Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
12 de março de 2006

SURF – PARTE VII, O ESPÍRITO

            A presente série "Surf" revela pontes entre o processo da criação, narrada no primeiro capítulo de Gênesis, com a criação do novo homem, nascido de DEUS pelo poder do ESPÍRITO SANTO, pelo que essa série se iniciou por análise da “coincidente” atração do homem pelas ondas gigantes, algo observado antes da criação, quando o ESPÍRITO DE DEUS já pairava sobre a superfície das águas.

            Para cada dia da criação há uma referência profética à criação desse novo homem, conforme textos anteriores, sendo o mais surpreendente a que se verá no último dia. Fato é que agora o tema é o quinta dia da criação, registrado em Gênesis, capítulo 1, versículos 20 e 21:

Disse também Deus: Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento do céu. Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. Então Deus os abençoou dizendo: Sejam férteis e multipliquem–se as aves da terra. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia.      

            Nada nas Escrituras é sem propósito, nenhuma seqüência. Algumas verdades profundas revelam-se noutras passagens da Bíblia. Outras, conforme DEUS assentou a Moisés em Deuteronômio, capítulo 29, versículo 29, estão ocultas e, portanto, pertencem exclusivamente a DEUS. Daí Paulo dizer em Coríntios 13 que “em parte conhecemos e em parte profetizamos”. 

            Bem , quanto ao que está revelado, no segundo dia da criação DEUS estabeleceu que haveria águas acima e abaixo do firmamento. As águas simbolizam o transbordar do ESPÍRITO SANTO, algo que o homem natural jamais entenderá. Simboliza propósito de DEUS de encher o homem que será salvo com o ESPÍRITO SANTO que também é DEUS. Assim como as águas envolveram a terra, DEUS quer envolver outra “terra”, nome profético dado ao homem, tal qual visto em Jeremias, capítulos 4 e 6, bem assim, em Mateus 13, a parábola do semeador, onde a terra é o coração do homem.

            Nessa dimensão onde subsistem águas acima e abaixo do firmamento, onde estão as águas, DEUS cria no quinto dia todas as espécies de seres viventes que voariam por onde estão as águas acima – aves dentre outros– e águas abaixo – peixes dentre outros.

            DEUS é organizado; no segundo dia criou o pano de fundo que seria preenchido pelos seres vivos criados no quinto dia. Poder-se-ia dizer que as aves pertencem a terra e, portanto, nenhuma relação com habitat dos peixes e demais animais aquáticos. Contudo, a característica das aves é preencher os céus, lugar reservado às nuvens e sua umidade. Registre-se que a primeira chuva vista pela criação foi o dilúvio, fenômeno que abriu as comportas do céu e fez descer águas em tal proporção que inundaram toda a terra. 

            Até lá, conforme Gênesis, capítulo 2, versículo 6, a terra era regada por uma neblina que subia da terra, proveniente da estufa de água que permanecia acima e que propiciava condição de vida mais saudável do que se conhece hoje. Nesse “mar celeste” trafegavam as aves.

            Explicação a parte, as águas simbolizam o ESPÍRITO DE DEUS que atua no homem numa dimensão conhecida como o espírito do homem, que, por sua vez, diferencia-se das dimensões alma e corpo. Esta dimensão é o portal de entrada para o relacionamento de DEUS com o homem, pois DEUS é espírito, e importa ser adorado em espírito e em verdade, como disse JESUS. Assim descreve Provérbios, capítulo 20, versículo 27: 

“O espírito do homem é a lâmpada do Senhor e vasculha cada parte do seu ser.”

            O homem natural busca satisfazer incansavelmente os avassaladores desejos da carne e, por vezes, da alma que representa seu intelecto e o centro de suas emoções. A carne aponta para desejos primários do homem como comida e sexo. Mas é na dimensão do espírito que se encontra a verdadeira e plena satisfação do homem.

            Daí se encontrar várias passagens registrando que JESUS “em espírito” fez isso e aquilo; daí JESUS dizer que o espírito, em verdade, estava pronto, mas que a carne é fraca. Por isso JESUS jejuou quarenta dias, para enfraquecer a carne que milita contra o espírito, que é porta de entrada do ESPÍRITO SANTO DE DEUS na vida do homem. 

            Enfim, nessa dimensão “pano de fundo” que é o espírito do homem, que preenche e sobrepuja o corpo, tanto quanto as águas acima e abaixo do firmamento circundam a terra, nessa dimensão o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, como no quinto da criação, quer fazer pulular vida, numa profundidade jamais experimentada pelo homem natural, escravo do próprio entendimento e dos desejos da carne, salvo, se passar pelo novo nascimento, mediante poder do ESPÍRITO SANTO, pois o que nascido da carne é carne; e o que é nascido do ESPÍRITO é espírito e verá a face de DEUS.  

            Até o sexto dia!

HI! FI! 

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI