Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
05 de março de 2006

SURF – PARTE VI, O SOL E A LUA

            O primeiro ato de DEUS de que se há registro é a criação dos céus e da terra; o segundo, é de que o ESPÍRITO DE DEUS pairou sobre a superfície das águas, quando a terra estava sem forma e vazia, numa menção espiritual ao que o homem, imagem e semelhança de DEUS, faria no futuro em pranchas de surf, ao se encontrar sem a forma de DEUS e vazio de si mesmo; só DEUS pode preencher. A prática do surf em si nada significa, mas a cultura “parafina” do surf tem tudo a ver com o que vem sendo dito.

            Nas partes anteriores da presente série “Surf”, viu-se que DEUS ao criar, agora, o novo homem, a nova criatura, nascida de novo em JESUS CRISTO, pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, reinicia no homem etapas observadas nos primeiros dias da criação. Daí propositalmente DEUS chamar o homem de “terra”, a terra que ELE, o OLEIRO descrito em Jeremias capítulo 18, quer moldar como barro para que passe a andar em ESPÍRITO, porque, segundo Paulo em Romanos, capítulo 8, versículo 14, só os guiados pelo ESPÍRITO DE DEUS são filhos de DEUS.

            No primeiro dia da nova criação espiritual DEUS diz: “Haja luz!”. E esta luz é JESUS, que faz o homem discernir o pecado que estava nele e lhe era oculto; no segundo dia, DEUS cerca essa terra – o homem – com águas acima e abaixo do firmamento, simbolizando o enchimento com o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, representado tantas vezes nas Escrituras pelas águas, a exemplo das águas torrenciais que saiam do templo do ALTÍSSIMO, conforme Ezequiel, capitulo 47, versículos 1 a 12; no terceiro dia da nova criação espiritual, DEUS quer que essa terra – o homem – encha-se de relva e plantas que dêem frutos, enfim, que produza alimento a toda a carne que seria criada no quinto e no sexto dia. 

            Assim, reconstituído o backgroud  dos textos anteriores, adentra-se ao quarto dia da criação, registrado em Gênesis capítulo 1, versículos 14 a 19: 

“Disse Deus: Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos, e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra. E assim foi. Deus fez os dois grandes luminares; o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas. Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra, governar o dia e a noite, separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.”

            Ao continuar análise desse texto, cumpre assentar que a Bíblia é livro totalmente espiritual. Sendo mais específico, é como se DEUS colocasse cada letra, cada vírgula que lá se registra. Escancarando ainda mais, a Bíblia é o que a boca de DEUS disse, numa dimensão razoavelmente disponível ao homem se, e somente se, este receber o discernimento do ESPÍRITO SANTO para entendê-la e, mais profundo, se, e somente se, o ESPÍRITO SANTO DE DEUS abrir o entendimento para que o homem assimile suas verdades espirituais descritas.

            A título de exemplo, no sétimo dia, quando DEUS descansou de todas as obras da criação, espiritualmente ELE descansou de tudo o que fez, até mesmo do sacrifício de JESUS na cruz – “Está consumado!” - , porque a Bíblia é tão atemporal quanto o seu autor: o próprio DEUS. Mas isso é tema a ser tratado no final desta série, com textos das Escrituras que comprovam essa verdade. 

            Fato é que no quarto dia DEUS criou as luminares. Curiosamente, e de início, em Apocalipse, capítulo 12, versículos 3 e 4, as Escrituras referem-se às estrelas como anjos e, no caso deste texto, de seres caídos:

“Então apareceu no céu outro sinal; um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, tendo sobre as cabeças sete coroas. Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra.”  

            O dragão vermelho é satanás. O vermelho provavelmente refira-se ao instinto homicida, de um ser sedento por sangue. As estrelas caídas são anjos degenerados que formavam um terço do exército celestial e, na terra, enfileiram a horda diabólica do inferno.

            Aparentemente, o texto de Gênesis, capítulo 1, versículos 14 a 19, guardava em seu bojo dimensão que viria a ocorrer. Profeticamente, DEUS usou o termo governar o dia para o sol e, governar a noite para a lua. Parece jogo de palavras; mas não é. JESUS é o sol da justiça – Malaquias, capítulo 4, versículo 2:

“Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.” 

            E ainda prossegue o Salmo 84, versículo 11:

“O Senhor Deus é sol e escudo...” 

            Conforme visto no texto sobre o primeiro dia – o dia em que foi criada a luz - , os filhos de DEUS, nascidos de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, gostam do dia, andam de dia, e realizam suas obras durante o dia. Veja o que diz Paulo, em Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 8:

“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.”

            Ainda Paulo em Romanos, capítulo 13, versículo 13: 

“Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.”

            E para espancar qualquer dúvida, JESUS assim pronunciou em João, capítulo 9, versículo 4: 

“Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” 

            Os escravos do pecado vivem na escuridão, gostam da noite, obscurecidos por religiosidade que não tem poder de salvar ninguém; em práticas de idolatria, adorando imagens que precisam ser transportadas; extravasando a luxúria, a ganância, a bruxaria, praticando consulta a mortos que na verdade são demônios enganadores, simulando gestos e sons de pessoas mortas, especialmente de entes queridos. Infelizmente, os que andam em escuridão sequer vêem a própria desgraça; conhecem o JESUS nominal, mas nunca experimentaram o novo nascimento que os levariam a ser guiados pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS: marca inafastável dos salvos.

            Noutro giro, diz o texto em Gênesis referente ao quarto dia, que DEUS criou a lua para governar a noite. JESUS, o SOL DA JUSTIÇA, possui luz própria. O diabo foi criado por DEUS e nada tem de si mesmo. O que possui tão somente recebeu de DEUS, como a lua que recebe luz do sol.

            Se, conforme I epístola de João, capítulo 1, versículo 5, a mensagem do evangelho é que DEUS é luz e nele não há treva nenhuma, a mensagem de lúcifer é o engano pelo obscurecimento, melhor, pelo escurecimento do coração, pelo ocaso da sensibilidade – II Coríntios, capítulo 4, versículos 3 e 4:

“Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”

            A compreensão da dimensão espiritual do quarto dia da criação diluirá qualquer resistência à dimensão profética afeita, propositalmente inserida no momento da criação do quarto dia. DEUS é atemporal; passado, presente e futuro estão descortinados perante o ALTÍSSIMO.

            Daí o texto em Gênesis utilizar o verbo governar para o sol e governar para a lua. O que DEUS viu que era bom não eram as trevas, mas a separação entre luz e trevas, entre filhos de DEUS que seriam guiados pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS e os escravos do pecado, que vivem segundo próprio entendimento, presos nas mãos invisíveis de satanás. Todas as religiões ocultistas usam a lua como símbolo, porque satanás, que está por trás de todas elas, assim determinou: ele é a lua que as governa. 

            É por isso que as trevas serão para sempre extintas na nova Jerusalém espiritual, que descerá do céu ataviada como noiva, a qual está descrita em Apocalipse, capítulo 21, versículo 23, porque em DEUS não há treva nenhuma; e este é o cerne da mensagem do evangelho:

“A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.”

            Até o quinto dia!

            A luz do SOL DA JUSTIÇA!

HI FI!      

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI