade por bondade - a verdadeira bondade - , é porque ela está descendo do alto, melhor, do ALTÍSSIMO, do PAI DAS LUZES, do DEUS de Israel, da única e exclusiva fonte de bondade.

            Também é porque de alguma forma a corrupção que degenerou toda a ração humana, ainda que a humanidade queira se enganar para não ver, não conseguiu deter naquele momento a ligação, o link de acesso à única e exclusiva fonte de bondade: o ALTÍSSIMO.    

            Sem serpentina, era isso o que JESUS queria dizer; e ainda quer ... 

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI